Marca de óleo Boa

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Phelipe M.
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2019, 11:29
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Marca de óleo Boa

Mensagem por Phelipe M. » 08 Jul 2019, 11:35

Bom dia!
Peguei minha tenere 250 a pouco tempo.
Estava pensando em utilizar o óleo Motul 20w 50 conforme recomendado pelo fabricante.
No entanto surgiu a oportunidade de comprar o Gulf 20w50.
Alguém já usou essa marca de lubrificante, sabe me dizer se é Bom?
Desde já obrigado a todos.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Diney » 08 Jul 2019, 16:29

Phelipe, tem coisa errada ai, pois o oleo recomendado pelo Fabricante ( Yamaha do Brasil ) é o oleo Yamalube, porem conheco bem a Marca Motul e um otimo oleo, mas prefiro colocar o Yamalube semi-sintetico que um Motul mineral.

Enfim, o melhor custo beneficio e o oleo Yamalube, se puder colocar o semi-sintetico e fazer as trocas sempre com o filtro de oleo vc vai ter motor por muitos Kms.

A Minha e 2016 e esta com 53 mil kms e muita saude no motor.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Phelipe M.
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2019, 11:29
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Phelipe M. » 09 Jul 2019, 11:22

Diney escreveu:Phelipe, tem coisa errada ai, pois o oleo recomendado pelo Fabricante ( Yamaha do Brasil ) é o oleo Yamalube, porem conheco bem a Marca Motul e um otimo oleo, mas prefiro colocar o Yamalube semi-sintetico que um Motul mineral.

Enfim, o melhor custo beneficio e o oleo Yamalube, se puder colocar o semi-sintetico e fazer as trocas sempre com o filtro de oleo vc vai ter motor por muitos Kms.

A Minha e 2016 e esta com 53 mil kms e muita saude no motor.

Abs
Obrigado pela dica.
No manual da minha é recomendado 20w 50 ou 20w 40 que pelo que pesquisei é o mineral.

Phelipe M.
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2019, 11:29
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Phelipe M. » 09 Jul 2019, 11:27

Que aí neste caso não estou querendo sair da recomendação do fabricante. Só mudei a marca mais todas as especificações e as normas atendidas por ele são iguais às do Yamalube

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Diney » 10 Jul 2019, 11:25

Mas como te disse, eu prefiro colocar um Yamalube semi-sintetico que uma outra marca de oleo que seja mineral, vai proteger e lubrificar melhor.

A especificacao voce pode mudar se for para melhor, por exemplo sair do 20w50 e ir para o 10w40 semi-sintetico, o que nao pode e o fabricante espeficicar que a sua moto so pode usar o 10W40 semi-sintetico e vc colocar o 20w50 mineral.....
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Azeviche » 24 Mai 2023, 23:44

Boa noite pessoal, tentando ressuscitar este tópico após tanto tempo pois com certeza os confrades devem ter maiores informações sobre o Óleo de Motor Para Moto 15w50 4t 100% Sintético Gulf Powertrac.
Na minha Ténéré 250cc ano 10/11 tenho usado o óleo Petronas Sprinta 10w40 Sintético Moto 4t Jaso Ma2 mas gostaria de usar um óleo mais viscoso pois a minha moto já passou dos 101.000km e já precisei trocar a biela dela, algué pode informar se o óleo Gulf citado acima por mim é confiável? Sei que os top são o Motul 7100 e Castrol power racing mas os preços pra mim são inviáveis, gostaria de usar um que me atenda 100% sintético e com custo que eu possa pagar.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por SREELDIN » 26 Mai 2023, 07:03

Gulf é uma excelente marca, pode ir sem medo. Aqui em BH uso sempre o Motul, pq sempre está na mesma faixa de preço das demais marcas de primeira linha.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Azeviche
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Abr 2020, 18:58
Cidade onde mora: Salvador/Ba

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Azeviche » 08 Jun 2023, 00:19

SREELDIN escreveu:
26 Mai 2023, 07:03
Gulf é uma excelente marca, pode ir sem medo. Aqui em BH uso sempre o Motul, pq sempre está na mesma faixa de preço das demais marcas de primeira linha.
Obrigadíssimo querido, comprei estou aguardando chegar.
Vinícius Santana
Himalayan EFI 411 2021/2022 - Atual :sportbike:
Ténéré 250 2011 - roubada infelizmente
Fazer 250 roxa 2010/2011

Avatar do usuário
paulorl
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Jul 2023, 14:37
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por paulorl » 10 Jul 2023, 12:57

Peguei a moto agora, o óleo foi trocado pela loja e está clarinho, vou rodar um pouco e depois vou colocar Motul 5100, 15w50, semi-sintético. Já comprei por 65 reais o litro. Valor alto mas acredito que este seja um dos melhores óleos.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Marca de óleo Boa

Mensagem por Thiago_1100S » 13 Out 2023, 12:55

Cara sinceramente colocar óleo sintético na moto acho que é jogar sal em carne podre, muita grana desperdiçada para um motor que não foi projetado contando com esse óleo, o semi já é exagero, a Yamaha só passou a recomendar por parceria e não por necessidade, a moto foi projetada para óleo viscoso um óleo mais fino pode causar desgaste prematuro, ainda mais no Brasil que pegamos altas temperaturas.

Pego o exemplo da minha moto, peguei com 1000km, está com 102k km... troco óleo e filtro a cada 5k, desde de sempre uso o havoline pois compro de caixa direto da Texaco sai mais barato que Lubrax ultima vez que comprei custou 11,5 por litro, e ainda tenho para mais duas trocas.

Sempre usei 20w50 mineral ( pra quem conhece é o mesmo do yamalube), filtro de óleo o mais barato que tem, valflex comprei 25 filtros a 2 reais cada isso em 2014. A moto esta perfeita, quando fez 100k fiz uma mega revisão nela, válvulas ok, só foram reguladas duas vezes nunca deu problema, anéis não precisei nem mexer, nenhuma folga nem barulho no motor, embreagem mais de meia vida, abri e gastei com a junta.
Vai no óleo mineral, trocando no tempo certo é mais barato e não teria mexido na biela da moto com menos de 100k.

Desde 2014 até abril de 2019 a moto era utilizada todo dia, nesse período chegou a 98k, dps disso a empresa forneceu o carro, e eu tive que utilizar ele por um tempo, em 20 voltei a utilizar mais a moto, mas veio pandemia e agora é um ou dois dias presencial no mes, então de 20 a 23 rodei pouco mais de 3k.

A minha dica quando se trata de óleo, leia a ficha de segurança do óleo sempre, e a ficha do motor, quanto a viscosidades e temperaturas, isso evita cair em conto da marca ou da oficina, com isso não vai colocar nada inferior, e nem gastar dinheiro com óleo que tem uma viscosidade ou resistência a temperatura que não é necessária.

Pra quem tiver paciência, um causo onde uso meu exemplo, onde tive o a confirmação de que seguir a dica acima é o melhor:

Tenho uma moto de viagem, é uma 1100 com motor a ar a qual utilizo desde 2010 tem quase 100mil km rodado só de estrada é a moto que visitou Ushuaia garupado, que só acende o alerta de temperatura a 220ºc, então 200 é temperatura de funcionamento, e no transito ou dias quentes fica entre 190º e 200º fácil, no Brasil só um óleo comercializado mantém as propriedades nessa temperatura, o motul 7100, nenhum dos outros sintéticos mantém acima de 180º, e a maioria nos nacionais é 160º.
O óleo recomendado no manual não é comercializado aqui, até ai sem problema uso o importado que cumpre com as especificações de funcionamento do motor, em 2015, se não me engano, a marca veio para o pais, mas agora com motores novos, refrigeração liquida que tem temperatura de funcionamento próximo de 120º, tenho uma dessas tbm o alerta acende a 130º, com isso a marca fez uma parceria com uma marca que fabrica oleo aqui, e começou recomendar esse óleo no manual brasileiro, e só tem ele na autorizada.
Pelo tempo que faço parte co clube de proprietários cadastrado no pais de origem fui convidado pela marca a conhecer a maior cc deles no pais, e ganhei uma revisão "grátis", queriam colocar esse óleo na minha moto, dei uma aula de mecânica da moto no chefe da tal cc que fez um curso de 3 semanas na fabrica e não conhecia nada da moto, e de mecânica, fluidos e resistência de materiais. Falei que só deixaria colocar aquele óleo na minha moto, se ele me desse um documento assinado e reconhecido em cartório afirmando que a minha moto que tem funcionamento padrão próximo de 200ºC não sofreria nenhum dano com um óleo que aguenta no máximo 160ºC, e se ocorresse qualquer desgaste prematuro decorrente de falta de lubrificação eles dariam garantia total. Como esperado recusaram, e como já tinham drenado o óleo, tiveram que comprar em uma autopeça o óleo que eu utilizo, e fui convidado a não mais levar minha moto na oficina deles.
Esse ano tive a oportunidade de visitar a fabrica matriz da marca, eles me perguntaram como foi a minha experiência na cc, pois eles encaminharam o convite e não a representante nacional, e contei em detalhes o caso, dps de 8 anos recebi um pedido de desculpa ganhei alguns brindes... e agora tenho 2 revisões grátis "da revisão cara", na outra moto que comprei da marca e já estava fora de garantia pelo idade.
Na minha moto de viagem uso o 10w40, poderia colocar o 15w50 tbm, porem além de mais caro, nas viagens que faço para locais frios teria que colocar o 10w40, o que seria desperdício pois se perde uma troca de óleo para fazer corretamente a troca de viscosidade.

Qualquer motor de moto que apresente desgaste com menos de 150k km rodado, ou foi usado além do limite (faixa vermelha de giro), ou usou óleo errado, ou tem algum defeito por falha ou proposital no caso da atual CG que tem peças de pior qualidade para aumentar a rentabilidade da autorizada nas manutenções.
Carro é p rodar mais de 200 sem precisar abrir. (o carro da família eu sou o resp pela manutenção desde que comecei a me interessar pelo assunto, 250k e a vez que abri o motor p ver qnd estava com 200k, todas as buchas e medidas ainda acima de 50% conforme manual de medidas, troquei pq estava aberto, mas esse só abre de novo quando apresentar algum problema ou quando fizer 500k.
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Responder