ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por Thales » 05 Mar 2018, 20:24

Moderadores,

Abri este novo tópico por não haver encontrado qualquer outro que tratasse especificamente deste problema.
_________

Amigos do fórum,

Precisarei substituir o acionador da corrente de comando da minha Tenere 2014. Está claro que ele é a origem de um barulho estranho que tive no motor há alguns dias. O mecânico aumentou um pouco a tensão da mola para que eu pudesse rodar até que providenciasse a compra da nova peça. O barulho sumiu.

Minhas dúvidas são:

Posso andar com este acionador com a esta alteração que foi feita em sua mola?

Devo descartar os tais acionadores catracados a fim de evitar danos futuros ao comando de válvulas? Li esta advertência em algum lugar. O acionador original automático custa inacreditáveis 450 reais na css. Não existe acionador automático paralelo. Os paralelos são catracados e custam uma ínfima fração deste valor.

Obrigado.

rafaelff
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Fev 2014, 19:49
Cidade onde mora: Montes Claros - MG

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por rafaelff » 12 Mar 2018, 23:10

Cara, quanto a primeira pergunta, pode andar sim, o ajuste apenas aumenta a pressão na mola, mas ela continua funcionando, desde que o ajuste tenha sido pequeno, se ele torceu até o final troca logo.
Sobre os esticadores catracados eu não indico. A corrente de comando tem tensões variáveis de acordo com o funcionamento do motor, hora estica e hora alivia, o tensor automático por ter uma mola consegue variar sua haste, mantendo a corrente sempre no tensionamento ideal. O catracado não, ele mantém uma tensão fixa, não aliviando quando necessário. Funciona por um tempo, mas vai diminuir a vida útil da corrente e dos tensores, economiza agora e a facada vem pior depois.

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por ventania » 13 Mar 2018, 17:47

Esse tensor catracado diz meu mecanico que estraga a guia. Agora que guia é essa ali dentro eu não sei. Guia de valvulas, será isso? O prejuízo diz ele, será muito maior do que usar o tensor original ou algum paralelo de boa marca sem ser catracado.

rafaelff
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 14 Fev 2014, 19:49
Cidade onde mora: Montes Claros - MG

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por rafaelff » 13 Mar 2018, 21:31

Os guias(8 e 3) servem para manter a corrente fixa e tensiona-la, é através dele que o esticador tensiona a corrente.

[img][/img]

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por ventania » 23 Mar 2018, 16:46

Obrigado Rafael. :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por Nixal » 26 Nov 2019, 18:15

Nesse ajuste ele cortou a mola do tensionador ?
Igual esse processo aqui:
A minha está maior barulho da corrente de comando batendo.
Thales escreveu:
05 Mar 2018, 20:24
Moderadores,

Abri este novo tópico por não haver encontrado qualquer outro que tratasse especificamente deste problema.
_________

Amigos do fórum,

Precisarei substituir o acionador da corrente de comando da minha Tenere 2014. Está claro que ele é a origem de um barulho estranho que tive no motor há alguns dias. O mecânico aumentou um pouco a tensão da mola para que eu pudesse rodar até que providenciasse a compra da nova peça. O barulho sumiu.

Minhas dúvidas são:

Posso andar com este acionador com a esta alteração que foi feita em sua mola?

Devo descartar os tais acionadores catracados a fim de evitar danos futuros ao comando de válvulas? Li esta advertência em algum lugar. O acionador original automático custa inacreditáveis 450 reais na css. Não existe acionador automático paralelo. Os paralelos são catracados e custam uma ínfima fração deste valor.

Obrigado.

Maxsuel
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Dez 2019, 15:40
Cidade onde mora: Caruaru

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por Maxsuel » 01 Dez 2019, 16:24

Boa tarde, minha Ténéré apresenta um barulho de batidas dentro do motor, como comprei a pouco não sei bem se é normal esse barulho ou se seria algo a ver com o acionador. O barulho aparece em baixas rotações, principalmente ao passar por por quebra molas, e consiste em batidas, que aumentam assim que aumento a rotação depois somem. Alguém sabe a origem desse barulho?

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por Nixal » 12 Mai 2020, 17:47

Maxsuel escreveu:
01 Dez 2019, 16:24
Boa tarde, minha Ténéré apresenta um barulho de batidas dentro do motor, como comprei a pouco não sei bem se é normal esse barulho ou se seria algo a ver com o acionador. O barulho aparece em baixas rotações, principalmente ao passar por por quebra molas, e consiste em batidas, que aumentam assim que aumento a rotação depois somem. Alguém sabe a origem desse barulho?
Resolveu ?
Foi o mesmo caso que citamos acima ? A minha ainda não mexi kkk

William Alves
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2020, 15:40
Cidade onde mora: Ribeirão Preto SP

Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO

Mensagem por William Alves » 15 Nov 2020, 02:31

A minha está apresentando o mesmo barulho, o foda é que ela é 2014 tem só 4mil km. Muito cedo pra aparecer esse barulho nao acham? Meu mecânico falou q esse barulho é normal desse motor, será?

Estou pensando em apertar esse parafuso do tencionador pra ver se resolve o problema, porém estou com medo de q isso afete algo a longo prazo.

Responder