A imagem abaixo mostra o Indicador de Marchas eletrônico GIpro X-Type, disponíveis em várias cores, e compatível com a Super Ténéré XT1200Z. É comum seus proprietários acionarem a embreagem na 6ª marcha para ter certeza que a última marcha está engatada. Este pequeno acessório evita isto de forma muito eficaz, além de sua instalação ser relativamente fácil.
Por ser uma motocicleta lançada a pouco tempo (2010 na europa), ainda não há muitos detalhes elétricos disponíveis sobre ela. Assim, depois de muito procurar na net como instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na ST e não encontrar, resolvi eu mesmo "fuçar" e instalar na tentativa e erro. O equipamento tem apenas 4 fios:
VERMELHO: Deve ser ligado no +12Vcc proveniente da ignição (pós-chave).
PRETO: Deve ser ligado ao TERRA (chassis) da motocicleta;
VERDE: Deve ser ligado ao Sensor do Virabrequim (RPM);
BRANCO: Deve ser ligado ao Sensor de Velocidade (aqui foi o maior problema pra descobrir...)
Pensei: como na minha ex.FZ6 eu encontrei fácil, na ST também deve ser... Doce ilusão. Acontece que a XT1200Z possui ABS e isso muda tudo. A ST possui 2 ECUS: uma do ABS e outra principal, da Motocicleta. Depois de muito estudar o esquema elétrico da ST, descobri que as informações provindas dos sensores de velocidade e RPM são processadas pela ECU do ABS e, posteriormente, enviadas à ECU principal. A ECU do ABS é que recebe os sinais provenientes dos sensores das rodas e transforma-os em pulsos. Estes pulsos são enviados à ECU principal da motocicleta e é através destes pulsos que o GIpro faz o cálculo de qual marcha está engatada.
A pergunta estonteante agora era: Quais são os 2 fios corretos (dentre os 60 da ECU principal) que ligam as 2 ECUs e têm os tão preciosos pulsos de Velocidade e RPM? Tudo está no esquema elétrico da motocicleta, mas não é tão simples assim de achá-los. Estudando um pouquinho mais o esquema elétrico da ST que encontra-se no GUIA DE SERVIÇO, encontrei os benditos.
O fio que possui os pulsos de Velocidade é o único totalmente AZUL do conector MAIOR da ECU principal. A este fio deve-se ligar o fio BRANCO do GIpro.
O fio que possui os pulsos de RPM é o único totalmente CINZA do conector MENOR da ECU principal. A este fio deve-se ligar o fio VERDE do GIpro.
Vejam as fotos abaixo e guiem-se pela figura esquemática dos conectores da ECU principal mais abaixo.
Penso que informações "suadas" como esta DEVEM ser compartilhadas com todos. Assim, ninguém mais precisa gastar um tempo precioso estudando e advinhando o que fazer.
Seguem as imagens na tentativa de ajudar ainda mais aos que se propuserem a instalar o GIpro em suas máquinas, o que particularmente recomendo.
A primeira coisa a fazer é retirar a tampa sob a qual se esconde a ECU principal que fica dentro da carenagem do lado direito de quem está sentado sobre a moto. Para isso, devem ser removidos 2 clips plásticos e um parafuso.
Esta é a ECU principal. Tenha cuidado no seu manuseio pois é uma peça delicada e cara que fica SOLTA sob a tampa plástica. Se cair ou bater pode ser danificada.
A ECU principal tem 2 conectores: um maior, à esquerda e outro menor, à direita.
Detalhe dos 2 conectores
O fio BRANCO do GIpro (Sensor de Velocidade) deve ser ligado ao único fio totalmente AZUL do conector MAIOR (fio 28 do esquemático abaixo - última foto)
O fio VERDE do GIpro (Sensor do Virabrequim - RPM) deve ser ligado ao único fio totalmente CINZA do conector MENOR (fio 11 do esquemático abaixo)
Esquema resumido de ligações
Resultado final
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Boa sorte!