Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por RAlves » 30 Nov 2016, 14:56

Brother,

Esse meio centímetro aí, não é do retentor não?

o espaçador é menor no centro onde encosta no rolamento, a parte grande fica encostada no suporte da pinça, e o retentor que cobre esse espaço.

O que pode estar acontecendo também é estar sem o espaçador central (que vai dentro, entre os rolamentos). Tá cheirando a cagada de mexânico.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Fmm4100 » 30 Nov 2016, 15:06

Rafael,

O problema relatado era no espaçador central.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Andre Aliardi » 26 Jan 2017, 22:29

Opa, to devendo as fotos da diferença dos espaçadores a algum tempo, já rodei 3000 km e não tive mais problemas.

Agradeço ao pessoal do fórum pela atenção

Não consegui colocar as fotos na postagem.

http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... 8xwkbz.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i1070.photobucket.com/albums/u49 ... rm6tk9.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Angelo » 10 Ago 2017, 18:11

Andre Aliardi escreveu:
Fmm4100 escreveu:André,

Esse espaçador pode ser feito em um torneiro.

Pensei em fazer o espaçador em um torneiro também, mas paguei R$43 no novo, não achei caro e com o novo eu tenho a garantia do tamanho ser 100% exato.
Opa, blz? Acho que estou com o mesmo problema que vc.. Porém, minha moto é 2014 e está batendo 40k kms.. tive problemas no rolamento, troquei e estourou novamente, lembrei desse espaçador, e acho que está curto mesmo.. Você, ou alguém sabe qual a medida correta dele? Pois pretendo seguir a sugestão do Felipe e mandar fazer num torneiro aqui perto.. Até onde sei é 114mm.

Também acho estranho o desgaste dessa peça, ja que não gira (ou pelo menos não é pra girar).. Acho que o cubo deve estar meio gasto tbm, percebí que um dos rolamentos entrou com certa facilidade..

Cheguei até a pensar na 'estúpida' idéia de deixar alguns milésimos maior, isto é, deixar bem justo, sem folga alguma, já antes de montar o eixo na roda, já que tanto o espaçador interno quanto os externos prendem a pista interna dos rolamentos..

Valeu!
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Andre Aliardi » 16 Ago 2017, 21:23

Eu achei mais prático comprar a peça pronta mesmo, tem a garantia que vai ser do tamanho exato e não é caro.

Eu medi o espaçador antigo com um paquímetro (de qualidade duvidosa) e deu 113mm, então acredito que o novo vai ser 115mm (mas não tenho certeza).

Você pode reparar também nas pontas do espaçador, o meu espaçador com problema ficou com algumas marcas causadas pelo rolamento que estourou, se o seu espaçador tiver essas marcas, é um grande indício que ele está com problemas.

Estou desconfiado que a causa do meu problema foram as constantes limpezas que eu fazia no cubo e na corrente com querosene. Eu borrifava querosene no cubo e na corrente para limpa-los. Depois desse problema, nunca mais fiz isso. Atualmente a moto está com 40000km e não tive mais problemas
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Angelo » 17 Ago 2017, 09:01

Blz!

As únicas marcas que reparei no espaçador é que estavam meio que polidas as pontas..só.

Eu lavo tbm a corrente com diesel de vez em quando, mas não acredito que o problema no rolamento seja causado por isso.. 40k kms pra trocar, achei um tempo de vida bom!

Devo contar tbm alguns offroads aí na conta, água, areia, barro e esforço excessivo na roda, tração, etc..

Esse fds vou trocar..fiquei com a moto parada um tempo.

Valeu!
:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Jota queiroz
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2017, 11:41
Cidade onde mora: ipatinga

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Jota queiroz » 11 Set 2017, 22:02

MInha moto apresentou o msm problema moeu o rolamento original com +- 24 000 km e em seguida mais dois quites de rolamentos SKF todo mundo condenou o maldito espaçador o mecanico da yamaha disse q sempre q trocar o rolamento a fabrica sugere trocar tbm o espaçador

ezaninho
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Nov 2016, 14:16
Cidade onde mora: Cariacica

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por ezaninho » 06 Jan 2018, 18:50

A minha moto tbm é 2016/2016 e pelo q vi na internet, esse é um problema crônico do modelo nesse período de fabricação. Estou esperando pra tirar os rolamentos e verificar o espaçador.

Ps.: A minha tem menos de 6k km.

Acredito que seria caso de recall.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Bruno R Machado
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Out 2017, 06:35
Cidade onde mora: Serra / ES

Re: Problema no espaçador de rolamento da roda traseira

Mensagem por Bruno R Machado » 03 Jul 2018, 20:30

Andre Aliardi escreveu:Boa noite amigos,

Ontem ao voltar do trabalho comecei a escutar um barulho estranho na roda traseira, verifiquei corrente e freio, vi que estavam bons e pensei no rolamento. Hoje de manhã levei a moto na oficina e vi que o problema era de fato o rolamento, troquei os dois rolamentos da rola traseira e coloquei os rolamentos da Nachi, até onde eu sei, são os originais, paguei R$30 em cada. Achei estranho o rolamento estourar sendo que a moto está com 23 000km, mas tudo bem.

Fui pro trabalho e quando tava voltando, senti a roda traseira solta, levei novamente a moto na mesma oficina e vimos que o rolamento novo tinha estourado de novo, nas duas vezes estourou o rolamento do lado direito (lado do disco de freio), quando o mecânico foi olhar mais de perto, ele viu que havia um espaço de mais ou menos meio centímetro entre o rolamento e o espaçador de rolamento da roda. Quando ele viu aquilo ele se assustou e até me perguntou se algum dia eu tinha tirado alguma peça daquela parte da roda, mas eu nunca mexi la. Depois até conferi no manual e vi que não existe nenhuma peça entre o rolamento e o espaçador.

Alguém já teve esse problema?

Não consigo acreditar que tenha tanto espaço (cerca de meio centimetro) entre o espaçador e os rolamentos e também não consigo acreditar que o espaçador tenho gasto tanto assim.

Amanhã vou ver se acho esse espaçador na concessionária.
O espaçador é esse aqui, ele fica dentro do cubo entre os dois rolamentos de roda
http://www.bibbos.com.br/espacador-do-r ... F53170000/" onclick="window.open(this.href);return false;


Esse problema acontece por excesso de aperto na porca do eixo o que ocasiona o esmagamento do espaçador e causa folga.

Responder