Falha na partida

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Gabrielgasparini
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Falha na partida

Mensagem por Gabrielgasparini » 16 Jul 2019, 21:05

Boa noite, galera,
tive um problema recentemente com a moto e achava que era a bateria que estava fraca. Bom, não estava de todo errado...
Troquei a bateria mas ainda assim a moto não dá partida. A moto apresenta um barulho na partida.
Por não entender muito de mecânica e não saber ao certo o que pode ser, peço a ajuda de vocês para o que pode estar acontecendo.
Fiz um vídeo para que possam ver o que acontece...
https://youtu.be/H4Yk2iG3_dc" onclick="window.open(this.href);return false;

Detalhe: não acende a luz de injeção no painel. Simplesmente faz o barulho e não dá partida.

Desde ja agradeço :)

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Filipe S
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Re: Falha na partida

Mensagem por Filipe S » 16 Jul 2019, 21:46

Me parece ser o motor de partida.
G 650 GS 2010 (tratorzinho 😃)
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão 😆)
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)😥
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)😜
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão) 😬
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)😭

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Ander
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Re: Falha na partida

Mensagem por Ander » 16 Jul 2019, 22:07

Tem cara de motor/escovas da partida

Pedro Fritsch
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Re: Falha na partida

Mensagem por Pedro Fritsch » 18 Jul 2019, 06:57

Antes de retirar motor de partida, verifique se os fios estão
bem apertados e sem oxidação.
Relé de partida também dá problema.
Se fizer ligação direta no motor de partida e funcionar, o problema
está antes dele

Gabrielgasparini
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Re: Falha na partida

Mensagem por Gabrielgasparini » 27 Jul 2019, 14:32

Verifiquei os cabos e estavam ok. Fui tentar liga-la novamente depois de conferir os apertos, e ligou normalmente. Vai entender...
Obrigado a todos!

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ivnn
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Re: Falha na partida

Mensagem por ivnn » 28 Jul 2019, 15:08

Vc consegue ver se é escova de motor de partida com o seguinte procedimento (que servirá tb próxima vez que falhar)

1 - Engrene 1ª ou 2ª;
2 - suba o pezinho (com vc em cima da moto);
3 - puxe a embreagem;
4 - ligue a moto;
5 - aperte o botão de partida e mantenha-o pressionado.

Nesse momento normalmente o motor partiria. Mas vamos supor que não parta, e que o problema seja nas escovas. Nesse caso faça o seguinte:

6 - solte a embreagem, e
7 - empurre a moto de leve para trás.

Tudo isso com o botão de partida pressionado, e o motor de partida quieto.
Como o botão de partida está pressionado, o motor de partida está acoplado ao virabrequim. Quando vc dá um tranco para trás, esse movimento acaba indo até o motor de partida. Quando o problema é escova, isso costuma ser suficiente para fazer ela dar contato inicial, e aí já era. Ele parte.

Mas não é bom usar essa gambiarra continuamente. Usa como emergência, faz funcionar, e troca as escovas logo que der.

Pedro Fritsch
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Re: Falha na partida

Mensagem por Pedro Fritsch » 29 Jul 2019, 07:28

Gabriel, parece que o problema está na fiação,
como mencionei.
O reaperto resolveu momentaneamente.
Retire os cabos parafusados, lixe e passe limpa
contato. Retire as conexões da fiação, limpa contato
e verifique se todos se encaixam com firmeza.
Tive esse problema em moto e carros também.

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