Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
- BobEsponja
- Usuário-
- Mensagens: 84
- Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
- Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
- Contato:
Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Amigos,
A moto começou a fazer um barulho, como se estivesse raspando a relação.
Fiz um check-up completo e verifiquei um jogo na roda traseira.
Ao remover a peça, os rolamentos sairam manualmente e sem o menor esforço.
Durante o uso, apareceu uma folga no espaço entre a parte interna do cubo e o rolamento.
O desgaste no proprio cubo.
Com isto, os rolamentos começaram a jogar.. e com o tempo a folga vai aumentando... Risco de travar o pneu traseiro no disco de freio, ou estourar o proprio rolamento.
Acredito que o problema começou devido a travada dos rolamentos, que aconteceu quando a moto estava com uns 40.000 (relatei em outro post).
Verifiquei os rolamentos e estão em perfeito estado, porém (é claro) serão trocados quando o novo cubo chegar.
Enquanto aguardo a encomenda da Yamaha, fiz o de praxe.
Remove-se um dos retentores do rolamento.
Engraxar tudo.
Coloca-se novamente o retentor.
Se o retentor for do tipo de metal, que se estraga após a remoção, sem problemas...
Ao voltar o rolamento para dentro do cupo, coloque a parte aberta para o lado de dentro, que não entra sujeira.
A troca do cubo tem que ser em poucos dias, pois o alinhamento pode esgastar a relação e pneu.
Custo (cubo e rolamentos) de R$ 275,00.
Bons kms a todos !!!
A moto começou a fazer um barulho, como se estivesse raspando a relação.
Fiz um check-up completo e verifiquei um jogo na roda traseira.
Ao remover a peça, os rolamentos sairam manualmente e sem o menor esforço.
Durante o uso, apareceu uma folga no espaço entre a parte interna do cubo e o rolamento.
O desgaste no proprio cubo.
Com isto, os rolamentos começaram a jogar.. e com o tempo a folga vai aumentando... Risco de travar o pneu traseiro no disco de freio, ou estourar o proprio rolamento.
Acredito que o problema começou devido a travada dos rolamentos, que aconteceu quando a moto estava com uns 40.000 (relatei em outro post).
Verifiquei os rolamentos e estão em perfeito estado, porém (é claro) serão trocados quando o novo cubo chegar.
Enquanto aguardo a encomenda da Yamaha, fiz o de praxe.
Remove-se um dos retentores do rolamento.
Engraxar tudo.
Coloca-se novamente o retentor.
Se o retentor for do tipo de metal, que se estraga após a remoção, sem problemas...
Ao voltar o rolamento para dentro do cupo, coloque a parte aberta para o lado de dentro, que não entra sujeira.
A troca do cubo tem que ser em poucos dias, pois o alinhamento pode esgastar a relação e pneu.
Custo (cubo e rolamentos) de R$ 275,00.
Bons kms a todos !!!
- lmonteso
- Participativo
- Mensagens: 422
- Registrado em: 10 Jul 2012, 01:40
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro
- Localização: Barra da Tijuca
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Bob, outro dia vc estava com 53 mil. você viaja muito? trabalha com a moto?
abs cara
abs cara
----------------------------------------------------
Luiz Monteso
Street Scrambler 900 preta - 2018
F800GS cinza - 2012
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003
Luiz Monteso
Street Scrambler 900 preta - 2018
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003
- BobEsponja
- Usuário-
- Mensagens: 84
- Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
- Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
- Contato:
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Não trabalho com a moto...lmonteso escreveu:Bob, outro dia vc estava com 53 mil. você viaja muito? trabalha com a moto?
abs cara
Uso para ir até o trabalho e para viajar para eventos.
viajo muito (moto clube)... encontros, e coisa e tal...
Na verdade, diminuí bastante o ritmo... normalmente rodava 5.000 por mês...
Já era para ter passado dos 100.000 faz tempo, mas "ganhei" uma hernia de disco em dezembro/2011 e tive que dar uma segurada...
- lmonteso
- Participativo
- Mensagens: 422
- Registrado em: 10 Jul 2012, 01:40
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro
- Localização: Barra da Tijuca
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
caramba! 5 mil/mês!!!!!!
eu rodo mil e acho muito! hehehe
Continue falando sempre da sua moto!
abs cara!
eu rodo mil e acho muito! hehehe
Continue falando sempre da sua moto!
abs cara!
----------------------------------------------------
Luiz Monteso
Street Scrambler 900 preta - 2018
F800GS cinza - 2012
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003
Luiz Monteso
Street Scrambler 900 preta - 2018
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003
-
- Usuário
- Mensagens: 130
- Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
- Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
- Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Salve!!
Há algum tempo notei que estava com folga na roda traseira, imaginando que fossem os rolamentos, resolvi troca-los. Durante a troca, percebi que um deles (o maior) entrava e saía do alojamento sem dificuldade, foi quando percebi que a folga estava no cubo propriamente dito.
Por não poder encostar a motoca para reparo, deixei como estava e toquei a vida, mas, sempre sentindo que o comportamento da moto era estranho.
Essa semana deixei ela numa oficina e mandei embuchar o cubo, ficou pronta hoje.
O resultado?
O resultado eu não sei, ainda não peguei a moto.
O que quero saber realmente é se alguém já realizou esse processo e tem alguma informação para compartilhar comigo.
Pois já ouvi dizer que se a bucha não for cônica ela pode escapar, também ouvi que embuchar é melhor que trocar porque não dá problema nunca mais e o novo certamente terá o mesmo problema posteriormente, etc...
Só espero que o torneiro tenha centrado o cubo direito para que ele não cause vibração e consequentemente, mais desgaste ao girar...
E aí? O que me dizem?
Há algum tempo notei que estava com folga na roda traseira, imaginando que fossem os rolamentos, resolvi troca-los. Durante a troca, percebi que um deles (o maior) entrava e saía do alojamento sem dificuldade, foi quando percebi que a folga estava no cubo propriamente dito.
Por não poder encostar a motoca para reparo, deixei como estava e toquei a vida, mas, sempre sentindo que o comportamento da moto era estranho.
Essa semana deixei ela numa oficina e mandei embuchar o cubo, ficou pronta hoje.
O resultado?
O resultado eu não sei, ainda não peguei a moto.
O que quero saber realmente é se alguém já realizou esse processo e tem alguma informação para compartilhar comigo.
Pois já ouvi dizer que se a bucha não for cônica ela pode escapar, também ouvi que embuchar é melhor que trocar porque não dá problema nunca mais e o novo certamente terá o mesmo problema posteriormente, etc...
Só espero que o torneiro tenha centrado o cubo direito para que ele não cause vibração e consequentemente, mais desgaste ao girar...
E aí? O que me dizem?
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
- BobEsponja
- Usuário-
- Mensagens: 84
- Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
- Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
- Contato:
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
E aí amigo... tudo bem ?
Espero que sim...
Então... sobre o embuchamento da roda, confesso que você foi mais macho que eu...
Não tenho coragem de fazer isso... Tive muita sorte da moto não travar a roda e me derrubar na frente de um caminhão ou coisa parecida...
Preferi comprar um cubo novo, mandar tirar os raios e refazer tudo...
Ficou mais caro, porém estou mais tranquilo.... Depois do ocorrido, rodei mais 15.000 e mais nenhum problema...
Espero que sim...
Então... sobre o embuchamento da roda, confesso que você foi mais macho que eu...
Não tenho coragem de fazer isso... Tive muita sorte da moto não travar a roda e me derrubar na frente de um caminhão ou coisa parecida...
Preferi comprar um cubo novo, mandar tirar os raios e refazer tudo...
Ficou mais caro, porém estou mais tranquilo.... Depois do ocorrido, rodei mais 15.000 e mais nenhum problema...
-
- Usuário
- Mensagens: 130
- Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
- Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
- Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Bob, beleza?
Eu acredito que o embuchamento seja mais eficaz que a troca do cubo, pois, o cubo novo, cedo ou tarde terá o mesmo problema...
Já peguei a moto e o resultado final foi bom, o jogo acabou e a roda está bem centrada.
Se o torneiro mediu tudo direitinho, a bucha tem que entrar prensada ao cubo e por ela ser de aço, acredito que ela tenha uma resistência maior ao desgaste.
Vamos ver, só o tempo dirá...
Abrass
Eu acredito que o embuchamento seja mais eficaz que a troca do cubo, pois, o cubo novo, cedo ou tarde terá o mesmo problema...
Já peguei a moto e o resultado final foi bom, o jogo acabou e a roda está bem centrada.
Se o torneiro mediu tudo direitinho, a bucha tem que entrar prensada ao cubo e por ela ser de aço, acredito que ela tenha uma resistência maior ao desgaste.
Vamos ver, só o tempo dirá...
Abrass
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Embuchar é tranquilo. Muitas motos de trilha o fazem.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Apenas uma sugestão.
Existem as travas químicas para diversas folgas e diversos torques.
Se a folga for na ordem de centésimos, pode usar a trava para a folga específica que fica muito bom.
Existem as travas químicas para diversas folgas e diversos torques.
Se a folga for na ordem de centésimos, pode usar a trava para a folga específica que fica muito bom.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km
Pois é.
Existe outra técnica muito boa. Embucha e retifica pra usar ao invés de um rolamento, usar dois, paralelamente, adeus problemas.
Todo dono de XR 250cc de trilha faz isso.
Fazendo num torneiro decente, fica perfeito.
Existe outra técnica muito boa. Embucha e retifica pra usar ao invés de um rolamento, usar dois, paralelamente, adeus problemas.
Todo dono de XR 250cc de trilha faz isso.
Fazendo num torneiro decente, fica perfeito.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^