Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Bom dia. Acabei de trocar meu segundo pinhão, corrigindo o que disse antes, o primeiro troquei com 25000Km, coloquei um Vaz (R$ 60,00) e o segundo agora com 45300Km da Riffel (R$ 50,00). Parou o barulho (estalo) e os trancos da corrente que tem ainda 4 linhas de regulagem e que lubrifico toda semana com óleo de motor como recomenda o manual. A coroa ainda está perfeita, sem nenhuma folga. PS: Não sabia que a Riffel fornece pinhão Made in China. Se durar menos que 20000Km não uso mais.
RESUMINDO: A TROCA DO PINHÃO FEZ PARAR OS ESTALOS DA CORRENTE. Embora ele estivesse com todos os dentes, havia uma folga excessiva entre eles que forçava a corrente na acomodação causando os estalos.
RESUMINDO: A TROCA DO PINHÃO FEZ PARAR OS ESTALOS DA CORRENTE. Embora ele estivesse com todos os dentes, havia uma folga excessiva entre eles que forçava a corrente na acomodação causando os estalos.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984
XTZ-250 Tenere 2013
Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Deve ter uma combinação para dar estalos:
- pinhão já com certo desgaste, e
- corrente com alguns elos comprometidos (são os que estalam).
O lance da corrente é o seguinte: Enquanto o o'ring está ok, beleza. Mas chega um dia que por alguma razão a vedação de um deles fica meio ruim. Na próxima chuva entra água com sujeita na parte protegida, sai o óleo. O ritmo do desgaste de multiplica, pela perda do lubrificante e entrada de água e sujeira. O oring entra em desgaste acelerado também, ficando parecido com uma arruela.
Daí, depois de um tempo, você tem uma corrente com 95% dos elos em estado bom, pouca folga, e 5% com folgas expressivas (as vezes, mais de 1mm!)
São esses elos ruins que rebentam e te deixam na mão, no melhor dos casos.
Quem tem corrente estalando: Afrouxe um pouco a corrente e faça um exercício de comprimir (juntar os elos) e esticar um trecho pequeno da corrente. Vá testando em diferentes trechos da corrente. É bem fácil identificar desse jeito os elos comprometidos; a folga é visível no ciclo de compressão e esticamento manual. Inclusive você sente na mão o movimento grande, quando ele existe.
Daí é só lembrar que o diâmetro do pino é de uns 5mm. Se a folga num elo for de 1mm, bom... esse pino está só com 4mm agora. Não faço idéia quanto precisa ter para rebentar.
- pinhão já com certo desgaste, e
- corrente com alguns elos comprometidos (são os que estalam).
O lance da corrente é o seguinte: Enquanto o o'ring está ok, beleza. Mas chega um dia que por alguma razão a vedação de um deles fica meio ruim. Na próxima chuva entra água com sujeita na parte protegida, sai o óleo. O ritmo do desgaste de multiplica, pela perda do lubrificante e entrada de água e sujeira. O oring entra em desgaste acelerado também, ficando parecido com uma arruela.
Daí, depois de um tempo, você tem uma corrente com 95% dos elos em estado bom, pouca folga, e 5% com folgas expressivas (as vezes, mais de 1mm!)
São esses elos ruins que rebentam e te deixam na mão, no melhor dos casos.
Quem tem corrente estalando: Afrouxe um pouco a corrente e faça um exercício de comprimir (juntar os elos) e esticar um trecho pequeno da corrente. Vá testando em diferentes trechos da corrente. É bem fácil identificar desse jeito os elos comprometidos; a folga é visível no ciclo de compressão e esticamento manual. Inclusive você sente na mão o movimento grande, quando ele existe.
Daí é só lembrar que o diâmetro do pino é de uns 5mm. Se a folga num elo for de 1mm, bom... esse pino está só com 4mm agora. Não faço idéia quanto precisa ter para rebentar.
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Kit Relação Vaz X-treme Yamaha Xtz 250, alguém recomenda?
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
ola,sou novo no grupo e ainda estou juntando os barões para comprar minha TE 250(pretendo pegar zero),enfim,tenho um amigo moto/mecânico que nas motos dele,usa o militec ou molicote na corrente e rolamentos,faz uns esquemas de ferver as peças com o óleo pois só liga no aço em altas temperaturas,tbm só sai com temperatura extrema,diz ele que aumenta consideravelmente o tempo de vida e diminuem o desgaste precoce,sem contar que evita do barro ou agua ressecar a corrente... obs: ele é trilheiro e sempre tem motos fortes,que com agua,barro e muita força desgasta as peças mais rápido,esse o motivo do tal óleo.
vlw galera!!!
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planos futuro Tenere 250
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Resolvido o problema do barulho, troquei a relação completa( kit kmc sem retentor, era a que tinha na loja), mas acho que era só a corrente mesmo, pinhão e coroa estavam novos ainda.
O pinhão troquei com 35 mil km e agora troquei tudo com 45 mil km.
O pinhão troquei com 35 mil km e agora troquei tudo com 45 mil km.
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Alex Fabian
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
BOA TARDE AMIGOS A MINHA 2016 ESTA COM 35.000 KM E ESTA COM ESTE BARULHO JÁ FAZ UM TEMPÃO, NA HORA EM QUE ARRANCO E VOU ACELERANDO APARECE O TEC TEC TEC, DEPOIS EM ALTA NÃO ESCUTO MAIS, TALVEZ POR SER UM SOM ABAIXO QUE O DA BARULHO DA MOTO EM ALTA, JÁ FIZ DE TUDO E NADA ADIANTA, TROQUEI ROLAMENTO DUAS VEZES, RELAÇÃO COMPLETA KMC, LIMPEI LUBRIFIQUEI, MAS NADA MUDA. AGORA ENTREGUE PRA DEUS , DEIXA ARDER. VOU VER ATE QUANDO PARA OU PIORA PARA PODER IDENTIFICAR EXATAMENTE ONDE ESTA O BARULHO.
NA CC NÃO ACHAM NADA NUNCA. DESDE DA 1º REVISÃO QUE QUESTIONO ESTE PROBLEMA, MAS NADA É FEITO, OU NÃO ENCONTRA CAUSA. PENSO QUE TALVEZ FOSSE ROLAMENTO DO EIXO DO PINHÃO PARTE INTERNA DO MOTOR, MAS TENHO RECEIO EM ABRIR MOTOR AGORA TÃO CEDO. VAMOS VER O QUE DÁ DAQUI PRA FRENTE.
NA CC NÃO ACHAM NADA NUNCA. DESDE DA 1º REVISÃO QUE QUESTIONO ESTE PROBLEMA, MAS NADA É FEITO, OU NÃO ENCONTRA CAUSA. PENSO QUE TALVEZ FOSSE ROLAMENTO DO EIXO DO PINHÃO PARTE INTERNA DO MOTOR, MAS TENHO RECEIO EM ABRIR MOTOR AGORA TÃO CEDO. VAMOS VER O QUE DÁ DAQUI PRA FRENTE.
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- Mestre
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Se for oq eu estou pesando, o tal barulho acontece em baixa, quando se está subindo o giro normalmente em retomadas em baixa velocidade, o giro da moto está abaixo da faixa ideal (ideal para potencia e torque não consumo)...do lado direito do motor, quem usa a moto de boa ja está acostumado com ele...PEDROTENEBROSO escreveu:BOA TARDE AMIGOS A MINHA 2016 ESTA COM 35.000 KM E ESTA COM ESTE BARULHO JÁ FAZ UM TEMPÃO, NA HORA EM QUE ARRANCO E VOU ACELERANDO APARECE O TEC TEC TEC, DEPOIS EM ALTA NÃO ESCUTO MAIS, TALVEZ POR SER UM SOM ABAIXO QUE O DA BARULHO DA MOTO EM ALTA, JÁ FIZ DE TUDO E NADA ADIANTA, TROQUEI ROLAMENTO DUAS VEZES, RELAÇÃO COMPLETA KMC, LIMPEI LUBRIFIQUEI, MAS NADA MUDA. AGORA ENTREGUE PRA DEUS , DEIXA ARDER. VOU VER ATE QUANDO PARA OU PIORA PARA PODER IDENTIFICAR EXATAMENTE ONDE ESTA O BARULHO.
NA CC NÃO ACHAM NADA NUNCA. DESDE DA 1º REVISÃO QUE QUESTIONO ESTE PROBLEMA, MAS NADA É FEITO, OU NÃO ENCONTRA CAUSA. PENSO QUE TALVEZ FOSSE ROLAMENTO DO EIXO DO PINHÃO PARTE INTERNA DO MOTOR, MAS TENHO RECEIO EM ABRIR MOTOR AGORA TÃO CEDO. VAMOS VER O QUE DÁ DAQUI PRA FRENTE.
É o seguinte, vc esta subindo o giro da moto para a faixa ideal, só que no lugar de estar com a marcha correta p isso, está com uma ou duas a mais... (isso ocorre com que anda de boa, ou troca de marcha cedo) esse barulho nada mais é que a corrente de comando vibrando no tensor, pois vc esta dando um torque começando a puxar ela, mas não é o suficiente p tencionar ela ao maximo suportado... isso não gera desgaste prematuro, e nem causa danos ao motor é somente uma característica que ocorre em 99% dos motores pequenos.. a unica solução é puxar o giro com uma marcha mais baixa... eu percebia isso nas duas twisters que tive, na fazer da minha esposa e na minha tenere... nas maiores nunca escutei, pois por serem mais fortes tencionam totalmente a corrente de comanda em qualquer puxada... alem da duca ser correia o que não faz barulho nunca..
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Minha TNR e 15/16 e está com 22000 km. Troquei o pinhão hoje, por conta destes estalos. Mas no caminho pra casa, os estalos voltaram. Acho que deve ser a corrente mesmo. Na quarta feira vou voltar pra oficina pra ter a confirmação.
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- Novato-
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
A minha tb está com o mesmo problema, só escuto esse tec tec do lado esquerdo em baixa rotação, passou de 30km/h o barulho some, quando troquei a relação a um mes atras o barulho tinha parado mas agora voltou. talvez possa ser a tensão da guia da corrente de comando
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- Novato-
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Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações
Fala galera, estou passando pelo mesmo problema .
A minha Ténéré é 2019, está com 18mil km. Começou a fazer um trelado tão grande que parece que vai cair a corrente. É um treq treq treq treq treq , rapaz só faz esse barulho quando saio do repouso até uns 30km/h . É um barulho feio do caramba, nunca tinha acontecido.
Se alguém aqui souber como resolve esse problema pra me ajudar .
Vlw , abraço!
A minha Ténéré é 2019, está com 18mil km. Começou a fazer um trelado tão grande que parece que vai cair a corrente. É um treq treq treq treq treq , rapaz só faz esse barulho quando saio do repouso até uns 30km/h . É um barulho feio do caramba, nunca tinha acontecido.
Se alguém aqui souber como resolve esse problema pra me ajudar .
Vlw , abraço!