Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Beto Klein » 02 Jan 2012, 15:07

Buenas gurizada. :thumbup:

Quem possui motos com as curvas de escape sem tratamento (cromo ou feitas em aço inox), sabe que rapidamente esta peça fica com um aspecto um tanto quanto "feio", parecendo ferrugem. Na realidade ela não enferruja, mas cria um tipo de "cerâmica" na parede do metal, devido a sujeira e a água que a roda dianteira faz respingar contra a curva do escape.
Pois eu acho que consegui a solução, não definitiva, mas que dura por um bom tempo. Quem me indicou fazer isso foi um mecânico da cc Y daqui da aldeia, ele disse que foi um" motoqueiro mais velho" que ensinou ele, após atender a moto do cara e notar que as curvas de escape estavam sem a tal ferrugem.

Bom, vamos aos "passos".
Vejam como estava a curva de escape da minha T250 antes do processo:

Imagem

Retire a proteção do escape, pegue uma lixa para ferro de n. 500 ou superior (quanto mais alto o n. da lixa, mas fina ela é). Lixe com água, de preferência com uma mangueira e sempre colocando água aonde está lixando.
Após, ligue a moto por alguns minutos para secar a água.
Deixe a curva de escape esfriar. Pegue uma estopa ou um pano, enxargue de óleo queimado ou até mesmo óleo novo, passe em toda a curva.
Faça isso com o metal frio, pois senão vai ter uma fumaça em sua cara.
Espere o óleo "ïnteragir" com o metal. Ligue a moto por uns minutos (bem provável que ainda fará uma fumaça), desligue-a, espere mais um pouco o metal esfriar e reaplique o óleo na curva.

Recoloque a proteção na curva, e pode rodar normalmente.

Fotos de como deixei a curva da minha moto, notem que lixei até tirar a tinta original, pois queria saber como ficaria o comportamento da ëxperiência" no metal com e sem tinta.

Imagem

Imagem

Quem for fazer isso, tome cuidado na hora de lixar, pois com uma lixa mais fina (tipo 1500 ou 2000) a chance de "furar"a tinta é muito menor, caso isso aconteça, terá que pintar a curva antes de aplicar o óleo.

Experiência testada e aprovada, pois fiz isso a 45 dias e a curva de escape continua igual, sem aquela aparência de enferrujada. Um amigo fez em uma XRE e tambem aprovou.
O cara que me ensinou, recomendou aplicar o óleo na curva sempre que trocarmos o óleo do motor, afim de manter o processo de proteção da curva.

:joinha:

Avatar do usuário
leorocco
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 08 Dez 2011, 16:38
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Salto/SP

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por leorocco » 10 Jan 2012, 19:09

Beto, muito obrigado pela dica.

Tava procurando na net por isso, e achei uma outra dica... pouco mais preguiçosa, porem criativa rs

tava lá no forum da xt600:

"Brunão...

Existem duas coisas que acontecem na curva de escape..

uma delas é a ferrugem e a outra é SUJEIRA.

Normalmente aquela crosta que vemos é nada mais que SUJEIRA CERÂMICA....

Quando andamos, principalmente em chuva ou pista molhada, a água é jogada diretamente para os canos que estao quente, essa água normalmente tem muita sujeira e terra.
Essa terra, ao bater no escape super quente seca rapidamente e o barro, por minimo que seja, se cristalisa e vira uma camada cerâmica.

Bom, vamos aos fatos...

Eu já tentei de tudo... Certa vez retirei a curva, jateei areia nela até ficar no ferro.... Pintei com tinta especial 900º e sequei no forno....
Um pusta trabalhão e grana!!!!!

Conclusão, durou uns 4 meses... Depois voltou a criar a ceramica...

Hoje eu faço diferente...

Comprei uma latinha de spray preto 600º (R$ 11,00) e passo nos canos a casa 2 meses... Fica zerado, não dá trabalho e é baratinho..... Uma latinha dá pra umas 10 aplicações....

Não compensa fazer um super serviço, caro, trabalhoso.... que vai durar no maximo 4 meses...
Com o spray, voce tá sempre pintando, é barato e dura até uns 2 meses...

abração"


Será que também da certo? Digo, a tinta pode prejudicar em alguma coisa o escape?

Valeu, e um abração! =]

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Beto Klein » 11 Jan 2012, 09:07

leorocco,

Como eu escrevi, isso não é ferrugem, mas cerâmica. Se fizer isso que foi descrito por ti, não vai prejudicar em nada o escape. Somente vai gastar tinta, pois estará pintando em cima da cerâmica, e como foi descrito, terá que reaplicar novamente.

O lance de passar óleo é mais prático e ecônomico, eu passo sempre que faço manutenção na corrente, já aproveito e passo um óleo na curva.
Se a moto for 0km, ou seja, ainda não tiver criado a cerâmica, é só passar o óleo e será muito difícil de a cerâmica surgir, desde que seja aplicado regularmente.
Os testes na minha moto já completaram dois meses e nem sinal de aspecto enferrujado.
:animado:

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por MortGildo » 12 Mai 2012, 20:29

Fora que não vai criando camadas e camadas de tinta rsrsrs

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Heyder » 13 Mai 2012, 09:21

Deveras interessante esta técnica... vou experimentar na minha ST também... Depois posto minhas impressões. Valeu!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Beto Klein » 15 Mai 2012, 23:30

Heyder,

A ST tem os escapes em inox. Na minha antiga XT660, eu passava uma esponja dupla face Scoth Brite (essas de lavar louça)
Imagem

Passava a parte verde, tipo uma lixa. Tira toda a cerâmica do escape em inox, deixa novinho.

Uma ressalva, vai ficar uns micro arranhões, se fores "meio chato" poderá não gostar do resultado, então faça o teste em um local pequeno e não muito visível. Mas a 1m de distância, fica quase imperceptível.

:joinha:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por kablack » 16 Mai 2012, 09:15

Minha solução tem sido não andar de moto na chuva. :mrgreen:

Funcionou perfeitamente neste primeiro ano!! :mrgreen: :mrgreen:

Agora, falando sério, fui atrás do problema em outros sites e tem muita gente recomendando usar cera de sapato Nugget. :crazy:

Parece que se for aplicada em cada lavagem evita a formação da cerâmica...

Alguém já restou?

Abraços.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Heyder » 17 Mai 2012, 17:48

Beto Klein escreveu:Heyder,

A ST tem os escapes em inox. Na minha antiga XT660, eu passava uma esponja dupla face Scoth Brite (essas de lavar louça)
Imagem

Passava a parte verde, tipo uma lixa. Tira toda a cerâmica do escape em inox, deixa novinho.

Uma ressalva, vai ficar uns micro arranhões, se fores "meio chato" poderá não gostar do resultado, então faça o teste em um local pequeno e não muito visível. Mas a 1m de distância, fica quase imperceptível.

:joinha:
Beto, valeu a dica. Obrigado! :joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Kakko » 18 Mai 2012, 13:58

Beto...isso me fez lembra de um tipo de oxidação preta...similar dessa utilizada em armas de fogo e algumas ferramentas.

Da pra fazer aquecendo a peça.( acima de 300°C ) e em seguida mergulhar em óleo. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
DiegoGarrafa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 01 Mai 2012, 21:56
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por DiegoGarrafa » 19 Mai 2012, 15:00

Um amigo colocou o famoso termo tape usado nas custons, ficou muito bacana e quando lava a sujeira sai toda e fica zero....tirando que o termotape ajuda a manter uma temperatura mais baixa ajudando tambem o trabalho do motor.

Acho que vou adquirir um rolo de termo tape e colocar na minha Tenere.

Abraços!!
Yamaha YS 250 FAZER 08/08 - 11/2011 À 05/2012 * Yamaha XTZ 250 TÉNÉRÉ 12/12 - 05/2012 À 07/2013
Honda BIZ 125 o9/o9 - 12/2009 À 03/2011 * Honda XRE 300 11/11 - 03/2011 À 11/2011

Responder