Diretrizes de Relacionamento
Nosso Fórum está crescendo e atraindo cada vez mais interessados. Novos membros cadastram-se a cada dia e, desde o ano passado, rompemos a barreira dos 1.000 inscritos.
Aqui convivem pessoas de todo o tipo.
De todas as partes do Brasil.
De todas as classes sociais.
De diversas formações: - Temos Médico, Farmacêutico, Economista, Professor, Advogado, Policial, Arquiteto, Publicitário, Fotógrafo, Empresário, Estudante, Engenheiro, Técnicos em diversas áreas, Micreiro, Motoboy, Soldador Mecânico, Personal Trainer, Gerente de Telemarketing, só para exemplificar alguns...
Essa diversidade de pessoas é que agrega opiniões, idéias, usos e costumes diferentes.
É o que traz informação, divergências, simpatias e antipatias.
Só que lidar com um grupo tão heterogêneo é difícil.
É muito importante respeitar todas as diferenças, regionalismos, preferências, etc.
Venho acompanhando, desde o ano passado, alguns incidentes no Fórum em que em alguns tópicos pessoas acabaram se desentendendo. Sempre por motivo fútil.
O motivo deste tópico é que todos esses “entreveros” poderiam ser evitados se tivéssemos consciência e aplicássemos regras básicas de educação, civilidade, cidadania e convivência respeitosa.
Coincidência ou não, tudo aquilo que queremos para nós, especialmente no trânsito.
Agora a pergunta é: - Estamos entregando o que queremos receber? Conseguimos proporcionar o que gostamos de usufruir?
Relacionamento é uma via de duas mãos. Uma troca. Que pode se dar em vários níveis.
Em qual nível queremos trocar aqui no Fórum?
Vamos fazer o jogo do “ganha-ganha” ou o do “perde-perde”?
Pensando nisso, resolvi escrever algumas diretrizes básicas de comunicação para que mal entendidos sejam evitados e o nível de troca do Fórum melhore cada vez mais. (Já considero muito bom, por isso estou aqui...)
1. Comunicação
A comunicação é, basicamente, transferência de informação. (Informação que pode, ou não, virar conhecimento.)
Para que a comunicação ocorra são necessários:
- Mensagem;
- Emissor da mensagem;
- Receptor da mensagem;
- Código ou Linguagem.
Assim temos que é de responsabilidade do emissor:
- Saber qual a mensagem quer transmitir;
- Adequar a mensagem ao seu(s) receptor(es);
- Utilizar adequadamente o Código ou Linguagem.
Simples, não?
Destes conceitos podemos depreender que:
- Se você não tem nada a dizer, nada a acrescentar para o outro, para o Fórum ou para você próprio, não emita a mensagem. Não crie posts absolutamente vazios.
- Adequar a mensagem ao grupo significa imaginar que todo o tipo de pessoa poderá ler seu post. Desde o mais novo usuário até o Admin do Fórum. É importante que ela não seja ofensiva ou preconceituosa para nenhuma pessoa. Lembre-se ainda que robôs dos sites de busca “varrem” nosso fórum 24 horas por dia, logo, a mensagem pode ultrapassar a barreira dos membros do fórum.
- Quando se referir a outro membro do fórum, lembre que, por trás da tela do computador, do outro lado do seu teclado, existe um ser humano igual a você, a sua mãe, ao seu pai, ao seu melhor amigo ou pior inimigo. Todos lerão a sua mensagem.
- Utilizar o Código ou Linguagem da melhor maneira possível, significa usar o melhor da Língua Portuguesa que estiver ao seu alcance. Não falo de preciosismos, falo de clareza. Releia a mensagem antes de enviar e verifique se pode ser compreendida na maneira que você quer que outros a entendam. Verifique se está escrito o que você quer expressar.
- Na posição de receptor (leitor da mensagem) não tire conclusões precipitadas. Não suponha. Não “coloque palavras na boca” do emissor da mensagem. Na dúvida pergunte ao emissor o que ele pretende exprimir com a mensagem. (Evite os mal entendidos).
- Resolva seus problemas de forma civilizada. Utilize a ferramenta de denúncia para sinalizar mensagens que eventualmente tenham lhe ofendido. Informe a moderação e mantenha sua razão. Se você responder de forma mais desrespeitosa que o post originalmente ofensivo passa de vítima da ofensa para ofensor. Está se colocando no nível que repudia e perdendo a razão.
Imagino que o objetivo do Fórum seja (pelo menos para mim é):
- Aprender;
- Ensinar;
- Fazer amigos;
- Combinar passeios;
- Se divertir.
Para aprender você precisa ser humilde, saber perguntar e agradecer. É preciso saber receber.
Para ensinar você precisa ser claro, humilde, paciente e saber adequar o seu texto ao seu público. Você não é dono do conhecimento ou informação. Não produziu nada. Só ficou sabendo antes e vai passar adiante. É preciso saber oferecer.
Para fazer amigos você tem que ser simpático, tolerante, paciente e bem humorado. Não seja obtuso, ranzinza, mesquinho, intolerante, impaciente, duro, frio ou presunçoso.
Para combinar passeios você precisar ter amigos...
Para se divertir você tem que ser leve, saber brincar e não passar dos limites, respeitar e ser respeitado. Oferecer e receber. Relacionamento é troca!
-> Veteranos:
- Tenham paciência com os novos membros, indiquem os tópicos onde estão respondidas as dúvidas repetidas. Peguem leve nas brincadeiras, conheçam o seu interlocutor antes de mandar “aquela” mensagem irônica, sarcástica ou engraçadinha. Quer tirar sarrinho? Tira de quem você conhece. Isso aqui não é panelinha, nem sociedade secreta, nem “apartheid”. Recebam bem nossos novos amiguinhos. Vamos fortalecer o grupo!
-> Novos Membros:
- Tentem conhecer as pessoas, leiam as regras do fórum, atualizem o perfil indicando a localidade, façam um tópico com a sua apresentação, leiam as mensagens mais antigas - tem muita coisa que já foi respondida, relacionem-se com a moderação. Ambientar-se é a palavra chave. O fórum é um lugar democrático e todos aqui gostam de trocar informações e idéias.
Tenho percebido que, quase na totalidade, mal entendidos começam quando os membros do Fórum passam a discutir pessoas ao invés de discutir os assuntos pertinentes aos tópicos.
Aqui serve perfeitamente o clichê:
Grandes pessoas discutem idéias, pessoas medianas discutem fatos e pessoas medíocres discutem outras pessoas.
O objetivo do Fórum é atrair mais e mais pessoas dispostas a trocar idéias em bom nível, fazendo assim, naturalmente, que o nível do Fórum seja mantido no excelente patamar em que se encontra.
Tenho a impressão por aqui qualidade é muito mais importante que quantidade.
O Fórum é aberto a todos, mas cabe a cada um conquistar suas amizades e obter o melhor do outro!
Abraço a todos.