Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
RMVilla
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
Cidade onde mora: Taubaté/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por RMVilla » 10 Set 2017, 10:26

RMVilla escreveu:
MaxxTazzi escreveu:
RMVilla escreveu:Minha Té chegou nos 25mil km, e ainda com as pastilhas originais (com pouco menos de meia vida ainda), mas como o fluido tá com cara de estragado, quero trocar tudo, fluido e pastilhas, pra ver se o freio deixa de ser tão ruim, principalmente atrás.

Pelo que li aqui, as marcas boas de pastilhas no mercado de reposição são Fischer e Potenza, correto? As originais na concessionária estão muito caras.

Também vou sangrar todo o fluido velho e substituir pelo DOT 5.1. Alguém já fez esta experiência?
Tudo que comentou é o indicado.

Sim, as Fisher e Potenza foram as que mais gostei. Sobre o fluido sim, se puder troque. O ponto de ebulição dele é muito maior que o original.
Valeu!!
Bom, troquei o fluido em ambos os freios pelo 5.1. As pastilhas dianteiras continuam sendo as originais, mas a frenagem melhorou perceptivelmente.
Na traseira tirei as originais que estavam ainda pela metade mais ou menos e botei as Fischer, e o resultado foi impressionante. Agora posso dizer que tenho freio traseiro......

Acredito mesmo que havia algo errado com o freio traseiro, ou as pastilhas originais tinham estragado, ou o fluido estava com problemas, porque a melhora foi fenomenal. Claro qie ainda é o freio da Té, pouco eficiente, mas antes ele simplesmente não freava. Agora tá "normal".

Roberto "VILLA"

MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km

Matavel
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 23 Jan 2014, 19:25
Cidade onde mora: BHte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Matavel » 28 Set 2017, 15:41

Guilherme.TS escreveu:Pessoal,boa noite.

Troquei o meu freio dianteiro por um da Fisher (o mesmo da Lander 250)..

Segundo o mecanico é o mesmo modelo..

Não faz nem 1500 km que eu troquei o freio e ele fica "arranhando" no disco.. na vdd faz um barulho desgraçado a cada freiada que dou.. e só vai aumentando cada vez mais.

Como me indicaram esses dias, tirei o freio da moto e dei uma lixada na pastilha para ver se resolvia.. porém, diminuiu um pouco mas ja está voltando a fazer barulho...

Também reparei que o freio está gastando as beiradas.. possivelmente isto não deve ser comum.. enfim..

Alguem ja passou por isso? O que pode ser feito?

Valeu.
Fala Guilherme,
Eu troquei as pastilhas do freio traseiro e estavam exatamente desse jeito. Nas freadas fazia um barulho infernal, parecia ferro com ferro. Tirei as pastilhas e lixei umas dez vezes, já havia retirado as quinas e cheguei a fazer os sulcos como as originais e nada resolvia. Retornei as originais, invertendo a ordem delas para durar mais uns km.
Mandei um e-mail para a Fischer com foto do modelo e lote de fabricação. Na resposta, disseram que houve um problema de matéria-prima durante a fabricação do meu lote e que iriam trocar as pastilhas sem custo, bastando eu levar na loja que comprei. O problema é que paguei em dinheiro, não tenho mais o cupom fiscal e nem me lembro do dia para pesquisarem (risos), ou seja, vou comprar uma outra pastilha, mas será de outra marca para não arriscar mais.

Valeu.
_____________________
Ricardo Matavel - Nothing Else Matters

Pedro nicolsky
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Jun 2015, 12:45
Cidade onde mora: Belo horizonte/mg

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Pedro nicolsky » 13 Out 2017, 09:13

Galera estou querendo usar o Óleo Lubrificante Lubrax Tecno Moto 10w-40 alguém já utilizou na tenere 250 ele ?
Na verdade tenho uma bmw gs 650 e nela utilizo ele e pela especificação acho que pode ser utilizada na tenere 250 tbm.
Mas como não tenho certeza fico com receio, pois sempre utilizei o yamalube 20w-50 nela até hj tenere ano 2015 a minha.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 13 Out 2017, 11:12

Pedro nicolsky escreveu:pela especificação acho que pode ser utilizada na tenere 250 tbm.
Não entendi, Pedro. A especificação é bem clara: um é 10w40 e outro 20w50. São bem diferentes.
Continue usando o Yamalub 20w50, conforme o manual. Ou o Havoline 20w50, que é exatamente o mesmo óleo, mudando apenas a embalagem.
:thumbup:

OsvaldoTNeto
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Ago 2016, 22:41
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por OsvaldoTNeto » 06 Nov 2017, 20:54

Fala galera.

Vou compartilhar a experiência que tive com as pastilhas de freio Potenza semi sintéticas PTZ202XT (dianteira) e PTZ152XT (traseira). Coloquei ambas na minha moto com 20.000 km, e agora com 45.000 km com elas, troquei e constatei que não agrediram quase nada os discos de freio, com exceção do desgaste natural. Nestes 25.000 km de uso, ambas não fizeram nenhum barulho sequer, sempre tendo uma ótima frenagem tanto em dias normais, como em dias chuvosos (claro, a frenagem diminui, mas bem pouco).

Lembro de ter travado a roda traseira umas 5 vezes, mas todas por dar aquela errada básica no pé, sem prejuízos ou culpas da pastilha.

Ressalto que troco o fluído de freio rigorosamente a cada 10.000 km, sempre usando DOT 5.1 Motul ou Varga (TRW).

Paguei no conjunto das pastilhas (dianteira e traseira) R$ 48,90 no mercado livre.

Abaixo segue a foto do novo jogo que estou usando. A dianteira é de Kevlar e a traseira é a mesma semi-metálica. Assim que usar alguns bons km, dou um retorno aqui no post.


Novo jogo de pastilhas
http://bit.ly/2hakq8I
Viver é como andar de moto. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio

IgorMM
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Dez 2016, 09:57
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por IgorMM » 27 Nov 2017, 11:01

OsvaldoTNeto escreveu:Fala galera.

Vou compartilhar a experiência que tive com as pastilhas de freio Potenza semi sintéticas PTZ202XT (dianteira) e PTZ152XT (traseira). Coloquei ambas na minha moto com 20.000 km, e agora com 45.000 km com elas, troquei e constatei que não agrediram quase nada os discos de freio, com exceção do desgaste natural. Nestes 25.000 km de uso, ambas não fizeram nenhum barulho sequer, sempre tendo uma ótima frenagem tanto em dias normais, como em dias chuvosos (claro, a frenagem diminui, mas bem pouco).

Lembro de ter travado a roda traseira umas 5 vezes, mas todas por dar aquela errada básica no pé, sem prejuízos ou culpas da pastilha.

Ressalto que troco o fluído de freio rigorosamente a cada 10.000 km, sempre usando DOT 5.1 Motul ou Varga (TRW).

Paguei no conjunto das pastilhas (dianteira e traseira) R$ 48,90 no mercado livre.

Abaixo segue a foto do novo jogo que estou usando. A dianteira é de Kevlar e a traseira é a mesma semi-metálica. Assim que usar alguns bons km, dou um retorno aqui no post.


Novo jogo de pastilhas
http://bit.ly/2hakq8I
Bom dia!

Essas pastilhas são compativeis com as Tenere de modelo 2017? Li em alguns locais que seriam apenas até os modelos 2015.

Obrigado.

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Andre Aliardi » 29 Nov 2017, 03:00

IgorMM escreveu:
OsvaldoTNeto escreveu:Fala galera.

Vou compartilhar a experiência que tive com as pastilhas de freio Potenza semi sintéticas PTZ202XT (dianteira) e PTZ152XT (traseira). Coloquei ambas na minha moto com 20.000 km, e agora com 45.000 km com elas, troquei e constatei que não agrediram quase nada os discos de freio, com exceção do desgaste natural. Nestes 25.000 km de uso, ambas não fizeram nenhum barulho sequer, sempre tendo uma ótima frenagem tanto em dias normais, como em dias chuvosos (claro, a frenagem diminui, mas bem pouco).

Lembro de ter travado a roda traseira umas 5 vezes, mas todas por dar aquela errada básica no pé, sem prejuízos ou culpas da pastilha.

Ressalto que troco o fluído de freio rigorosamente a cada 10.000 km, sempre usando DOT 5.1 Motul ou Varga (TRW).

Paguei no conjunto das pastilhas (dianteira e traseira) R$ 48,90 no mercado livre.

Abaixo segue a foto do novo jogo que estou usando. A dianteira é de Kevlar e a traseira é a mesma semi-metálica. Assim que usar alguns bons km, dou um retorno aqui no post.


Novo jogo de pastilhas
http://bit.ly/2hakq8I
Bom dia!

Essas pastilhas são compativeis com as Tenere de modelo 2017? Li em alguns locais que seriam apenas até os modelos 2015.

Obrigado.
Não é compatível, a pastilha da frente mudou no modelo 2016, a traseira continua a mesma. Agora a pastilha dianteira da Tenere é a mesma da Crosser

Aqui tem um anuncio do kit de pastilhas, inclusive comprei nesse anuncio e to esperando chegar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 80-152-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Ténéré 250 2016 Cinza

IgorMM
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Dez 2016, 09:57
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por IgorMM » 29 Nov 2017, 10:26

Andre Aliardi escreveu:
IgorMM escreveu:
OsvaldoTNeto escreveu:Fala galera.

Vou compartilhar a experiência que tive com as pastilhas de freio Potenza semi sintéticas PTZ202XT (dianteira) e PTZ152XT (traseira). Coloquei ambas na minha moto com 20.000 km, e agora com 45.000 km com elas, troquei e constatei que não agrediram quase nada os discos de freio, com exceção do desgaste natural. Nestes 25.000 km de uso, ambas não fizeram nenhum barulho sequer, sempre tendo uma ótima frenagem tanto em dias normais, como em dias chuvosos (claro, a frenagem diminui, mas bem pouco).

Lembro de ter travado a roda traseira umas 5 vezes, mas todas por dar aquela errada básica no pé, sem prejuízos ou culpas da pastilha.

Ressalto que troco o fluído de freio rigorosamente a cada 10.000 km, sempre usando DOT 5.1 Motul ou Varga (TRW).

Paguei no conjunto das pastilhas (dianteira e traseira) R$ 48,90 no mercado livre.

Abaixo segue a foto do novo jogo que estou usando. A dianteira é de Kevlar e a traseira é a mesma semi-metálica. Assim que usar alguns bons km, dou um retorno aqui no post.


Novo jogo de pastilhas
http://bit.ly/2hakq8I
Bom dia!

Essas pastilhas são compativeis com as Tenere de modelo 2017? Li em alguns locais que seriam apenas até os modelos 2015.

Obrigado.
Não é compatível, a pastilha da frente mudou no modelo 2016, a traseira continua a mesma. Agora a pastilha dianteira da Tenere é a mesma da Crosser

Aqui tem um anuncio do kit de pastilhas, inclusive comprei nesse anuncio e to esperando chegar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 80-152-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Entendi, então as traseiras são as mesmas para todos os modelos e só a dianteira que mudou? Achei que tinha mudado tudo, obrigado!

Avatar do usuário
Turco
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Mai 2014, 17:39
Cidade onde mora: Ibiuna/SP
Localização: Ibiúna - SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Turco » 16 Fev 2018, 08:48

Bom dia galera. Tentei achar aqui no forum, mas não encontrei a informação da quantidade de óleo de freio (quantos ml) que preciso comprar para fazer a troca do fluido de freio dianteiro e do traseiro.
Embalagem de 500ml é suficiente para fazer os dois?
Obrigado a quem já fez e puder partilhar a informação.
Paulo Chedid

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Ander » 16 Fev 2018, 13:59

Não há quantidade, existe um nível no reservatório, enche entre o mínimo e máximo.
500ml dá pra trocar de umas 3 Ténéré s

Responder