COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby CelioDias » 17 Oct 2013, 15:34

Ninguem??????
Celio Sales Dias
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby SREELDIN » 24 Oct 2013, 15:42

Simples, limpeza com óleo diesel e bastante água e sabão, e lubrifica com óleo 90.
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby ivnn » 26 Oct 2013, 18:20

Vagando pelos confins da internete, bati com essa publicação:

Lee, P.M. and Priest, M. (2004) An innovation integrated approach to testing motorcycle drive chain lubricants.

Um possível link é http://eprints.whiterose.ac.uk/4869/1/leepm7.pdf

Testam corrente comum de moto, sem o'ring, com:
- lubrificante tipo "spray de graxa", contendo graxa dissolvida em propelente;
- lubrificante tipo "spray de teflon", contendo teflon "y otras cositas más" em propelente;
- lubrificante tipo contínuo, pinga pinga, com óleo SAE80W, um pouco mais fino que o SAE90 usual;
- sem lubrificante.

Para quem não tem saco de ler o texto, as figuras e gráficos são legais.

Chamo atenção para:

- Ambiente de teste controlado em sujidades, atmosfera, temperatura, tensão na correste, para dar repetibilidade.

- O teste não se restringe a quantificar o desgaste da corrente. Avalia também a eficiência mecânica da transmissão, ou seja, as perdas de energia na corrente em função do lubrificante (ou da ausência deste), e também a perda de massa da coroa e pinhão.

- Na página 5, figura 5, gráficos da perda de massa (desgaste) da coroa, pinhão e corrente, nessa ordem. Graxa ganha na conservação da coroa/pinhão, óleo ganha na conservação da corrente. Sem lubrificante é bem ruim.

- Na página 7, figura 6, gráfico da elongação da corrente. (critico a precisão da medição; acho que dava para fazer melhor) Vitória do óleo 110; teflon e graxa empatados em segundo, 2x pior. Sem lubrificação foi um desastre.

- Na página 7, figura 7, economia de potência ao usar cada lubrificante comparado a não usar nada. Vitória para óleo, com teflon em 2º e graxa em 3º.

- Os testes se deram em temperatura maior que a usual em motocicletas, em razão da caixa fechada. Nas correntes, observaram 100 a 105°C, ao invés da temperatura usual de 50 a 60°C. Em razão disso a quilometragem dos testes foi reduzida, e ao invés dos 20 mil km, interromperam o teste antes.

Finalmente, o teste mostra superioridade do óleo 110 sobre os sprays, e mostra também que não devemos rodar com a corrente seca - qualquer coisa é bem melhor que nada.

(editado para corrigir a viscosidade real do óleo)
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby frederico cunha » 28 Oct 2013, 17:15

Muito legal esse comparativo, estou no caminho, viva o óleo kkk
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby Kakko » 29 Oct 2013, 08:11

Eu utilizo a Molysil da Molykot...é um lubrificante em graxa spray ...e as vezes óleo 80/90 passado com escova de dente...sem excesso.....a relação já está beirando os 50.000 km.

Mas o segredo para durabilidade o seguinte: Esticar o menos de vezes possível a corrente :joinha:

quanto mais estica...mais tem que esticar. ;)
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby Emanuel » 31 Oct 2013, 11:28

Pessoal,

Vocês já analisaram se realmente esses "lubrificadores automáticos de corrente" são eficientes? À primeira vista parece que sim: Com a moto parada ou em baixíssima velocidade. Atentem que com a moto em movimento possivelmente o vento não vai deixar as gotas de óleo caírem em cima dos elos. Com a moto em movimento provavelmente o vento vai soprar e pulverizar as gotas de óleo jogando-as para traseira da moto provocando aquela sujeira danada, lubrificando tudo lá atrás, menos a corrente. Alguém se habilita a fazer essa análise?
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby Diel96 » 31 Oct 2013, 12:28

A durabilidade na minha opnião depende muito do modo de uso, se vc só usa a moto para viagens, não sai de arrancada,com certeza o kit dura bastante, para quem só usa a moto no transito, só sai arrancando, pode lubrificar a vontade q o kit nao passa dos 24.000km
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Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby daniel_rp19 » 01 Nov 2013, 14:21

Opa amigo eu limpo minha corrente assim:

1° Passo querosene na corrente com um pincel.
2° Espero secar.
3° Pego o óleo que boto no motor da moto mesmo e passo com um pincel em toda a corrente.

Não gosto de usar graxa pois ando um pouco em pista de terra, e se eu estive-se usando graxa a terra ia grudar na corrente e iria se torna uma lixa, fazendo com que gaste mais rápido, já o óleo conforme vc vai andando ele vai jogando a terra para fora, mas claro sempre tem que estar lubrificando, eu costumo andar ate com um tubo de óleo no bau para ir jogando quando percebo que esta seca, e uma vez por semana faço essa limpeza que citei ai em cima.

OBS: O problema do óleo e só a sujeira que vai fazer na roda.
daniel_rp19
 

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby bbc_poa » 18 Nov 2013, 22:55

Caros

Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.

O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).

Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?

Grande abraco a todos
bbc_poa
 

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Postby freitas » 19 Nov 2013, 20:02

bbc_poa wrote:Caros

Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.

O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).

Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?

Grande abraco a todos




E ai BBC_POA blz cara

quanto ao motul não sei te dizer se e bom ou ruim, eu uso óleo de cambio Sae 90 e sempre limpo a corrente somente com óleo diesel, porque o querosene resseca os o'rings da relação

espero ter ajudado
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