JAQUETAS PARA MOTOCICLISTAS

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

JAQUETAS PARA MOTOCICLISTAS

Mensagem por Helano » 15 Jan 2011, 20:05

JAQUETAS PARA MOTOCICLISTAS

Até algum tempo atrás, o que reinava no mundo do motociclismo eram as jaquetas feitas em couro, que, aliás, é realmente o material que mais protege, por ser muito resistente à abrasão (atrito). Porém, hoje em dia, já existem as jaquetas feitas em cordura, mais leves, não fazem tanto calor e oferecem também uma boa proteção, além de serem resistentes à água. Algumas são até impermeáveis. Apenas para uma comparação (valores em média), um tecido jeans de 200 g/m² resiste menos de 1 segundo à abrasão enquanto o couro de vaca com 1,4 mm de espessura, resiste de 5 a 8 segundos. No caso da cordura, ela resiste em média de 4 a 7 segundos, o que já é uma excelente proteção, afinal de contas você não espera ficar mais do que 7 segundos se ralando no asfalto, certo? (se você pretende que isso aconteça, sugiro começar a rezar agora mesmo...).

Outro detalhe, que normalmente só se encontra nas jaquetas de cordura são as cores vibrantes e os detalhes refletivos, que acabam dando maior visibilidade aos motociclistas e, por consequência, aumentam a sua proteção, pois passam a ser vistos com maior facilidade pelos demais condutores de veículos. Aos senhores motoristas de automóveis, que ficam achando que aqueles motociclistas que de tanto brilho, parecem uma árvore de Natal, a intenção é essa mesmo: assim, os senhores podem ver de longe e não ficam com aquela vontade enorme de eliminá-los das ruas, jogando seus carros por cima.

Custo - Em relação a valores, já dá para se adquirir uma boa jaqueta a partir dos R$ 350,00. Muitas delas, principalmente as de cordura, oferecem proteções adicionais para cotovelos, ombros e costas. Há também vários bolsos internos e externos, que, aliás, quebram o maior galho, pois dá para você levar ali celular, carteira e outros pequenos objetos. Apenas alerto para o cuidado de não portar objetos pontiagudos nesses bolsos, uma caneta, por exemplo. Tenho a impressão de que, em caso de um acidente, um objeto desses pode acabar causando alguma lesão séria, por estar tão próximo ao seu corpo. Outra boa característica é que muitas dessas jaquetas são impermeáveis, o que é muito bem-vindo nesse clima instável de nossa cidade, onde a chuva aparece do nada.

Assim como nos demais equipamentos de segurança, achar que esse tipo de proteção só é necessária em motos de maior cilindrada e para usar na estrada, isso é um engano enorme. Já está estatisticamente comprovado que o maior número de acidentes ocorre com motos pequenas e dentro dos grandes centros urbanos. Um exemplo simples? Outro dia um colega de trabalho (viu Carolino? risos) levou um tombinho besta numa curva por causa de óleo no asfalto e ele não estava de jaqueta, usava uma camisa social de mangas compridas. Resultado disso? Ficou um bom tempo parecendo cobra quando está trocando de pele, uma beleza. Se estivesse usando jaqueta, nada teria acontecido, senão o susto do tombo e alguns arranhões na moto.

Outra coisa que o pessoal costuma alegar para não usar jaqueta é o calor que faz. Por favor, algum dermatologista comente aí que usando uma jaqueta, você não precisa de protetor solar. Além disso, elas só esquentam um pouco mais quando você está totalmente parado, o que de moto, é mais raro acontecer. Ao colocar a moto em movimento, o vento não deixa você sofrer tanto com o calor. Sinceramente? Prefiro um pouco de calor, a ficar igual ao colega aí, trocando de pele por causa de um tombinho.

Bem, é isto meus amigos. Como sempre digo por aqui, se equipem, pilotem defensivamente e vamos curtir nossas motos com segurança!!!!

Abraço, :thumbup:

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Sugestoes para quem quer jaquetas

Mensagem por RAlves » 22 Jan 2011, 15:53

Boa tarde galera!

Eu ando sempre protegido. nao gosto de andar de moto sem capacete e, no minimo, uma jaqueta com protecoes.

Entao, vao aqui algumas dicas sobre equipamentos interessantes para quem esta comecando a andar de moto:

Eu tenho duas jaquetas: Uma Scott Storm, 100% impermeavel + forro de inverno, e uma Joe Rocket Alter Ego, que alega ser 100% impermeavel e que pode se tornar 100% ventilada removendo-se alguns paineis.

Quando estamos comecando, a tendencia e procurarmos jaquetas 100% impermeaveis, pois nao conheco nenhum motoca que goste de usar capa de chuva.

A questao e: Na chuva funciona... massss... e quando tiver aquele dia de calor? vai andar sem protecao? ou vai ter que comprar duas jaquetas, igual a mim? pois jaquetas impermeaveis ESQUENTAM, e MUITO.

Para quem mora no sul/regioes frias, jaquetas impermeaveis sao boas pois esquentam bem e mantem a temperatura do corpo. Porem, a realidade do resto do pais e de calor...


O Set-UP de jaquetas mais versatil que existe e:
- Jaqueta bem ventilada com boas protecoes;
- Capa de chuva, tanto protege de agua quanto isola de vento caso a temperatura abaixe.
- moleton ou outra blusa fina por baixoda jaqueta.

Muitas jaquetas atraem com forros de inverno, forros impermeaveis e etc. Nao sao nem um pouco praticos!

Para colocar forros e demorado e complicado, o ideal e sair com a jaqueta montada de casa. Enquanto uma capa de chuva em segundos se veste na estrada... ou mesmo um moleton por baixo da jaqueta se tiver com frio.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Sugestoes para quem quer jaquetas

Mensagem por Helano » 22 Jan 2011, 18:45

RAlves

Show cara, valeu pela contribuição!! :thumbup:

Eu também só ando equipado, faça frio, faça calor, o que for estou lá com minha jaqueta, luvas, bota e protetor de coluna... eu penso que minha integridade física vale muito mais do que qualquer incomodo ou desconforto que os equipamentos causem.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: JAQUETAS

Mensagem por RAlves » 25 Jan 2011, 20:16

Eu ja testei varias vezes as protecoes da jaqueta... pelo menos 4x com a scott... hueheuheuh.

andar sem jaqueta nao rola. Tenho que aprender a andar de calca com protecoes agora.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

blanka
Visitante
Visitante

Re: JAQUETAS

Mensagem por blanka » 28 Jan 2011, 08:24

Irmãos

Comprei um jaqueta na Verbo Brasil em um encontro de motos aki em Salvador.
Ela é de couro e possui proteções ombro, omoplata, cutuvelo e costas e quando estou de moto, ela é minha segunda pele, não desgrudo dela pra nada!
Já tomei umas duas quedas, e a proteção foi muito eficiente! Realmente o uso delas, assim como as demais proteções são esenciais!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: JAQUETAS

Mensagem por Helano » 28 Jan 2011, 08:51

blanka

Tu é guerreiro viu cumpadi... andar em Salvador com jaqueta de couro... a de cordura já esquenta um pouco, imagina o couro!!!

Mas é isso aí irmão, antes um calorzinho do que andar desprotegido :thumbup:

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

fdfelix
Visitante
Visitante

Re: JAQUETAS

Mensagem por fdfelix » 28 Jan 2011, 11:13

Estou pensando em pegar uma Revolt, tenho uma Zebra e uma SBK...

Gostei muito da tecnologia dessa Revolt, se é que realmente funciona...
http://motorevolt.files.wordpress.com/2 ... lha-10.jpg

http://motorevolt.wordpress.com/

Neste site tem todos os modelos...

Alguém aqui tem uma dessas para me dizer se realmente é boa?

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: JAQUETAS

Mensagem por PedroPersonal » 28 Jan 2011, 11:30

Pelo que leio de comentários na internet, a impermeabilidade das jaquetas de motociclismo, duram pouco, apenas alguns meses. Então acredito que o melhor é adquirir uma jaqueta que tenha boas proteções contra quedas, isole realmente o vento e o frio, seja confortável e bonita é claro. Choveu? Joga a capa por cima e deixa chover. O que vcs pensam sobre o assunto?

fdfelix
Visitante
Visitante

Re: JAQUETAS

Mensagem por fdfelix » 28 Jan 2011, 11:46

Pedro, eu acho meio incomodo ter que além de levar a jaqueta usar a capa, querendo ou não é bom já estar vestido para qualquer situação...

A Zebra que eu tinha aguentava bem, mais molhava a manga, já a SBK não molha nada e já peguei chuvas do capeta com ela...Mais quero pegar outra porque essa SBK ta meio grande..Vou comprar uma bota impermeável também.

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: JAQUETAS

Mensagem por PedroPersonal » 28 Jan 2011, 11:50

a qto tempo vc tem a SBK? Se puder postar o link com o modelo da jaqueta, manda aí p gente.
Obrigado

Responder