Ténéré 1200 - Troca de Marchas
- Lobo
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Ténéré 1200 - Troca de Marchas
A troca de marchas deve acontecer no torque máximo 6000 giros.
Sintia as vezes que eu andava brigando com o câmbio, mas mudei um pouco o meu pilotar.
Estou trocando menos marchas, na cidade dificilmente passo da 3ª
Da 1ª para segunda, troco bem rápido, mal a moto andou já troco (a baixos giros),
As outras tento chegar perto dos 5000 giros para fazer a troca.
Reduzindo da 6ª para 2ª , vou engatando e rodando um pouco em cada uma. Se precisar pode dar uma acelerada perto dos 5- 6 000 giros que fica tudo na maciota.
Quanto ao ruído de trator nas retomadas em 2ª marcha, se deve ao tal virabrequim de 270º , que deixa igual ao som de um motor V2, som completamente normal, o motor não está sofrendo. ........Acelera isso aí....
Depois da redução em lombadas, continuo na 3ª, vai aparecer aquele som de custom ( pó pó pó pó ) , mas é assim mesmo.
Faço assim, se reduzir até um 30 Km/h, normalmente eu estou em 3ª marcha, então nem troco, só acelero.
Se a redução for até os 20 km/h, então engato a 2ª, e acelero, dessa forma na cidade, mudo muito pouco as marchas, nada de ficar passando 4 e 5 ª.
A melhor marcha é a 3ª , pega uns 120 km/h fácil e a moto está sempre esperta na cidade.
A 6ª marcha é quase uma marcha opcional, o tal overdrive, é para usar somente em retões realmente planos e longos, senão fica em 5ª mesmo, para uma retomadinha de curva e os morrinhos da estrada.
Como ela tem muito torque, o legal é não ter que ficar trocando de marcha toda hora.
Para ajudar:
4000 giros 60 Km/h vc está em 2ª
4000 giros 80 Km/h vc está em 3 ª
3000 giros vc está em 2ª
3000 giros 60 Km/h vc está em 3ª
Sintia as vezes que eu andava brigando com o câmbio, mas mudei um pouco o meu pilotar.
Estou trocando menos marchas, na cidade dificilmente passo da 3ª
Da 1ª para segunda, troco bem rápido, mal a moto andou já troco (a baixos giros),
As outras tento chegar perto dos 5000 giros para fazer a troca.
Reduzindo da 6ª para 2ª , vou engatando e rodando um pouco em cada uma. Se precisar pode dar uma acelerada perto dos 5- 6 000 giros que fica tudo na maciota.
Quanto ao ruído de trator nas retomadas em 2ª marcha, se deve ao tal virabrequim de 270º , que deixa igual ao som de um motor V2, som completamente normal, o motor não está sofrendo. ........Acelera isso aí....
Depois da redução em lombadas, continuo na 3ª, vai aparecer aquele som de custom ( pó pó pó pó ) , mas é assim mesmo.
Faço assim, se reduzir até um 30 Km/h, normalmente eu estou em 3ª marcha, então nem troco, só acelero.
Se a redução for até os 20 km/h, então engato a 2ª, e acelero, dessa forma na cidade, mudo muito pouco as marchas, nada de ficar passando 4 e 5 ª.
A melhor marcha é a 3ª , pega uns 120 km/h fácil e a moto está sempre esperta na cidade.
A 6ª marcha é quase uma marcha opcional, o tal overdrive, é para usar somente em retões realmente planos e longos, senão fica em 5ª mesmo, para uma retomadinha de curva e os morrinhos da estrada.
Como ela tem muito torque, o legal é não ter que ficar trocando de marcha toda hora.
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Editado pela última vez por Lobo em 13 Fev 2012, 12:37, em um total de 6 vezes.
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- Heyder
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Re: Troca de Marchas
Seu consumo não está sendo maior pilotando desta forma?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
- Lobo
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Re: Troca de Marchas
Acredito que deva aumentar o consumo na cidade, mas o meu uso é 80% nas estradas.
O negócio é encontrar um meio termo.
Bom seria estar em marchas altas e giros baixos( 110 Km/h a 35OO rpm, andando assim meu consumo vai a 22 Km/l, é uma tranquilidade só, cuidado para não dormir), mas o motor fica mais liso com giros altos.
Agora no momento exato da troca estar com o giro mais elevado, principalmente da 2ª,3ª é aconselhável
Depois de um mês de uso , estou domando melhor os 1200 cc e suas 6 marchas, digamos que tem que haver um período de adaptação.
O negócio é encontrar um meio termo.
Bom seria estar em marchas altas e giros baixos( 110 Km/h a 35OO rpm, andando assim meu consumo vai a 22 Km/l, é uma tranquilidade só, cuidado para não dormir), mas o motor fica mais liso com giros altos.
Agora no momento exato da troca estar com o giro mais elevado, principalmente da 2ª,3ª é aconselhável
Depois de um mês de uso , estou domando melhor os 1200 cc e suas 6 marchas, digamos que tem que haver um período de adaptação.
Editado pela última vez por Lobo em 02 Out 2012, 13:13, em um total de 1 vez.
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- cezariomaia
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Re: Ténéré 1200 - Troca de Marchas
Sei não, mas raramente chego a 4 k giros de 1ª a 5ª, somente na 6ª vou além disso. As retomadas são suaves e de maneira nenhuma forçam o motor a partir das 2500 RPM e o consumo na estrada está entre os 17,5 km/l e já cheguei a 18,54 km/l. Obviamente se achar que devo pilotar mais agressivamente ou atingir altas velocidades com rapidez, a troca de marchas deve ser feita em giros mais altos.
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Re: Ténéré 1200 - Troca de Marchas
Acho que vamos encontrar mil formas de pilotar e nao iremos demonstrar por descriçoes a melhor. Acredito que tem que ser no "ouvido" , na sensibilidade do giro do motor e na sensibilidade das maos no acelerador.Conforme o tipo de piso que se está(se calçamento, alfalto liso, buraqueira, em subida leve ou muito íngreme, ou descidas) tudo muda. Até o tipo de ponteira que estamos usando faz estas "fórmulas de como é melhor a pilotagem" mudar...
- Lobo
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Re: Ténéré 1200 - Troca de Marchas
Para aqueles que como eu não tem o indicador de marchas
Marcha
60 Km/h = ( 3000 rpm ) = 3ª
se rpm maior vc está em 2ª
se rpm menor vc está em 4ª
100 Km/h ( 3500 rpm) = 5ª
se rpm maior vc está em 4ª
se rpm menor vc está em 6ª
110 Km/h (3500 rpm) = 6ª
se rpm maior vc está em 5ª
O resto é no ouvido mesmo, o que mais pega é a 5 e 6, apenas 500 rpm de diferença fica-se em dúvida se já chegou no fim.
Outro assunto.
O Tal Controle de tração me salvou de uma possível queda. Garupado, vi que o caminhão não ia parar na preferencial, acelerei com vontade, a moto deu duas empinadinhas rápidas, e deu para sentir o sistema atuando e amansando a fera.
Marcha
60 Km/h = ( 3000 rpm ) = 3ª
se rpm maior vc está em 2ª
se rpm menor vc está em 4ª
100 Km/h ( 3500 rpm) = 5ª
se rpm maior vc está em 4ª
se rpm menor vc está em 6ª
110 Km/h (3500 rpm) = 6ª
se rpm maior vc está em 5ª
O resto é no ouvido mesmo, o que mais pega é a 5 e 6, apenas 500 rpm de diferença fica-se em dúvida se já chegou no fim.
Outro assunto.
O Tal Controle de tração me salvou de uma possível queda. Garupado, vi que o caminhão não ia parar na preferencial, acelerei com vontade, a moto deu duas empinadinhas rápidas, e deu para sentir o sistema atuando e amansando a fera.
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Re: Ténéré 1200 - Troca de Marchas
Ainda acho que o Indicador de Marchas compensa. Pelo menos pra mim, tem sido de grande utilidade.
Editado pela última vez por Heyder em 26 Jun 2012, 09:23, em um total de 1 vez.
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- MMiguel78
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Re: Ténéré 1200 - Troca de Marchas
Acho que o indicador de marchas vai ser uma das únicas coisas de que sentirei falta na minha
Intruder 125... Certamente vale a pena, sim, numa STNR1200.
Intruder 125... Certamente vale a pena, sim, numa STNR1200.
MMiguel
Quem Googla sabe tudo.
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- Serra
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Re: Ténéré 1200 - Troca de Marchas
Pessoal! O único problema em andar em baixa rotação é com a transmição. Não podemos dar muitos socos, se não, criara folga nas cruzetas ou coroa e pinhão. E deve ser bem cara para trocar.