Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Renato Liberali
Visitante
Visitante

Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por Renato Liberali » 25 Nov 2013, 14:31

Olá pessoal. Minha XT660Z está com 5.000 km e o líquido do reservatório está um pouco abaixo do nível mínimo e, por essa razão, procurei para comprar o líquido refrigerante da moto. O manual não informa qual o recomendado e apenas informa que deve ser usado um a base de etileno glicol, manual página 6-8. Ocorre que existem no mercado várias marcas destes refrigerantes e todos que eu consultei recomendam diluições de 40/60 ou 50/50, ou seja, 40% de líquido refrigerante e 60% de água ou ainda 50% de líquido refrigerante e 50% de água. O manual, pagina 6-22, informa que "...se o líquido refrigerante não estiver disponível, utilize água destilada ou água de torneira". Esta frase me faz acreditar que se deve utilizar líquido refrigerante já preparado, tal como o Motul Inugel que é a base de etilenoglicol, porém este produto é orgânico e não deve ser misturado com produtos não orgânicos. O líquido refrigerante da moto tem cor "rosa" e o da Motul tem uma cor verde meio que amarelada, até parece aquelas cores de caneta marca texto, mas esta não é a questão. A questão é saber se o líquido original é orgânico ou não e qual a diluição deve ser usada ou mesmo se o produto não precisa qualquer diluição. Consultei uma concessionária Yamaha e o pessoal de oficina não soube responder nada. Não soube nem responder qual a capacidade total do sistema de refrigeração. Peço-lhes suas impressões. Obrigado e abraço para todos.

Renato Liberali
Visitante
Visitante

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por Renato Liberali » 30 Nov 2013, 06:29

Bom dia pessoal. Continuei pesquisando esta matéria e encontrei algumas soluções. Vamos ver: Os líquidos de arrefecimento mais indicados pela Motul são o "Motocool Factory Line" e o "Motocool Expert". Eu utilizei o Motocool Expert que custou quase R$ 30,00 o litro. O Motul Inugel não é recomendado para esta aplicação. Quanto as capacidades, segundo o "Manual de Serviço" da Yamaha, temos que o reservatório tem capacidade de 500 ml e entre a marca de nível mínimo e a de nível máximo temos 300 ml e o sistema completo tem 1,2 litros. Anoto que segundo a Motul esta capacidade é de 1,7 litros. Para fazer a troca há necessidade de retirar o banco e o tanque de combustível para poder acessar o radiador, em especial, para adicionar o líquido refrigerante pois a tampa do radiador fica bastante junto da parte inferior do tanque de combustível. Uma alternativa para diminuir este trabalho todo é utilizar uma mangueira dessas finas e transparentes, daquelas do tipo que usamos para combustível, para fazer a colocação do líquido de arrefecimento no radiador, especialmente quando estamos na estrada e as condições não são as mais favoráveis. Importante observar que nas concessionárias que visitei, nenhuma delas tinha um líquido refrigerante indicado pela Yamaha e eles faziam uso de refrigerantes de marcas que não são de primeira linha e tão pouco sabiam qual a marca ou especificação que a Yamaha usa na fábrica. Estes líquido de refrigeração são capazes de serem utilizados por até 3 anos, conforme manual do proprietário da moto, mas existem anotações dos fabricantes dos líquidos de refrigeração de fazer uso por até 5 anos, sem nunca descuidar do nível e por essa razão entendo que vale investir um pouco mais num líquido de refrigeração de primeira. Abraço pessoal.

Avatar do usuário
spainelt
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Dez 2012, 16:23
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por spainelt » 30 Nov 2013, 10:17

Eu estou na busca incessante de uma marca que pesquisei uma vez onde o fabricante teria como slogan "nunca mais se incomode com a troca do liquido" como se fosse um "lifetime". Vou continuar buscando a marca e fornecedor deste produto caso encontre eu posto aqui para os amigos. :risadona:

Um exemplo: http://www.peakauto.com/products/antifr ... -strength/

Sobre a mangueira, eu descobri algo que pode ajudar para o óleo vai que:
spainelt escreveu:Pessoal, para melhorar o kit de ferramentas ai na hora da manutenção preventiva!

Segue mais uma colaboração aos amigos, achei na internet um Funil bem completo a um custo de R$29,00 :animadao:

A empresa que comercializa ele chama-se "FL500 Produtos Aeronáuticos":

O funil mais completo disponível no mercado, incluindo:

* Copo com capacidade de 1 litro, com medidor nas unidades ml, oz, e quart / pint
* Vválvula abre-fecha de manuseio prático (basta girar a válvula, sem necessidade de nenhuma alavanca, para maior durabilidade de facilidade de uso)
* Mangueira de 33 cm, para alcançar os pontos de acesso mais difícil
* Filtro, para prevenção de contaminação do sistema
*Tampa no copo e na mangueira, para minimizar respingos, vazamentos e sujeira
* Aba com reforço, para maior durabilidade.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por diegonunes » 30 Nov 2013, 15:59

Como tudo nessa vida, qualidade tem fama e nome, mas não precisa ser o melhor.

O segredo é sempre usar produtos que atendam as especificações técnicas e que tem marcas concebidas; Petronas/Paraflu, BR, Tirreno... Motul é caro demais, rs.

É como a pessoa achar que o Motul 3000 é melhor que o Yamalube por ser mais caro.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por LMania » 01 Dez 2013, 08:38

Pessoal, bom dia!

A minha está com 27.000 km e a ventoinha queimou. Pasmem com o valor da peça: R$968,00!!!!! Um ventiladorzinho de plástico custar isso tudo é um verdadeiro ABSURDO!!!! Já começo eu novamente a pensar no "downgrade" retornando para a T250!!!! Ôooooo saudade!!!

Alguém sabe dizer se a ventoinha da T660 é a mesma da XT660? Se for, acha-se na internet por uns R$400 e poucos....

Abs.
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por tsbega » 01 Dez 2013, 08:40

queimou como?
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por LMania » 01 Dez 2013, 09:17

Não sei... parou do nada! Notei que a luz da temperatura acendeu no trânsito... parei a moto... nada de ventoinha ligada mesmo com a luz acesa... fui pra casa e no dia seguinte levei na CC que após analisar constatou que ela estava emperrada... não recomendaram nem tirar a moto de lá, pois andar com a temperatura alta no motor queima as juntas e depois o prejuízo ficaria ainda maior!!!

Li nos fóruns das XT's e parece ser normal essa queima depois de um tempo... como a minha já tem 27k, pode ter sido isso! Agor estou achando uns links no Ebay com a peça bem mais em conta... assim que possível comprarei para ter uma reserva! Não posso ficar sem moto muitos dias (com ela parada esperando a peça chegar). Na CC me deram 5 dias de prazo para chegar a peça.

Precisa ficar atento! Na CC tinha uma XJ trocando as juntas do motor justamente pelo cara ter andado sem a ventoinha funcionar! Quando sentimos aquele ar quente do motor da T660 sendo jogado nas pernas, é a ventoinha funcionando! Se não sentir aquele calorzinho, ligue o alerta!

Abs.
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por tsbega » 01 Dez 2013, 09:27

e esta na garantia ainda?
não pode queimar tão facil assim isso

vou ficar atento, a minha esta com 23000km mas até o momento tudo normal
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
spainelt
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Dez 2012, 16:23
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por spainelt » 01 Dez 2013, 18:38

Quantos graus ela deve ligar né? Bolar um sistema "espia" pra alertar alta temperatura = sem ventoinha. Que bad isso, existe um pessoal da reparação que desmonta motores/induzidos para reaproveitamento.. sera que da reparo para ela?

LMania
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:59
Cidade onde mora: Rio das Ostras/RJ
Contato:

Re: Sistema de refrigeração da Ténéré 660

Mensagem por LMania » 04 Dez 2013, 07:22

Fala Pessoal!

Seguinte: pesquisei muito esses dias as alternativas. Descobri no fórum xt600 um cara chamado Espinoza em SP que faz reparo nas ventoinhas. Cobra R$220,00. Só que depende do modelo dela. Acredito que o modelo da T660 ele consiga recuperar, mas, como uso a moto todos os dias, preferi optar por uma nova mesmo. Moro em Rio das Ostras (Estado do RJ) e procurar por alternativas é muito difícil!

Na Yamaha daqui me pediram 15 dias de prazo para chegar a peça. Teriam que encomendar em SP na fábrica. Comprei na Indiana Motos (CC Yamaha em SP) pelo telefone e vão me enviar por SEDEX. Devo recebe-la até segunda-feira que vem.

Bom, também achei relatos de proprietários que compraram a ventoinha no EBAY por até $100 com taxa de envio, mas o prazo é de 15 a 30 dias.

Então, preferi gastar mais agora para colocar uma original nova, e comprarei uma no EBAY para ter de reserva, já que é um problema "comum" que pode acontecer a qq momento. Não tem quilometragem específica (como a relação) para a troca. É um componente elétrico e pode queimar de uma hora para outra ou os rolamentos podem travar (foi o que aconteceu com a minha). Bom, fiquem atentos!

Também encontrei passo-a-passo para desmontar a peça e trocar os rolamentos, mas eu não consegui. Fiquei com receio de piorar a situação. Não consegui soltar as hélices.

Aproveitei que ficarei todos esses dias sem a moto, e com ela está na CC, pedi para fazer a revisão dela, engrazando a balança, a caixa de direção, verificar rolamentos, etc.

As tomadas de ar laterais (aquelas peças de plástico que racham) eu mandei fazer em fibra... deveo recebe-las até o fim do mês. Vou pinta-las na cor do tanque e dar continuidade aquela faixa amarela. Postarei fotos no fórum quando ficarem prontas. Ele vai fazer uns 3 pares a mais, se alguém se interessar, pode me enviar uma MP (R$380,00 o par, na fibra).

Abs.
Marcio Motta .˙.

Atual: CB 500X Vermelha (2018)
Anteriores: Ténéré 250 Preta(2013), Ténéré 660(2012),Ténéré 250 Preta(2011), Fazer(2010) e Factor(2009)

Responder