Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
- olace
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Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
Alguem sabe se as Tenere's 250 mod 2011 tem algum componente eletrico na caixa do filtro de ar?
Por exemplo, algum componente que faça a leitura da temperatura do ar.
Outra, porque o respiro do motor fica ligado nela?
Ele serve para admissão do ar ou, somente para expelir ele?
Por exemplo, algum componente que faça a leitura da temperatura do ar.
Outra, porque o respiro do motor fica ligado nela?
Ele serve para admissão do ar ou, somente para expelir ele?
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- ghamauricio
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
Expelir? Que eu saiba ele é expelido pelo escape!
Não tem nada de elétrico na caixa de ar não, a Yamaha usa um tal de TPS, ou "sensor híbrido" que sente a temperatura, umidade e várias coisas misturadas. Não é tão preciso, mas é surpreendentemente eficiente. Fica no corpo da injeção.
Quanto ao respiro do motor, não sei do que o sr. está falando.
Não tem nada de elétrico na caixa de ar não, a Yamaha usa um tal de TPS, ou "sensor híbrido" que sente a temperatura, umidade e várias coisas misturadas. Não é tão preciso, mas é surpreendentemente eficiente. Fica no corpo da injeção.
Quanto ao respiro do motor, não sei do que o sr. está falando.
- BruceD
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
se eu não me engano, o vent do cárter vai pra caixa do filtro do ar, pra queimar os gases do óleo, tanto q quando tem excesso de óleo no motor, mela tudo lá...
- olace
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
Se você tem uma Tenere 250, é só olhar do lado Direito do motor dela, tem uma mangueira saindo da caixa de ar e indo encima do motor.ghamauricio escreveu:Expelir? Que eu saiba ele é expelido pelo escape!
Não tem nada de elétrico na caixa de ar não, a Yamaha usa um tal de TPS, ou "sensor híbrido" que sente a temperatura, umidade e várias coisas misturadas. Não é tão preciso, mas é surpreendentemente eficiente. Fica no corpo da injeção.
Quanto ao respiro do motor, não sei do que o sr. está falando.
Ou, olhar no catalogo de peças, disponível online, segue print:
Itens 16 e 20, tenha o prazer de conhece-los!
Então serve apenas p/ jogar óleo?BruceD escreveu:se eu não me engano, o vent do cárter vai pra caixa do filtro do ar, pra queimar os gases do óleo, tanto q quando tem excesso de óleo no motor, mela tudo lá...
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Nesse caso, qual a necessidade de ficar ali conectado à caixa de ar?
Será que posso deixar ele desconectado da caixa de ar?
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- Marcel Valim
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
A necessidade de ficar conectado na caixa de ar é a Lei de emissão de poluentes que não permite que gases sejam despejados diretamente no ambiente.
Não é óleo que é despejado e sim vapores que contém óleo.
Está ali porque foi feito pra ficar ali.
Todo motor a explosão perde um pouco de pressão que passa pelos anéis e essa pressão vai para o carter e de lá tem que sair, senão gera pressão que força juntas e retentores. Esses gases são jogados novamente para a câmara de combustão e são queimados junto com o combustível, que passa pelo catalisador da moto para ajudar a "limpar" um pouco o ar que respiramos.
O meio ambiente e a nossa saúde agradece se não for desconectado dali.
Um abraço.
Não é óleo que é despejado e sim vapores que contém óleo.
Está ali porque foi feito pra ficar ali.
Todo motor a explosão perde um pouco de pressão que passa pelos anéis e essa pressão vai para o carter e de lá tem que sair, senão gera pressão que força juntas e retentores. Esses gases são jogados novamente para a câmara de combustão e são queimados junto com o combustível, que passa pelo catalisador da moto para ajudar a "limpar" um pouco o ar que respiramos.
O meio ambiente e a nossa saúde agradece se não for desconectado dali.
Um abraço.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
- Denis Rs2
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
eu sempre achei que era ali, pra "lubrificar" o filtro de ar, que é de espuma, o oleo ajuda a poeira agarrar no filtro, e não entrar pro motor, tanto que sempre que lavamos o filtro, temos que "Lubrificar" buzuntar ele de oleo do motor. Não sabia que ajudava a eliminar os vapores do oleo.
Como funciona nas motos com filtro de ar de papel, geralmente as da Ronda?
Como funciona nas motos com filtro de ar de papel, geralmente as da Ronda?
- Kakko
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
Galera.....dentro do motor (parte baixa) formam gases que são eliminados pelo sistema "blow-by" que nada mais é um tubo que liga a parte baixa do motor (cárter) ao sistema de admissão de ar para queima.
Se voces observarem , até um fusquinha tem um tubo plástico que ficava ali perto da tampa deóleo do motor até o fltro de ar.
é isso.
Se voces observarem , até um fusquinha tem um tubo plástico que ficava ali perto da tampa deóleo do motor até o fltro de ar.
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- olace
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
Mas então...
A questão é: quero tirar essa caixa e colocar um filtro de ar esportivo, daqueles cônicos.
Vai fazer falta em alguma coisa se essa mangueira não ficar mais ligada na caixa de ar?
Posso tirar a caixa de Ar e, deixar essa mangueira de canto, seja presa em algum lugar?
A questão é: quero tirar essa caixa e colocar um filtro de ar esportivo, daqueles cônicos.
Vai fazer falta em alguma coisa se essa mangueira não ficar mais ligada na caixa de ar?
Posso tirar a caixa de Ar e, deixar essa mangueira de canto, seja presa em algum lugar?
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
tbm pensei num filtro de ar esportivo. acho que o mais perto da capacidade dela é o da cb300 se é que existe.
- doug01n
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Re: Ténéré 250 - Caixa do filtro de Ar
Como disseram acima, tirando o meio ambiente, acho que ninguém mais perde com a desconexão da ponta da mangueira da caixa onde ela foi projetada para ficar.
Também já pensei num filtro esportivo, e cheguei a ver o filtro da ninjinha da K&N, que tem um molde externo próximo à da Tenerezinha... O problema é que não entrava, e não tenho a manha de mandar a gilete na borda de borracha de um filtro de 218 dilmas por alguns 3% de potência e torque a mais, mas a capacidade filtrante do K&N é incomparável.
Cuidado se colocar aqueles filtros de 30 reais do ML... Pode comprometer a vida útil do seu motor caso ele não tenha um desempenho no mínimo igual ao original (o que eu duvido que tenha).
Também já pensei num filtro esportivo, e cheguei a ver o filtro da ninjinha da K&N, que tem um molde externo próximo à da Tenerezinha... O problema é que não entrava, e não tenho a manha de mandar a gilete na borda de borracha de um filtro de 218 dilmas por alguns 3% de potência e torque a mais, mas a capacidade filtrante do K&N é incomparável.
Cuidado se colocar aqueles filtros de 30 reais do ML... Pode comprometer a vida útil do seu motor caso ele não tenha um desempenho no mínimo igual ao original (o que eu duvido que tenha).
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