Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Boa tarde!
O fabricante diz que a troca deve ser de 5 mil km, mas troco o da minha moto a cada 2mil km e o filtro de óleo a cada 4mil km, pois o óleo é a "peça" mais barata do motor, acredito que essa troca sugerida pelo manual é o limite que o óleo consegue manter suas propriedades de lubrificação e proteção do motor. E ultimamente tenho colocado o óleo motul.
O fabricante diz que a troca deve ser de 5 mil km, mas troco o da minha moto a cada 2mil km e o filtro de óleo a cada 4mil km, pois o óleo é a "peça" mais barata do motor, acredito que essa troca sugerida pelo manual é o limite que o óleo consegue manter suas propriedades de lubrificação e proteção do motor. E ultimamente tenho colocado o óleo motul.
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
quase isso... a recomendada pelo fabricante é entre 50 e 60% do limite que o oleo mantem suas propriedades em condições normais... a KM recomendada é certeza que o oleo tem suas especificações, como não tem como saber de qual modo todos dirigem a margem de segurança é bem alta.Fernando Cb escreveu:Boa tarde!
O fabricante diz que a troca deve ser de 5 mil km, mas troco o da minha moto a cada 2mil km e o filtro de óleo a cada 4mil km, pois o óleo é a "peça" mais barata do motor, acredito que essa troca sugerida pelo manual é o limite que o óleo consegue manter suas propriedades de lubrificação e proteção do motor. E ultimamente tenho colocado o óleo motul.
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Uma vez troquei com 3000 km e o óleo parecia café com leite e não precisa ser nenhum especialista pra saber que o óleo tinha ido pro saco. Agora troco no máximo com 1500 mas o mecânico sugeriu a cada 1000km.
- hdbatistela85
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Tive duas landers e agora a tenere, sempre usei yamalube e sempre troquei com 5milkm , nunca tive problemas , Abraços
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
bom dia
hoje tenho uma teneré 250 2017 que está com 200 km rodados, mas, antes tive uma vblade(motor da viraguinho) usei o óleo recomendado pelo manual semi sintético da castrol sae 20w50 por 5 anos 47.000 rodados e nunca verifiquei nivel de oleo trocava a cada 1500 como recomendado, depois, comecei usar mesmo oleo só que mineral e troca a cada 2000 e nas trocas o oleo sempre novinho e olha que viajava toda semana. não entendo por que a necessidade de verificação, mesmo seguindo manual.
hoje tenho uma teneré 250 2017 que está com 200 km rodados, mas, antes tive uma vblade(motor da viraguinho) usei o óleo recomendado pelo manual semi sintético da castrol sae 20w50 por 5 anos 47.000 rodados e nunca verifiquei nivel de oleo trocava a cada 1500 como recomendado, depois, comecei usar mesmo oleo só que mineral e troca a cada 2000 e nas trocas o oleo sempre novinho e olha que viajava toda semana. não entendo por que a necessidade de verificação, mesmo seguindo manual.
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Refrigeração liquida? Ou deixou entrar agua no motor?eduardo eiji escreveu:Uma vez troquei com 3000 km e o óleo parecia café com leite e não precisa ser nenhum especialista pra saber que o óleo tinha ido pro saco. Agora troco no máximo com 1500 mas o mecânico sugeriu a cada 1000km.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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- Adilon P Barbosa
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
handerson S. gomes escreveu:bom dia
hoje tenho uma teneré 250 2017 que está com 200 km rodados, mas, antes tive uma vblade(motor da viraguinho) usei o óleo recomendado pelo manual semi sintético da castrol sae 20w50 por 5 anos 47.000 rodados e nunca verifiquei nivel de oleo trocava a cada 1500 como recomendado, depois, comecei usar mesmo oleo só que mineral e troca a cada 2000 e nas trocas o oleo sempre novinho e olha que viajava toda semana. não entendo por que a necessidade de verificação, mesmo seguindo manual.
Olá, handerson S. gomes.
Não sou perito no assunto, mas vou colocar meu ponto de vista.
Como deve ser de seu conhecimento, o lubrificante de motocicletas como nossas T250, refrigeradas a ar, além de ser responsável pela lubrificação do motor, da caixa de marchas e da embreagem, auxilia também na refrigeração. Dentro destes pequenos propulsores, a temperatura é altíssima. Não sei informar o valor exato, mas, só para se ter uma ideia, a sonda lambda (ou sensor de oxigênio) só está totalmente ativa acima dos 300ºC!! É bem quente, né?
Portanto, é completamente normal que o fluido tenha uma pequena baixa, evaporação, depois de certa quilometragem. Daí a necessidade de verificação: evitar danos ao motor causados por falta de lubrificação.
Agora, trocando óleo com uma quilometragem baixa como você faz, creio que não há necessidade de verificação, a menos que sua moto apresente algum tipo de vazamento ou você tenha uma pilotagem agressiva.
Na minha moto, faço verificação a cada 15 dias.
Abraços.
"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella
Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Pessoal, uma dúvida.... Vou trocar o óleo dá minha Té 15/16 e vou utilizar a metade do óleo que sobrou dá última troca.... A dúvida é pq comprei outro litro de yamalube, na cc mesmo, e esse parece ter especificação diferente.... O primeiro é 20w50 API SL / JASO MA e o segundo tb é 20w50 API SL / só que JASO MA2..... Será q tem problema em misturar esses dois!?
- Adilon P Barbosa
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Boa noite, Sidaquino.
Tentarei lhe passar o que entendo sobre a norma JASO.
Creio que outros Tenereiros mais experientes possam lhe ajudar mais.
Vamos lá. Como deve ser de seu conhecimento, a embreagem de nossas guerreiras é banhada o tempo todo pelo óleo. Então, por que ela não patina? Ela não patina devido à capacidade de atrito dos lubrificantes. E quem determina esta capacidade é a especificação JASO (Organização de Normas Automobilísticas Japonesas). A JASO exigida para motos quatro tempos é a JASO T 903:11.
Dentro desta especificação, o lubrificante pode ser MA, MA1, MA2 e MB.
Então, o lubrificante JASO MA2, terá uma capacidade de atrito (se assim podemos dizer), maior que o JASO MA.
Portanto, na minha opinião, não há problema nenhum em fazer esta mistura, uma vez que o índice de viscosidade é o mesmo (20w50) e a marca também (YAMALUBE).
Para mais esclarecimentos acesse o link abaixo.
http://www.olhonooleo.com/single-post/2 ... -JASO-T903" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero ter ajudado.
Abraços.
Tentarei lhe passar o que entendo sobre a norma JASO.
Creio que outros Tenereiros mais experientes possam lhe ajudar mais.
Vamos lá. Como deve ser de seu conhecimento, a embreagem de nossas guerreiras é banhada o tempo todo pelo óleo. Então, por que ela não patina? Ela não patina devido à capacidade de atrito dos lubrificantes. E quem determina esta capacidade é a especificação JASO (Organização de Normas Automobilísticas Japonesas). A JASO exigida para motos quatro tempos é a JASO T 903:11.
Dentro desta especificação, o lubrificante pode ser MA, MA1, MA2 e MB.
Então, o lubrificante JASO MA2, terá uma capacidade de atrito (se assim podemos dizer), maior que o JASO MA.
Portanto, na minha opinião, não há problema nenhum em fazer esta mistura, uma vez que o índice de viscosidade é o mesmo (20w50) e a marca também (YAMALUBE).
Para mais esclarecimentos acesse o link abaixo.
http://www.olhonooleo.com/single-post/2 ... -JASO-T903" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero ter ajudado.
Abraços.
"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella
Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Pow cara, muito bom o esclarecimento.... Realmente a diferença entre os valores é bem baixo (entre MA e MA2) na tabela q tem no link q vc mandou... Então axo q não vai t problema em misturar os dois. Vou trocar amanhã o óleo e filtro e vou tentar tirar o máximo de óleo velho do sistema hehehe (tirar até o que fica nos mangotes do radiador de óleo ^^). Vlw mais uma vez.Adilon P Barbosa escreveu:Boa noite, Sidaquino.
Tentarei lhe passar o que entendo sobre a norma JASO.
Creio que outros Tenereiros mais experientes possam lhe ajudar mais.
Vamos lá. Como deve ser de seu conhecimento, a embreagem de nossas guerreiras é banhada o tempo todo pelo óleo. Então, por que ela não patina? Ela não patina devido à capacidade de atrito dos lubrificantes. E quem determina esta capacidade é a especificação JASO (Organização de Normas Automobilísticas Japonesas). A JASO exigida para motos quatro tempos é a JASO T 903:11.
Dentro desta especificação, o lubrificante pode ser MA, MA1, MA2 e MB.
Então, o lubrificante JASO MA2, terá uma capacidade de atrito (se assim podemos dizer), maior que o JASO MA.
Portanto, na minha opinião, não há problema nenhum em fazer esta mistura, uma vez que o índice de viscosidade é o mesmo (20w50) e a marca também (YAMALUBE).
Para mais esclarecimentos acesse o link abaixo.
http://www.olhonooleo.com/single-post/2 ... -JASO-T903" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero ter ajudado.
Abraços.