Problema na "Cebolinha" do neutro.
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Problema na "Cebolinha" do neutro.
Amigos,
Há cerca de 10 dias atrás tive um problema com a minha Ténéré 250 que me fez passar um "carão" danado. Fui ao trabalho com a minha neguinha pela manhã e no fim do dia, quando fui ligá-la para retornar à minha casa, nenhum sinal de partida. Nada....nenhum barulhinho sequer.
Observei que ao girar a chave de ignição o painel acendia normalmente....exceto a luz do neutro. Acionei o pedal de troca de marchas por acreditar que não havia deixado em ponto morto, mas nada da luz acender. Empurrei a moto pra frente para certificar-me se estava em ponto morto, o que se confirmou. Mas ainda assim nada da luz acender e nada de partida.
Acima mencionei o "carão" porque todo mundo do trabalho sabe do meu "xodó" com a Té e ficaram naquela gozação por estar ali "na mão". Realmente não poderia esperar uma "pane elétrica" numa motocicleta com apenas 1.200Km rodados. Sabem como é....a galera do trabalho não perdoa não, principalmente a turminha quem vem de CG's e scooters. Que vergonha!!!
Enfim, agradeci à Deus por ter Porto Seguro e acionei o guincho pra rebocar a moto. Após 30 minutos o reboque chegou e o "expert" da Porto disse que o problema era na bateria. Não acreditei e expliquei que a luz do neutro não acendia e pelo que conhecia da motocicleta há um dispositivo de segurança que a Té só liga quando estiver em ponto morto. Mas o cara não botou fé em mim e resolvei tirar o banco pra verificar a bateria. Bingo...ele estava errado, a bateria estava OK.
Solução...rebocá-la até minha casa pois já eram 20:00 horas e a concessionária estava fechada. No sábado levei-a também de guincho à concessionária para solução do problema (até porque a moto ainda está na garantia). Após 4 dias ficou pronta e segundo o chefe da oficina houve um problema na "cebolinha do neutro" que impedia a moto reconhecer que estava em ponto morto e portanto não dava a partida por conta do sistema de segurança que mencionei acima.
A garantia cobriu o custo da peça (R$60,00), mas não a vergonha em ver minha Té sendo guinchada.
Algum amigo do fórum já passou por problema semelhante????
Abraços.
Há cerca de 10 dias atrás tive um problema com a minha Ténéré 250 que me fez passar um "carão" danado. Fui ao trabalho com a minha neguinha pela manhã e no fim do dia, quando fui ligá-la para retornar à minha casa, nenhum sinal de partida. Nada....nenhum barulhinho sequer.
Observei que ao girar a chave de ignição o painel acendia normalmente....exceto a luz do neutro. Acionei o pedal de troca de marchas por acreditar que não havia deixado em ponto morto, mas nada da luz acender. Empurrei a moto pra frente para certificar-me se estava em ponto morto, o que se confirmou. Mas ainda assim nada da luz acender e nada de partida.
Acima mencionei o "carão" porque todo mundo do trabalho sabe do meu "xodó" com a Té e ficaram naquela gozação por estar ali "na mão". Realmente não poderia esperar uma "pane elétrica" numa motocicleta com apenas 1.200Km rodados. Sabem como é....a galera do trabalho não perdoa não, principalmente a turminha quem vem de CG's e scooters. Que vergonha!!!
Enfim, agradeci à Deus por ter Porto Seguro e acionei o guincho pra rebocar a moto. Após 30 minutos o reboque chegou e o "expert" da Porto disse que o problema era na bateria. Não acreditei e expliquei que a luz do neutro não acendia e pelo que conhecia da motocicleta há um dispositivo de segurança que a Té só liga quando estiver em ponto morto. Mas o cara não botou fé em mim e resolvei tirar o banco pra verificar a bateria. Bingo...ele estava errado, a bateria estava OK.
Solução...rebocá-la até minha casa pois já eram 20:00 horas e a concessionária estava fechada. No sábado levei-a também de guincho à concessionária para solução do problema (até porque a moto ainda está na garantia). Após 4 dias ficou pronta e segundo o chefe da oficina houve um problema na "cebolinha do neutro" que impedia a moto reconhecer que estava em ponto morto e portanto não dava a partida por conta do sistema de segurança que mencionei acima.
A garantia cobriu o custo da peça (R$60,00), mas não a vergonha em ver minha Té sendo guinchada.
Algum amigo do fórum já passou por problema semelhante????
Abraços.
- Helano
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
Cara que estranho, nunca ouvi falar sobre isso...
Porém, uma ressalva..... a Ténéré dá a partida sim com a moto engranada. Para isto, o descanso tem que estar levantado e a embreagem tem que estar acionada, pois são os dois pontos onde há sensores que impedem a partida.
Porém, uma ressalva..... a Ténéré dá a partida sim com a moto engranada. Para isto, o descanso tem que estar levantado e a embreagem tem que estar acionada, pois são os dois pontos onde há sensores que impedem a partida.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
Helano, fiz tudo isso que vc comentou e mesmo assim a Té sequer dava sinal de partida. Nada, nada!!!
- Helano
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
André, isso indica que algum dos sensores está com problema. Recomendo você dar uma lida nas páginas 3-18 e 3-19 do manual, tem tudo explicadinho lá.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
Helano e galera,
A Minha, com 780km, desde a saida da CC (onde paguei o 1º mico, querendo sair com o pedal abaixado e depois de deixar morrer, quis dar a partida com ela engatada) tbm não funcionou.
No transito, o motor apaga direto, e tenho q desengatar, liberar a moto e só assim dar a partida, senão não pega mesmo.
Estou extremamente arrependido de ter comprado essa moto.
Abçs
A Minha, com 780km, desde a saida da CC (onde paguei o 1º mico, querendo sair com o pedal abaixado e depois de deixar morrer, quis dar a partida com ela engatada) tbm não funcionou.
No transito, o motor apaga direto, e tenho q desengatar, liberar a moto e só assim dar a partida, senão não pega mesmo.
Estou extremamente arrependido de ter comprado essa moto.
Abçs
Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
Sscarpignato, existe algo errado com sua moto 1ª por estar morrendo pode ser injeção, qualidade do combustível etc.
Se ela morrer no transito basta pressionar o manete da embreagem e ele DEVERIA ligar novamente mesmo engatada, com o descanso abaixado ela liga desde que desengatada.
Apenas uma dica moto morrendo e um perigo!!! você pode facilmente cair se estiver saindo com a moto e ela morrer, veja isso assim que possível!
Se ela morrer no transito basta pressionar o manete da embreagem e ele DEVERIA ligar novamente mesmo engatada, com o descanso abaixado ela liga desde que desengatada.
Apenas uma dica moto morrendo e um perigo!!! você pode facilmente cair se estiver saindo com a moto e ela morrer, veja isso assim que possível!
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
A minha não liga de jeito nenhum se ela estiver engatada. Mesmo acionando a embreagem ela não liga. Só no neutro.
- Helano
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
Pessoal,
Um grande aliado do motociclista é o MANUAL DO PRORIETÁRIO. Ler o manual de uma ponta a outra e conhecer o equipamento que se tem em mãos é essencial. Por isso, insisto na sugestão anterior, leiam as páginas 3-18 e 3-19 do manual, lá tem todas as explicações, inclusive o que fazer se a moto não estiver ok.
Sscarpignato,
Sua moto provavelmente precise ajustar a marcha lenta, pois infelizmente os cabeções das concessionárias não fazem a porra da revisão de entrega e deixam a moto sair desresgulada..... sugiro também que você dê uma olhada no manual, pois tem todas as explicações sobre isso lá na página 6-20. Obs: o ajuste deve ser realizado com o motor QUENTE.
Abraços turma,
Helano
Um grande aliado do motociclista é o MANUAL DO PRORIETÁRIO. Ler o manual de uma ponta a outra e conhecer o equipamento que se tem em mãos é essencial. Por isso, insisto na sugestão anterior, leiam as páginas 3-18 e 3-19 do manual, lá tem todas as explicações, inclusive o que fazer se a moto não estiver ok.
Sscarpignato,
Sua moto provavelmente precise ajustar a marcha lenta, pois infelizmente os cabeções das concessionárias não fazem a porra da revisão de entrega e deixam a moto sair desresgulada..... sugiro também que você dê uma olhada no manual, pois tem todas as explicações sobre isso lá na página 6-20. Obs: o ajuste deve ser realizado com o motor QUENTE.
Abraços turma,
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
O motor desliga se o descanço lateral for abaixado, mesmo com a embreagem acionada e marcha engatada. Logo se ligar o motor em neutro com a embreagem acionada, descanso lateral abaixado... engate uma marcha e o motor morre - circuito elétrico é projetado pra isto.Sscarpignato escreveu:Helano e galera,
A Minha, com 780km, desde a saida da CC (onde paguei o 1º mico, querendo sair com o pedal abaixado e depois de deixar morrer, quis dar a partida com ela engatada) tbm não funcionou.
No transito, o motor apaga direto, e tenho q desengatar, liberar a moto e só assim dar a partida, senão não pega mesmo.
Estou extremamente arrependido de ter comprado essa moto.
Abçs
Está com dificuldade em partir o motor com a embreagem acionada e marcha engatada... regule o cabo da embreagem no manete, moto muito nova pra perder o tesaum pelo produto. São detalhes de regulagem.
- diegonunes
- Mestre+
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- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Problema na "Cebolinha" do neutro.
Esse problema da cebolinha tá acontecendo até na Kawasaki Versys.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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