Ténéré 250 com motor apagando

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por andregoes19 » 16 Fev 2011, 01:29

gostaria de contar uma experiencia.

eu fui andar na praia com a minha Tenere 250 e é obvio que passei pela agua do mar (passei varia vezes pela agua e a uma velocidade de 35km/h), mas nao sei porque minha moto morreu e nao quiz mais pegar. nao passei pela agua nem a meia roda, mas eu saia jogando muita agua pra cima.

o que sera que molhou pra acontecer isso?

o que eu sei foi que eu tive que botar ela pra pegar no tranco. sei que moto injetada nao pode botar pra pegar no tranco mais foi necessario.

quando ela pegou no tranco e eu soltava o acelerador ela morria e nao pegava. ai eu tive a ideia de regular a marcha lenta e ai ela depois de um 3º tranco pegou e nao morreu mais.

achei a moto um pouco fragio!!!

obs.: meu irmao tava comigo na Tenere 250 dele e aconteceu a mesma coisa.
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: TENERE MORRU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por andregoes19 » 16 Fev 2011, 01:34

um coisa que acontecia com a minha antiga lander era que qd eu andava na chuva com ela eu sentia que o giro do motor caia em comparacao ao que eu deixava na marcha lenta!!!

marcha lenta em 1300r/min

qd eu andava na chuva caia sozinha pra 1000r/min
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: TENERE MORRU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por msfazer » 16 Fev 2011, 08:55

Difícil dizer o que era sem ver o que estava acontecendo. Depois de seca ela passou a ligar normalmente?

Eu tive a fazer 250. Nunca tive esse problema, seja com chuva, lavando, passando em poças.... Nunca achei essa moto frágil. Eu sou de SP e, como se sabe, aqui não tem água do mar pra eu passar com a moto, hehehehehhe

Leva numa CC e explica pros caras. Talvez lá eles saibam te explicar melhor e te dar dicas de melhor uso.

Abs!

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: TENERE MORRU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por andregoes19 » 16 Fev 2011, 09:08

eu sei, vou na concessionaria e vou procurar explicações mas nao so por causa do passeio na praia mas tambem pelo fato do motor baixar o giro qd se anda na chuva!!!!
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: TENERE MORREU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por doug01n » 16 Fev 2011, 09:48

Já peguei umas 2 chuvas torrenciais aqui em sampa e não aconteceu nada de diferente...

Não coloquei na água pra testar ainda... mas em breve, se aparecer algum passeio com um riachozinho pra atravessar eu testo! hehe

Verifique qq possível folga na vela e cabo de vela.... pode ter entrado água e aí começa a falhar.
Administrador

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: TENERE MORREU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por andregoes19 » 16 Fev 2011, 10:14

primeira coisa que eu fiz foi o olhar a vela e ela estava seca-seca!!!!
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: TENERE MORREU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por msfazer » 16 Fev 2011, 12:11

Cara... vê essas possibilidades: Sensor do apoio lateral, ECU e o botão de start (menos provável).

Às vezes, a água do mar lascou com o sensorzinho. Por ter sal, ela se torna um ótimo condutor elétrico e pode ter feito o sensor entrar em curto. No manual de proprietário tem um procedimento para verificar se o sensor está legal. Dá uma pesquisada lá!

A ECU pode ficar confusa se a moto caiu. Aí é normal que vc tenha dificuldades de liga-la.

E, por fim, o botão do start pode estar com problemas. Mas aí, vc só teria dificuldade para ligá-la, mas ela não morreria.

Boa sorte e atualiza qdo resolver!

Abs!

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: TENERE MORREU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por andregoes19 » 16 Fev 2011, 15:26

galera a moto esta funcionando numa boa e logo no mesmo dia ja estava ligando normal e eu ja tinha colocado a marcha lenta no original em 1400r/min. o fato so ocorreu na hora que estava na praia e ai assim que cheguei em casa ela ja estava funcionando normal. acho que a agua que molhou o motor ja havia secado. o mecanico da concessionaria me disse que era porque com a agua o motor baixou muito a temperatura e ai nao conseguia ligar. quer dizer que se eu passar em um local alagado que nao atingiu nem meia roda entao a moto morre e nao liga? como eu estava com pressa nao quis nem discutir com o mecanico.

mas estou encucado com isso!!!!

mas quando passamos e molhou o motor no painel acendeu a luz do Neutro no painel tanto na minha tenere e na do meu irmao, mas tambem acontecia isso na minha antiga Lander e a gente andando normal com a marcha engatada e a luz de Neutro aceso no painel. qd andava um pouco sem passar pela agua a luz ia se apagando aos pouco, mas era so eu passar pela agua de novo que a luz voltava a acender!!!!
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: TENERE MORREU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por msfazer » 16 Fev 2011, 17:12

Sobre a CC, eu não levaria minha moto lá nem pra trocar o óleo. Se for pra deixar na mão desse mecânico que te contou essa historinha, prefiro fuçar eu mesmo! Quer dizer então que se vc for viajar, na sua cidade está sol e vc chega em outra cidade chovendo, tem de esperar passar a chuva senão a moto vai morrer na primeira poça?! Absurda essa explicação!

O problema é que o defeito não se manifestou mais, aí fica difícil dar um veredito. Mas eu apostaria no sensor do neutro ou sensor do apoio lateral. A água do mar deve causar algum problema pra eles. Eu se fosse vc, evitaria passar na água novamente.

rocktenere
Visitante
Visitante

Re: TENERE MORREU E NAO QUERIA PEGAR!!!!

Mensagem por rocktenere » 17 Fev 2011, 12:32

Pessoal a Tenere não é fragil não. Moro em Sampa e já peguei duas enchentes (agua cobrindo as rodas). Lugares onde carros e outras motos não passavam eu fui e passei normalmente, sem problemas, a moto não morreu, somente baixou um pouco a rotação mas não chegou a morrer, percebi ontem ao passar por um alagamento (agua até o meio da canela) ela baixou bem o giro (ficou em torno de 1000 rpm), dai quando cheguei em casa (em baixo de chuva) desliguei a moto e liguei novamente, pronto!!!! o giro voltou ao normal, sempre que vcs ligam suas motos vcs já deixam o corta corrente ligados? deixam a injeção fazer a leitura da moto? pois foi após essa leitura que a moto voltou ao giro normal.
Uma vez me explicaram que carro e moto com injeção, sempre que virar a chave tem que aguardar a leitura da injeção, para uma melhor performance.
Não sei se falei besteira porem pra mim até hoje funcionou.

abraços!!!!

Responder