COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por CelioDias » 17 Out 2013, 15:34

Ninguem??????
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por SREELDIN » 24 Out 2013, 16:42

Simples, limpeza com óleo diesel e bastante água e sabão, e lubrifica com óleo 90.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por ivnn » 26 Out 2013, 19:20

Vagando pelos confins da internete, bati com essa publicação:

Lee, P.M. and Priest, M. (2004) An innovation integrated approach to testing motorcycle drive chain lubricants.

Um possível link é http://eprints.whiterose.ac.uk/4869/1/leepm7.pdf

Testam corrente comum de moto, sem o'ring, com:
- lubrificante tipo "spray de graxa", contendo graxa dissolvida em propelente;
- lubrificante tipo "spray de teflon", contendo teflon "y otras cositas más" em propelente;
- lubrificante tipo contínuo, pinga pinga, com óleo SAE80W, um pouco mais fino que o SAE90 usual;
- sem lubrificante.

Para quem não tem saco de ler o texto, as figuras e gráficos são legais.

Chamo atenção para:

- Ambiente de teste controlado em sujidades, atmosfera, temperatura, tensão na correste, para dar repetibilidade.

- O teste não se restringe a quantificar o desgaste da corrente. Avalia também a eficiência mecânica da transmissão, ou seja, as perdas de energia na corrente em função do lubrificante (ou da ausência deste), e também a perda de massa da coroa e pinhão.

- Na página 5, figura 5, gráficos da perda de massa (desgaste) da coroa, pinhão e corrente, nessa ordem. Graxa ganha na conservação da coroa/pinhão, óleo ganha na conservação da corrente. Sem lubrificante é bem ruim.

- Na página 7, figura 6, gráfico da elongação da corrente. (critico a precisão da medição; acho que dava para fazer melhor) Vitória do óleo 110; teflon e graxa empatados em segundo, 2x pior. Sem lubrificação foi um desastre.

- Na página 7, figura 7, economia de potência ao usar cada lubrificante comparado a não usar nada. Vitória para óleo, com teflon em 2º e graxa em 3º.

- Os testes se deram em temperatura maior que a usual em motocicletas, em razão da caixa fechada. Nas correntes, observaram 100 a 105°C, ao invés da temperatura usual de 50 a 60°C. Em razão disso a quilometragem dos testes foi reduzida, e ao invés dos 20 mil km, interromperam o teste antes.

Finalmente, o teste mostra superioridade do óleo 110 sobre os sprays, e mostra também que não devemos rodar com a corrente seca - qualquer coisa é bem melhor que nada.

(editado para corrigir a viscosidade real do óleo)

Avatar do usuário
frederico cunha
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por frederico cunha » 28 Out 2013, 18:15

Muito legal esse comparativo, estou no caminho, viva o óleo kkk

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Kakko » 29 Out 2013, 09:11

Eu utilizo a Molysil da Molykot...é um lubrificante em graxa spray ...e as vezes óleo 80/90 passado com escova de dente...sem excesso.....a relação já está beirando os 50.000 km.

Mas o segredo para durabilidade o seguinte: Esticar o menos de vezes possível a corrente :joinha:

quanto mais estica...mais tem que esticar. ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Emanuel
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Out 2013, 09:49
Cidade onde mora: Maceió/AL

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Emanuel » 31 Out 2013, 12:28

Pessoal,

Vocês já analisaram se realmente esses "lubrificadores automáticos de corrente" são eficientes? À primeira vista parece que sim: Com a moto parada ou em baixíssima velocidade. Atentem que com a moto em movimento possivelmente o vento não vai deixar as gotas de óleo caírem em cima dos elos. Com a moto em movimento provavelmente o vento vai soprar e pulverizar as gotas de óleo jogando-as para traseira da moto provocando aquela sujeira danada, lubrificando tudo lá atrás, menos a corrente. Alguém se habilita a fazer essa análise?
BMW f800GS Adventure
Ninja 300
Ténéré XTZ-250
Sahara NX-350
Agrale SXT-16.5
CG-125

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Diel96 » 31 Out 2013, 13:28

A durabilidade na minha opnião depende muito do modo de uso, se vc só usa a moto para viagens, não sai de arrancada,com certeza o kit dura bastante, para quem só usa a moto no transito, só sai arrancando, pode lubrificar a vontade q o kit nao passa dos 24.000km

daniel_rp19
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por daniel_rp19 » 01 Nov 2013, 15:21

Opa amigo eu limpo minha corrente assim:

1° Passo querosene na corrente com um pincel.
2° Espero secar.
3° Pego o óleo que boto no motor da moto mesmo e passo com um pincel em toda a corrente.

Não gosto de usar graxa pois ando um pouco em pista de terra, e se eu estive-se usando graxa a terra ia grudar na corrente e iria se torna uma lixa, fazendo com que gaste mais rápido, já o óleo conforme vc vai andando ele vai jogando a terra para fora, mas claro sempre tem que estar lubrificando, eu costumo andar ate com um tubo de óleo no bau para ir jogando quando percebo que esta seca, e uma vez por semana faço essa limpeza que citei ai em cima.

OBS: O problema do óleo e só a sujeira que vai fazer na roda.

bbc_poa
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por bbc_poa » 18 Nov 2013, 23:55

Caros

Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.

O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).

Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?

Grande abraco a todos

freitas
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2013, 16:07
Cidade onde mora: Taboão da Serra/SP
Localização: 2ª região

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por freitas » 19 Nov 2013, 21:02

bbc_poa escreveu:Caros

Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.

O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).

Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?

Grande abraco a todos


E ai BBC_POA blz cara

quanto ao motul não sei te dizer se e bom ou ruim, eu uso óleo de cambio Sae 90 e sempre limpo a corrente somente com óleo diesel, porque o querosene resseca os o'rings da relação

espero ter ajudado
Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo . . .

Responder