Pneus novos, CUIDADO.

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Elson Antonio
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 02 Ago 2012, 20:24
Cidade onde mora: MCRondon Pr
Contato:

Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por Elson Antonio » 16 Nov 2012, 20:51

Ola amigos, dia 14/11 tive uma má experiência, troquei os dois pneus da minha Tzinha o trazeiro um Maggion muito bom, o dianteiro um pirelli original de montagem da Yamaha, na hora de sair da agencia andei uns 100 mtrs ai fui fazer uma conversão na parte central da av., estava a 15 km/h e ai veio o pior, a moto simplesmente saiu de baixo de mim e ai beijei o asfalto, tive sorte ou azar não sei, mas só tive uma lixação no ombro esquerdo, levantei sem saber o que tinha acontecido até que veio o mecanico da Yamaha e me disse que foi por causa do pneu dianteiro, que eu tinha caido, pedi esplicação e ele disse que o pneu pirelli vem com uma camada fina de uma especie de graxa ou óleo, silcone ou sei lá e que é recomendado lavar com sabão em pó ou andar na terra alguns km. estou passando esse recado pra alertar aos demais amigos que vão trocar os pneus. http://www.eagviagem.jimdo.com" onclick="window.open(this.href);return false;
:urrruuu:
Boas aceleradas com responsabilidade
Blowin' in the wind, I love
http://imageshack.us/photo/my-images/22/30717874.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por Kakko » 16 Nov 2012, 22:37

Exato !! isso já foi comentado por aqui, inclusive por mim.

quando o pneu está em fabricação, a última etapa ( vulcanização ), a carcaça do pneu é pulverizada com um desmoldante antes de fazer a vulcanização ( dentro do molde ).

quando o pneu sai da forma (molde) ele sai melecado , impregnado, com esse produto desmoldante....e fica muito liso....sem aderência, portanto cuidado.

Ou pede-se até para dar uma lixada antes de andar, ou ande durante os primeiros quilometros, ou até menos...com cuidado. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por diegonunes » 17 Nov 2012, 13:56

é a tal cera. Eu rodo alguns km com muita atenção. A dica da terra é muito boa.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por Helano » 17 Nov 2012, 16:15

movido para a sessão correta
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

trioschivitor
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 29 Mar 2012, 20:52
Cidade onde mora: Salvador/Bahia

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por trioschivitor » 25 Nov 2012, 15:14

e sobre ele ter colocado pneus diferentes em cada roda, tem influencia ?

george-gil
Visitante
Visitante

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por george-gil » 25 Nov 2012, 22:56

ai é foda,.!! mais faz sentido!!

Davig3
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 15 Ago 2012, 08:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: são paulo/sp

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por Davig3 » 26 Nov 2012, 06:28

trioschivitor escreveu:e sobre ele ter colocado pneus diferentes em cada roda, tem influencia ?
se vc parar e reparar vai ver que os originais da tenere 250 ja são diferentes um do outro, em nada influencia, apenas na aparencia

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por kablack » 26 Nov 2012, 11:50

In:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php? ... 057#p24057" onclick="window.open(this.href);return false;
kablack escreveu:Pessoal;

Sobre pneus, apenas uma dica.

No caso de uma moto os pneus da frente e traseiros precisam ser da mesma marca e modelo porque um trabalha em função do outro... Tem inclusive, como já se discutiu aqui, desenhos complementares, invertidos até...

Colocar um desparelho do outro pode dar problema, vejam:

"Outro engano comum é usar pneus de modelo diferente na frente e atrás. Pneus de motos devem sempre ser do mesmo modelo e marca; quando se misturam marcas ou modelos ocorre o que se chama de “crise de paridade”, quando o pneu traseiro “não entende” o que faz o dianteiro!"

Disponível em: http://www.webmotors.com.br/wmpublicado ... hnid=45490" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços, bom planejamento e boa execução da expedição.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por motown » 05 Fev 2013, 22:06

não imaginei que fosse tanto...
o cara caindo na porta da concessionária... moto zerada

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... CAqCcA2VjQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Pneus novos, CUIDADO.

Mensagem por ghamauricio » 06 Fev 2013, 00:45

O mestre Kakko explicou tudo!

Só discordo do fato de pneus diferentes "não entenderem o que o outro está fazendo", o que acontece é que pneus diferentes vão gerar uma aderência diferente pra diferentes tipos de piso (ex.: no asfalto seco o da frente pode derrapar mais que o de trás, enquanto que no asfalto molhado o de trás pode derrapar mais que o da frente), e fica mais difícil se acostumar com isso. Quando se usam pneus iguais, eles geralmente vão apresentar o mesmo atrito em todas as situações, então se sua moto tem costume de perder a aderência na frente primeiro (caso das trails, frente leve), ela vai se comportar assim em qualquer situação - molhado, seco, cascalho, barro seco, lama etc).

Dá pra misturar marcas e modelos de pneus diferentes, mas há que se estudar a "compatibilidade" entre eles. Mas não recomendo a quem não entende.

Recomendo andar com o pneu mais vazio nos primeiros quilômetros, sempre com mais calma e atenção. Isto vai aumentar a área de contato, tendo dois impactos positivos: aumenta a área de contato e conseqüentemente aumenta a aderência; e acelera o processo de remoção da cera.
Ponto negativo: maior risco de amassar o aro num boeiro/calombo qualquer. Se usar o pneu vazio sempre, vai diminuir a vida útil dele. Faça isso só nos primeiros 500km!

Abs!

Responder