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MensagemEnviado: 16 Set 2012, 17:48 
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Alguem sabe se as Tenere's 250 mod 2011 tem algum componente eletrico na caixa do filtro de ar?

Por exemplo, algum componente que faça a leitura da temperatura do ar.

Outra, porque o respiro do motor fica ligado nela?

Ele serve para admissão do ar ou, somente para expelir ele?

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MensagemEnviado: 16 Set 2012, 19:33 
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Expelir? Que eu saiba ele é expelido pelo escape!

Não tem nada de elétrico na caixa de ar não, a Yamaha usa um tal de TPS, ou "sensor híbrido" que sente a temperatura, umidade e várias coisas misturadas. Não é tão preciso, mas é surpreendentemente eficiente. Fica no corpo da injeção.

Quanto ao respiro do motor, não sei do que o sr. está falando.


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MensagemEnviado: 16 Set 2012, 19:35 
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se eu não me engano, o vent do cárter vai pra caixa do filtro do ar, pra queimar os gases do óleo, tanto q quando tem excesso de óleo no motor, mela tudo lá...


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MensagemEnviado: 16 Set 2012, 23:01 
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ghamauricio escreveu:
Expelir? Que eu saiba ele é expelido pelo escape!

Não tem nada de elétrico na caixa de ar não, a Yamaha usa um tal de TPS, ou "sensor híbrido" que sente a temperatura, umidade e várias coisas misturadas. Não é tão preciso, mas é surpreendentemente eficiente. Fica no corpo da injeção.

Quanto ao respiro do motor, não sei do que o sr. está falando.


Se você tem uma Tenere 250, é só olhar do lado Direito do motor dela, tem uma mangueira saindo da caixa de ar e indo encima do motor.

Ou, olhar no catalogo de peças, disponível online, segue print:
Imagem

Itens 16 e 20, tenha o prazer de conhece-los!

BruceD escreveu:
se eu não me engano, o vent do cárter vai pra caixa do filtro do ar, pra queimar os gases do óleo, tanto q quando tem excesso de óleo no motor, mela tudo lá...


Então serve apenas p/ jogar óleo?


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Nesse caso, qual a necessidade de ficar ali conectado à caixa de ar?

Será que posso deixar ele desconectado da caixa de ar?

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MensagemEnviado: 17 Set 2012, 06:50 
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A necessidade de ficar conectado na caixa de ar é a Lei de emissão de poluentes que não permite que gases sejam despejados diretamente no ambiente.
Não é óleo que é despejado e sim vapores que contém óleo.
Está ali porque foi feito pra ficar ali.
Todo motor a explosão perde um pouco de pressão que passa pelos anéis e essa pressão vai para o carter e de lá tem que sair, senão gera pressão que força juntas e retentores. Esses gases são jogados novamente para a câmara de combustão e são queimados junto com o combustível, que passa pelo catalisador da moto para ajudar a "limpar" um pouco o ar que respiramos.
O meio ambiente e a nossa saúde agradece se não for desconectado dali.
Um abraço.

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Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).


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MensagemEnviado: 17 Set 2012, 09:16 
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eu sempre achei que era ali, pra "lubrificar" o filtro de ar, que é de espuma, o oleo ajuda a poeira agarrar no filtro, e não entrar pro motor, tanto que sempre que lavamos o filtro, temos que "Lubrificar" buzuntar ele de oleo do motor. Não sabia que ajudava a eliminar os vapores do oleo. :thumbup:

Como funciona nas motos com filtro de ar de papel, geralmente as da Ronda? :?


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MensagemEnviado: 17 Set 2012, 09:43 
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Galera.....dentro do motor (parte baixa) formam gases que são eliminados pelo sistema "blow-by" que nada mais é um tubo que liga a parte baixa do motor (cárter) ao sistema de admissão de ar para queima.

Se voces observarem , até um fusquinha tem um tubo plástico que ficava ali perto da tampa deóleo do motor até o fltro de ar.

é isso. :joinha:

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MensagemEnviado: 24 Set 2012, 16:24 
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Mas então...

A questão é: quero tirar essa caixa e colocar um filtro de ar esportivo, daqueles cônicos.

Vai fazer falta em alguma coisa se essa mangueira não ficar mais ligada na caixa de ar?

Posso tirar a caixa de Ar e, deixar essa mangueira de canto, seja presa em algum lugar?

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MensagemEnviado: 24 Set 2012, 21:35 
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tbm pensei num filtro de ar esportivo. acho que o mais perto da capacidade dela é o da cb300 se é que existe.


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MensagemEnviado: 24 Set 2012, 21:48 
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Como disseram acima, tirando o meio ambiente, acho que ninguém mais perde com a desconexão da ponta da mangueira da caixa onde ela foi projetada para ficar.

Também já pensei num filtro esportivo, e cheguei a ver o filtro da ninjinha da K&N, que tem um molde externo próximo à da Tenerezinha... O problema é que não entrava, e não tenho a manha de mandar a gilete na borda de borracha de um filtro de 218 dilmas por alguns 3% de potência e torque a mais, mas a capacidade filtrante do K&N é incomparável.

Cuidado se colocar aqueles filtros de 30 reais do ML... Pode comprometer a vida útil do seu motor caso ele não tenha um desempenho no mínimo igual ao original (o que eu duvido que tenha).

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