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MensagemEnviado: 25 Ago 2016, 11:45 
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Bom dia,

Sei que existem n topicos sobre pneus e roda aqui, mas nao encontrei especificamente oque desejo. Minha moto ta bem nova ainda, mas pelos depoimentos, os aros costumam abandonar esse mundo prematuramente.

Entao gostaria de colocar de aluminio, mas passar a traseira para 17, igual na Sahara/Falconeta, utilizando aros de aluminio e raios em inox. Qual raio e qual aro ( de que moto ) usar nessa adaptaçao? Fiz o calculo, o pneu 140/80R17 mantem mais ou menos a mesma circunferencia do 120/80R18, seria para usar Pirelli Scorpion Trail nessa medida na traseira e 90/90R21 na dianteira. Sera que o comportamento da moto vai ficar bom?

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XT250z Tenere 250 2016 Cinza Fosco

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Editado pela última vez por FabioSp em 14 Nov 2016, 17:53, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 25 Ago 2016, 12:46 
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Bom, fussando percebi que a Lander X usa aro 17 na traseira ( na verdade em ambas as rodas ). Parece que LanderX, Lander e Ténéré usam o mesmo cubo. Portanto posso ir na concessionaria, comprar um aro e raios da Lander X e montar normalmente na Ténéré. Procede?

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MensagemEnviado: 25 Ago 2016, 13:09 
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cara pelo que entendo sim, mas se vc colocar um pneu mais largo ela ficara mais pesada para curvar...

agora a dúvida, pra que reduzir o tamanho da roda?.. uma das vantagens da tenere é justamente as rodas maiores..


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MensagemEnviado: 25 Ago 2016, 13:13 
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Pneu. Queria um 100% on, com as rodas originais daria para usar Scorpion Trail na frente, 90/90R21, mas na traseira teria que ser SportDemon. Ja com a roda 17 atras, daria para colocar Scorpion Trail nas duas rodas e no final, com a medida 140/80 a circunferencia final do pneu é praticamente a mesma.

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MensagemEnviado: 25 Ago 2016, 14:07 
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Fabio , venha um sabado dar um passeio pela rua General Osorio em SP , voce irá encontrar alguns lugares que só montam rodas,basta voce comprar o aro da sua preferencia , um jogo de raios e montar no cubo da roda original , agora se quiser ter uma roda reserva ,alem dos raiso e do aro compra o cubo tambem , muita gente fez isso na modinha das motard ...

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MensagemEnviado: 25 Ago 2016, 17:52 
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FabioSp escreveu:
Pneu. Queria um 100% on, com as rodas originais daria para usar Scorpion Trail na frente, 90/90R21, mas na traseira teria que ser SportDemon. Ja com a roda 17 atras, daria para colocar Scorpion Trail nas duas rodas e no final, com a medida 140/80 a circunferencia final do pneu é praticamente a mesma.


circunferencial igual não vai alterar o a velocidade, mas a banda mais larga vai mudar o peso da moto nas curvas...se quer 100% on pega as rodas na lander x...


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MensagemEnviado: 14 Nov 2016, 17:56 
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Bom galera, acabando o pneu traseiro ja estou decidido, vai para aro 17 e pneu 130/80R17 ( Scorpion Trail ), o diâmetro final é praticamente o mesmo. Se não pegasse em nada, colocaria 150/70R17, ai sim ficaria a circunferencia perfeita, 1% de diferença em relação ao original...

E na dianteira? Sera q entra 100/90R19 com aro 19? Nao quero motard, mas meio copiando medidas da Vstrom...

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MensagemEnviado: 14 Nov 2016, 20:28 
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Talvez o questionamento mais logico seria: Voce quer uma tenere ? Nao quero parecer que estou te julgando, mas alterar os aros de uma moto com perfil mais trail (21 na dianteira e 18 na traseira) pode quebrar por completo a ciclistica e as caracteresticas da moto, alem de naturalmente foder com velocimetro e odometro como efeito secundario.
pneus mais largos afetam inclusive curvas, e consumo de combustivel.

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MensagemEnviado: 18 Dez 2017, 12:05 
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Ressucitando topico:
Pesquisei as medidas de aros de alumínio para montar uma configuração 17t x 19d:
Dianteira 1.85x19 com pneu 90/90-19
(Crosser)
Traseira 2.50x17 com pneu 130/80-17

No caso eu usaria mesmo os Metz Tourance.
A dianteira vai ficar praticamente o mesmo peso, teoricamente, pois é mais facil "quebrar" o movimento giroscópico de uma roda 19 do que na 21, apesar de ser 10mm mais largo.
A moto é boa, mas para uso prioritariamente asfalto, uma roda 19 eu acho melhor.
Digo isso porque minha finada TDM225 usava essa medida na dianteira e nao ficava tao solta na estrada.
É a receita que vou fazer quando tiver que trocar os pneus. Inclusive da pra usar ou o paralama dianteiro da Crosser ou da TDM, para nao ficar com aspecto de gambiarra...

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MensagemEnviado: 19 Dez 2017, 14:20 
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Repetindo um post meu em outro tópico :

Eu também entrei na onde de usar pneus mais largos ... Fiz a mudança no ano passado e apos de mais de 3 meses usando a moto posso afirmar que eu não me arrependo. Ficou muito bom.

Note que não é só trocar o pneu, tem que trocar o aro também. Coloquei aro 19 na dianteira e 17 na traseira para poder usar os pneus que eu queria Metzeler Tourance 100/90-19 57s , diagonal na dianteira e 130/80-17 65S diagonal na traseira. São os mesmos pneus da Honda 700 Transalp , so que na versão com câmera para ficar mais barato.

Voltando aos aros, como coloquei pneus maus largos, coloquei aros mais largos também. Na dianteira aro 19x215 e na traseira aro 17x300, marca Tree Heads de alumínio, porque foi a unica que eu achei com estas medidas. A largura do aro é extremamente importante para que o pneu realmente pareca mais largo. Para escolher um usei uma tabela que consegui aqui no fórum mesmo.

Para aqueles que torcem o nariz falando que a moto fica mais baixa e etc, como os pneus usados tem perfil mais alto que os originais, a diminuição do diâmetro do aro foi compensada pelo acréscimo na altura do pneu . Quanto ao erro no velocímetro em relação ao original verifiquei que ficou quase imperceptível , menos de 1% de erro.

Mas e os raios ? Basta usar os raios da crosser na dianteira e o da lander X na traseira. Aproveitei para colocar de inox 4 mm .

As adaptações necessárias foram em relação ao paralama dianteiro que teve que ter a sua fixação feira por fora e usando parafusos allen de perfil baixo. Na traseira o protetor de corrente teve que ter a face interna próxima ao pneu removida para evitar contato com o pneu, mesmo sendo só 130. Isto ocorre devido ao aro mais largo.

Fazendo esta adaptação eu percebi como o parafuso interno do paralama dianteiro é mau projetado. Devido ao uso de uma porca muito grande o parafuso original fica muito próximo do aro original. Na minha opinião fica ate perigoso de ter algo enroscado ali e ter a roda travada ...

Resumindo :

Dianteira :
Aro 19x215 de alumínio Tree Heads
Raios da crosser de inox. Usei 4mm para experimentar e achei que ficou bom.
Pneu Metzeler Tourance 100/90-19 57s , diagonal com câmera que aproveitei para colocar reforçada de 5 mm rinaldi.
Fixação interna do paralama por fora e troca do parafuso por parafuso allen de perfil baixo que deve ser fixado de dentro para fora.

Traseira :
Aro 17x300 de alumínio Tree Heads
Raios da Lander X de inox, também usei de 4 mm
Metzeler Tourance 130/80-17 65S, diagonal com câmera que aproveitei para colocar reforçada de 5 mm rinaldi.
Retirada da face interna do protetor de corrente próxima ao pneu com uma lima.

Seguem as imagens :

https://drive.google.com/file/d/0B36hsr ... sp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B36hsr ... sp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B36hsr ... sp=sharing


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