Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
tenere Japi
Visitante
Visitante

Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por tenere Japi » 20 Ago 2011, 12:31

Pessoal tenho a minha tenere 250 tem pouco mais de 5 meses e rodei até agora mais de 3,500 km/s ,Não tenho visto muitos relatos de pessoas fazendo viagens longas com a Tenere 250 ( ou eu não estou procurando direito ) já vi muita gente viajando de Falcon 400 ,de xre 300 e até lander ....já vi alguns tópicos sobre velocidade de cruzeito da tézinha ,acredito pelo que percebi, que o ideal para uma rodovia é andar com ela a 100/110 ( menos do que isto é extremamente perigoso ) estou falando de rodovia mesmo. Com pista duplicada e caminhões andando a 140 km/hs .

Minha intenção é fazer uma viagem de 4 mil kilometros ,saíndo de Jundiaí SP , contornando parte do litoral do nordeste e voltando por Minas Gerais .........( vou pegar estradas de pista simples em bom estado , em péssimo estado rsrrsrr e rodovias grandes e duplicadas ) .

Qual a posição de vocês sobre fazer "grandes" viagens com a xtz tenere 250 e como é que está moto se comporta na estrada , como é oconforto dela .....?

PS: Criei este tópico, pois muita gente me disse que a tenere é uma moto fraca , que não se compara com a XRE 300 , que ela não é uma moto para viagens .....mas já vi muita gente fazendo viagens longas até de Biz .... então a opinião dos amigos do fórum é impessindivel. :animado:

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por C Freitas » 20 Ago 2011, 13:46

:joinha: Cara... Tenho minha Ténéré, ainda não fiz viagem longa, rodei 200 KM direto, parei nos 100, para tomar uma água 10 min no máximo. Sem problemas. Na minha twister, viajei +/-3000 nas ferias, litoral, e te falo, vc não ANDA O TEMPO TODO A 120, assim como não anda o tempo todo a 60!! Minha regra básica é a seguinte: Pilote com atenção, respeite a sinalização, seus limites e da máquina. Afinal, vc está de férias ou fazendo entrega? :risadona: E quanto aos apressados, deixe-os passar. Isso mesmo! Dê passagem. Um caminhão acelerado a 120 e vc descontrolado e desesperado a 120 na frente é pior ainda. Se acha que a moto é fraca, se baseando por comentário de 3º é porque ainda não explorou seus limites. Faça o teste, coloque malas, carga a patroa e dá um rolé! E se formos falar em potência, que tal uma 600? Eu e um amigo, fizemos uma viagem com a te e a XRE respectivamente. E pode ter certeza, na tocada mais forte, a te nao perde em nada, e o diferencial foi a autonomia! Esse tanque 16 L da nossa, causa muita inveja!! Tem post aqui, do camarada que foi pro CHILE na té. Quer viagem maior?Leia lá, ele relata os pros e contras da magrela!!
Um forte abc, até!!
:joinha:
Imagem

tenere Japi
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por tenere Japi » 20 Ago 2011, 16:33

Na verdade não penso em comprar uma moto de 600 cc não . ( até porque o bolço não permite e a manutençaõ é bem mai cara ,acabei de vender uma V Stron 650 ) mas levantei este assunto aqui no fórum por acreditar que a tenere 250 pode sim levar o piloto com uma certa bagagem ,mantendo uns 100/110 , até pelos testes que fiz ( vou fazer a viagem sozinho, sem garupas ) Acredito muito nisto ,principalmente depois de ver um vídeo no You Tube de um cara que percorreu 4 estados e foi até o Uruguai com a tenere 250.

Mas concordo com você sobre respeitar velocidade das vias e o limite de cada maquina , por acaso você sabe o link do companheiro que foi para o Chile de tenere 250 ,pois eu procurei mas não achei ?

Um Abraço . :joinha:
Editado pela última vez por Helano em 20 Ago 2011, 16:49, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por Helano » 20 Ago 2011, 16:54

seria este ? --> viewtopic.php?f=18&t=930&hilit=chile" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 20 Ago 2011, 17:23

Ténéré Japi
Quando falamos que podemos rodar com a Té entre 100 e aa0 km/h, não fazemos em toda a viagem, concorda?
Quando estamos a passeio, não precisamos correr, como disse o amigo C Freitas.
Fiz somente uma pequena viagem com a Té em abril (800 km ida e volta). Rodovias duplicadas e boa parte não duplicadas e com curvas.
Meus amigos com outras motos muito maiores (BMW GS 800 e Shadow). Mesmo eles, sempre rodando devagar.
A Té se comportou como se fosse uma moto maior. Sem problemas. Eu rodei a 110 km/h em alguns trechos. Em outros, rodei a 50, 60. Confio nela.
Em outubro pretendo ir até Santana do Livramento e depois Rivera (Uruguai). Serão 3.000 km ou mais. Não estou nem um pouquinho com medo dela.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por kablack » 20 Ago 2011, 17:43

Teve esta aqui também: http://tenereclub.com.br/viewtopic.php? ... C3%B3polis" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

tenere Japi
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por tenere Japi » 20 Ago 2011, 19:01

Era isto que eu queria ouvir ou ler rsrsrsr ,obrigado pessoal pelas informações , realmente a moto passa confiança ,mas sempre é bom ouvir relatos de outros que também possuem uma tenere 250.

Um grande abraço a todos... :joinha:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por kablack » 20 Ago 2011, 19:31

Tenere Japi;

Este tópico muito me interessa. Comprei a moto pensando em fazer uma grande viagem com ela.

Nos meus planos estavam incluídas viagens cada vez maiores para me acostumar. Primeiro uns 200 km num dia, depois 300, 400 até 500.

Se eu aguentasse 500 km por dia estaria tudo pronto para minha partida pois, no meu planejamento o dia mais cansativo seria de 800 km.

Vou te passar minha humilde opinião, você deve ouvir várias, depois ter a sua, ok?

Já adianto que não existe maneira de formar sua opinião sem sair para uma viagem um pouco mais longa com ela. Comece aos poucos... 200km depois 300km. Você vai ter a sua opinião rapidinho... e esta é a única que importa.

Minhas observações:

Negativo:

O banco é horrível. Depois de uma hora rodando você vai querer morrer. Arrume uma solução para a dureza do banco o mais rápido possível. Não sai de casa no banco original para mais de 200 km...

O motor dela é só 250 cc, extremamente econômica, mas engarupado, numa subida, com bauleto e alforjes vai faltar máquina a partir duns 90 km/h.

Andar a 120 km/h engarupado só com o cabo todo enrolado no plano ou na descida.

Não sei se a moto é ideal para uma grande viagem engarupado.

Positivo:

Suspensão perfeita, tanto para asfalto plano/irregular como para trechos um pouco mais acidentados como estradas de terra ou calçamento.

Posição de pilotagem ótima, braços na altura certa, pernas não tão flexionadas (tenho 1,70m).

Economia de combustível aliada a um tanque de bom tamanho.

Conjunto mecânico confiável.

Grande rede de assistência técnica.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Balbino
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por Balbino » 20 Ago 2011, 19:34

Fala tenere Japi, tudo bem?
Cara, esse tema é muito polêmico, devido à diferença de opinião das pessoas.
Veja só, tem gente que não anda mais de 100 km se não for com uma moto de pelo menos 1000 cilindradas. Em contrapartida, tem gente que que roda 50.000 kms em uma Traxx de 110 cilindradas (http://www.traxx.com.br/204/aventureiro ... ilindradas" onclick="window.open(this.href);return false;).
Ai vai da sua opinião(ou do bolso) cara. O que você acha importante na sua viagem? Correr? Curtir as paisagens? Curtir a moto? etc...

Mas como vc pediu a nossa opinião, ai vai a minha.
Pra mim a Ténéré 250 é uma moto muito boa para viajar, seja qual for a distância, rodovia, condição da estrada, etc... Ela é econômica e tem autonomia muito boa. Sobre o motor, acho que é dispensável falar sobre a qualidade e durabilidade. Esses fatores me dão confiança quando estou viajando na Ténéré.
Quanto à velocidade, nunca ví nenhum caminhão andando a 140 km/h (mesmo em grandes rodovias sem redutores de velocidade), mas, caso apareça algum apressadinho não vejo problema algum em encostar a moto e dar passagem.
Normalmente ando de 90 a 110km/h, não vejo necessidade de passar disso, a não ser em ultrapassagens. Considero uma velocidade segura, mesmo em rodovias com trânsito intenso de caminhões. Tem gente que anda mais que isso, nesse caso eu tento facilitar a ultrapassagem, pois não gosto de andar na frente de algum carro (ou caminhão, seja o que for).
Acho a moto confortável. A bolha elimina o vento da frente, isso ajuda bem em longas viagens, reduzindo assim o cansaço. Uma coisa que me incomoda um pouco é o banco, que é bem duro. Com o passar dos dias andando sua bunda vai ficando dolorida. Eu não tenho banco erê e nunca testei, mas pelos relatos dos que tem parece que resolve esse probleminha.
Contudo, se você tem grana (que não é meu caso) pra viajar numa moto maior, com certeza o conforto é bem maior, mas se não tem, nada te impede de viajar na Ténéré.

Ah, sobre a comparação da TNR com a XRE, é papo furado que a XRE seja bem melhor que a TNR, basta ler os comparativos que saíram nas revistas nos meses passados... Mas sem desmerecer a XRE, que tbm é uma moto muito boa. Cada uma tem seus prós e contras.

Então é isso ai, o que importa é que você realize seus desejos cara! Independente da moto que vc escolher, vai lá e manda ver, seja feliz! :joinha: :joinha:

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: Ténéré 250 para longas viagens ?

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 20 Ago 2011, 20:15

Balbino

Pensei que eu tivesse falado tudo. Lendo agora sua mesnsagem percebi que falei pouco.

Concordo com tudo o que disse. Não tiro "nenhuma vírgula". É isso aí.

Responder