Atualmente uma das maiores reclamações em relação às Ténérés 250 tem sido sobre o péssimo acabamento nos aros e partes cromadas da moto, que apresentam sinais de oxidação em pouquíssimo tempo de uso. Nem todo mundo está disposto $$$ a trocar imediatamente os aros por aros de alumínio, e, além do problema estético a ferrugem pode ser perigosa para moto. Pensando nisso, gostaria da ajuda de vocês para desenvolvermos juntos técnicas para evitar a oxidação das peças, reportar pontos de ferrugem nas motos para que os demais procurem nas suas e nenhum passe despercebido e testar produtos. Vamos lá!
Amanhã vou dar uma bela geral na companheira e vou testar o Polibril, polidor de metais cromados da marca bombril, para ver se ele cumpre o prometido sem tirar o cromo. Vou lavar, secar, polir, procurar pontos de ferrugem e passar anti-ferrugem spray nos parafusos e partes cromadas que podem acumular água. A intenção é ir atualizando o tópico a cada informação nova que conseguir.
Encontrei no Mercado Livre o seguinte produto, o qual também cogito ser uma solução definitiva (se não acabar com a bateria da motocicleta):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -ferro-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Descrição:
-------------------------------------------Como o Sistema Rustless® Automotivo Funciona?
O SISTEMA RUSTLESS® restitui o balanceamento eletrônico das peças metálicas, eliminando as diferenças de comportamento químico entre as micro-regiões das peças metálicas. Assim, é a bateria de seu veículo e não as suas partes metálicas, que supre os elétrons necessários para que as substâncias corrosivas não afetem a estrutura de seu veículo.
A Camada de Ferrugem que Protege
O SISTEMA RUSTLESS® Automotivo protege seu veículo das formas mais comuns de corrosão que normalmente têm início em pequenos riscos na pintura, provocados por pedras, arranhões ou batidas leves, ou que se iniciam em frestas onde a lama, a névoa marítima e a umidade penetram. Nesses casos, como o SISTEMA RUSTLESS® Automotivo supre as partes metálicas de seu veículo com um excesso de elétrons, os átomos positivos existentes nas substâncias corrosivas recebem esses elétrons, transformando-se em átomos neutros, terminando por formar uma fina camada de ferrugem, aderente e compacta (diferente da que normalmente ocorre, que é porosa e não aderente), que ajuda a isolar a superfície metálica das substâncias corrosivas, praticamente paralisando o processo de corrosão. Em carros usados, que já apresentam processos corrosivos, a ferrugem existente (porosa e pouco aderente) vai sendo gradualmente trocada por uma camada protetora. Dessa forma os veículos novos permanecem com aparência de novos por muito mais tempo e os usados têm sua vida útil ampliada.
Vídeo que encontrei no Youtube de um membro do fórum sobre ferrugem na balança;
https://www.youtube.com/watch?v=vdwJG55Ryik" onclick="window.open(this.href);return false;