Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
lucasmarx
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Out 2017, 01:01
Cidade onde mora: Vale do Paraíba/SP

Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por lucasmarx » 03 Out 2018, 09:43

Bom dia, boa tarde, boa noite!
Comprei uma Ténéré 250 em fevereiro deste ano! Meu único contato com motos havia sido na auto escola e acabei comprando a moto sem levar ao mecânico e nem ao mesmo dar uma volta nela pois não sabia pilotar.

A Gorda (como a chamo) é ano 2013, na época com 57.000 kms rodados que de acordo com o vendedor uns 40k foram de rodovia (ia bastante pro sul, Argentina e tal) disse também que a relação estava recém trocada, enfim, comprei no impulso pois aparentemente estava bem conservada e foi amor a primeira vista, até então o amor está sendo recíproco :lol: , só tive que trocar a bateria.
Andei até então 3.600km (60.600km total) com ela, em trajetos não excedentes a 20km, exceto no primeiro mês com a moto que subi o Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal (40km) e quase fui com a minha namorada pro chão por causa de um buraco :? .

Como é meu primeiro veiculo, e não tenho experiência nenhuma em manutençao, vou levá-la para uma revisão e aí já vem a minha primeira dúvida, levo em uma concessionária Yamaha ou em um mecânico mesmo?

Tenho medo de me fazerem gastar muito acima do necessário ou não olharem o que precisa, por eu não saber explicar. Existem alguns problemas recorrentes nesta marca dos 60.000km que devo pedir para que verifiquem?

Pretendo começar a viajar com ela, inicialmente pequenos trajetos, grande parte aqui para Ubatuba, 100km de casa, com um trecho de serra bem tenso: cotovelos, neblina, chuva, estreita e bem íngreme. De carro sem problemas mas tenho medo de descer com a moto pesada (garupa, baú e mochila) e sem saber como ela vai se comportar, existe algum ajuste, modificação ou verificação que seria bom eu aproveitar a ida ao mecânico para fazer?

Bom, é isso. Peço desculpas se o texto ficou longo ou confuso.
Obrigado, galera! Abaixo uma foto da Gorda (:


Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por fjruthes » 03 Out 2018, 13:13

Pesquisa ai na sua cidade e leva em uma oficina de confiança.. Perguntar para outros motociclistas é o mais assertivo para saber uma oficina boa..

Levando lá.. Pede para fazer uma revisão completa...

A M.O vai ser em torno de 250 pilas + as peças que precisar trocar, se não precisar trocar nada, é só óleo e filtro.

Se o dono anterior mantinha a manutenção em dia, não terá nenhuma susto...

No mais... Tanque cheio e bora rodar.
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por SREELDIN » 04 Out 2018, 08:23

Isso mesmo Lucas, o ideal é procurar uma oficina de confiança, na concessionária uma revisão dessa kilometragem não vai sair por menos de 500 reais.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Abraço!!!
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por Davrison » 04 Out 2018, 08:28

Das coisas que precisa olhar, eu pediria somente que o mecânico desse uma olhada nos rolamentos da roda traseira.
Alguns lotes tiveram problema em que o rolamento ficava folgado dento do cubo e com o tempo foi desgastando devido o atrito e no fim era necessário trocar todo o cubo. Se o problema estiver no inicio dá pra recuperar o cubo.
Mas não fique bitolado, não são todas que isso acontece. Mas, já vai fazer uma revisão na moto não custa dar uma checada.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por --V8-- » 04 Out 2018, 20:42

Parabéns pela aquisição amigo.

Sobre descer a serra de Taubaté à Ubatuba, pode descer tranquilo. Naquele trecho final que as curvas são cotovelos, jogue uma segunda marcha e deixe o freio motor ir trabalhando e vá descendo devagar que não terá sustos.

Antigamente morava em Lorena e vira e mexe no domingo eu descia para Ubatuba por esta serra.
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

lucasmarx
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Out 2017, 01:01
Cidade onde mora: Vale do Paraíba/SP

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por lucasmarx » 05 Out 2018, 11:57

Muito obrigado pelas respostas, galera!

Falei com o antigo dono e ele me passou a oficina que ele levava, vou levar lá hoje. Vocês acham bom eu ver com ele pra colocar aquele aeroquip pra eu pegar as serras mais tranquilo ou não tem tanta importância assim?
Outra dúvida é sobre a autonomia, andei vendo e a minha está abaixo da média da galera, tô fazendo no máximo 27 km/l andando no trânsito do centro da minha cidade. Isso é mais devido à forma que estou pilotando ou tem alguma alteração que pode me ajudar a andar mais com menos?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Paulo Y. Fujihara
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Abr 2018, 20:34
Cidade onde mora: Ibiúna/SP

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por Paulo Y. Fujihara » 05 Out 2018, 19:46

lucasmarx escreveu:Muito obrigado pelas respostas, galera!

Falei com o antigo dono e ele me passou a oficina que ele levava, vou levar lá hoje. Vocês acham bom eu ver com ele pra colocar aquele aeroquip pra eu pegar as serras mais tranquilo ou não tem tanta importância assim?
Outra dúvida é sobre a autonomia, andei vendo e a minha está abaixo da média da galera, tô fazendo no máximo 27 km/l andando no trânsito do centro da minha cidade. Isso é mais devido à forma que estou pilotando ou tem alguma alteração que pode me ajudar a andar mais com menos?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

27km por litro acho que está bom.
São mais de 400km de autonomia.

Na minha consigo até 32 se for na maciota. Algo entre 75 e 85 km hora
Sem retomada brusca. Andado na boa mesmo.
Se enrolar o cabo faço 21 km litro.
Atual NC 750X
CB1300SF * Teneré 250
CBX750Four * NX 150
CB450DX
CB450
XLX250R
XL125

rmarx
Usuário
Usuário
Mensagens: 119
Registrado em: 24 Ago 2015, 09:42
Cidade onde mora: Palmas/TO

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por rmarx » 23 Out 2018, 14:09

É a mesma média da minha 13/14. Já tentei trocar macha a 5000 rpm... subiu p/ 29, mas é uma condução chata p/ mim rss. As flex bebem menos.
lucasmarx escreveu:Muito obrigado pelas respostas, galera!

Falei com o antigo dono e ele me passou a oficina que ele levava, vou levar lá hoje. Vocês acham bom eu ver com ele pra colocar aquele aeroquip pra eu pegar as serras mais tranquilo ou não tem tanta importância assim?
Outra dúvida é sobre a autonomia, andei vendo e a minha está abaixo da média da galera, tô fazendo no máximo 27 km/l andando no trânsito do centro da minha cidade. Isso é mais devido à forma que estou pilotando ou tem alguma alteração que pode me ajudar a andar mais com menos?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Comprei uma Ténéré usada, primeira ida ao mecânico.

Mensagem por hdbatistela85 » 23 Out 2018, 15:31

Leva numa oficina de confiança, pede pra trocar oleo, filtro de oleo e vela, dar uma olhada no filtro de ar , se eu fosse vc esqueceria esse negocio de aeroquip, pode viajar tranquilo

Responder