Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por flabombarda » 02 Out 2016, 21:17

Essa questao nao tem certo ou errado, tem padrao de uso, perfil.

E fato que o torque e potencia da tenere sao baixos, e é fisica primaria afirmar que alongar relacao, diminui o torque, nesse caso do pinhao de 13/14 da uma diferença de uns 7%.

7% parece pouco, mas ... depende. do que ? do seu uso, e de onde roda.

- Se o uso é predominante em estradas planas, pode ser vantagem, não acho que vai aumentar a velocidade final, pois como citado, o torque da moto nao é la essas coisas, mas vai rodar com um giro mais baixo, e pode inclusive ter uma economia pequena de combustivel.

- Se o uso for em estradas com subidas e decidas, acho que vai gerar frustracao imediata, pois a moto vai sofrer bastante para desenvolver velocidades, e as trocas de marchas serao mais frequentes. Aqui o consumo pode inclusive subir razoavelmente.

- No uso urbano, pode ter uma sobrecarga e um desgaste maior na empreagem, pode nao, VAI TER.

Eu tive uma BMWE 650 sertao, e nessa moto, assim como na g650 normal isso era muito comum de se fazer, mas é uma moto com 50cv de potencia e 6Kg de torque, perder 5-7% é algo que vc sente, mas nao é algo que va te limitar, já na tenere com seus 21cv e 2.1kg de torque a conversa é outra.

Ao meu ver, o que seria o ideal, é totalmente utópico, que seria um motor com ao menos 25cv e 2.5Kg de torque e/ou uma sexta marcha de overdrive dando um folego para o motor na estrada, permitindo rodar na casa dos 115-120 sem sentir o motor esperniando :risadona:
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por LMattosBS » 03 Out 2016, 09:06

flabombarda escreveu: Ao meu ver, o que seria o ideal, é totalmente utópico, que seria um motor com ao menos 25cv e 2.5Kg de torque e/ou uma sexta marcha de overdrive dando um folego para o motor na estrada, permitindo rodar na casa dos 115-120 sem sentir o motor esperniando :risadona:
Pedindo um pelo amor de deus tira a mão do acelerador que eu não aguento!!!!!!!! :oremos:
Leonardo Mattos :dirtbike:

Chico
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Out 2016, 12:50
Cidade onde mora: Lorena/SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Chico » 07 Out 2016, 12:59

Boa trarde pessoal, tenho uma tenere 250/16, esta com 4000km rodados já, fiz o amaciamente conforme o manual, hoje 07/10/16, peguei a Dutra vazia e resolvi testar o maximo do motor, acelerei ao maximo da manopla, a moto nao passava dos 8000 rmp nem nas decidas, e a velocidade 130k/h, o que eu estranhei foi nao passar demodo algum nem nas decidas dos 8000 rpm, alguem ja teve isso?

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Andre Aliardi » 09 Out 2016, 18:58

Chico escreveu:Boa trarde pessoal, tenho uma tenere 250/16, esta com 4000km rodados já, fiz o amaciamente conforme o manual, hoje 07/10/16, peguei a Dutra vazia e resolvi testar o maximo do motor, acelerei ao maximo da manopla, a moto nao passava dos 8000 rmp nem nas decidas, e a velocidade 130k/h, o que eu estranhei foi não passar demodo algum nem nas decidas dos 8000 rpm, alguem ja teve isso?
A minha não é muito diferente, parece que tem alguma limitação quando chega nos 8000 rpm (+- 130km/h). Na descida ela até chega nos 135km/h mas não é sempre. Se for no plano, geralmente fica entre 126 e 130km/h. Eu esperava um pouco mais do motor, visto que é o mesmo da Fazer e da Lander que são mais potentes.

-- Edit

A minha já está com 20 000km e ela sempre foi assim desde que eu comprei, com 6000km
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por ivnn » 09 Out 2016, 22:47

tem algo de errado com a moto. As minhas antiga e atual, com relação alongada para 14:40 que deixa a moto particularmente lerda, sempre conseguiu chegar a 9000 rpm em planos sem vento contra. Mais que isso nunca dei pq fico com dó do motor. Mas tem que chegar fácil a 8000rpm, especialmente com relação normal. Se não chegar, é algum problema de regulagem, ajuste ou gasolina muito vagabunda.

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Andre Aliardi » 09 Out 2016, 23:09

Corrigindo o que eu disse ali em cima, com 8000 RPM ela fica em torno de 120km/h e não 130km/h. Eu ando quase sempre sozinho e com baú (só com a capa de chuva), até os 110km/h ela vai muito bem, até os 120km/h ela ainda vai tranquilo, mas não é sempre que chega nos 130km/h e é nesse hora que eu noto uma queda no rendimento, depois dos 120 (8000 RPM). Em várias vezes ela fica entre 126 e 128km/h e não passa disso.

A relação da minha é a original da T250 2016 13:39 e independente do posto, nunca notei diferença, sempre abasteço com gasolina.

Quando troquei o filtro de ar e a vela, achei que mudaria alguma coisa, mas se manteve igual também.
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por ivnn » 10 Out 2016, 14:48

Então está normal. O pico do torque é em 6500, e a partir de 8000 no nosso motor o torque cai rápido com o aumento de rotação. É para chegar de boa até 8000; mais que isso vai depender do vento, arrasto, inclinação e do "fator X".

Esse "fator X" é uma praga que minha moto tem às vezes, e a antiga tinha tb. As vezes fica xôxa. Do nada. Depois volta, ou não. Desconfio que esteja relacionado com a sonda lambda, e ainda pretendo descobrir. Tem uma subida logo no início da imigrantes que eu uso como teste. Quando está bem ela sobe entre 110 a 115 km/h a 95% do acelerador. Quando está xoxa não passa de 100km/h. O problema era mais comum na minha primeira Te, mas nessa segunda aparece ocasionalmente também, principalmente em viagens longas. E quando fica xoxa o consumo na viagem aumenta se comparado ao consumo normal.

Avatar do usuário
Leguero
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jun 2014, 15:26
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Leguero » 10 Out 2016, 17:45

Que louco esse "Fator X"... Será geral isso?
Daniel Leguero
Goiânia/GO

Tornado 250 Vermelha - "La Bigorna"

XR 200 Roxa - "Xereca Roxa"

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por flabombarda » 18 Out 2016, 21:14

ivnn escreveu:Então está normal. O pico do torque é em 6500, e a partir de 8000 no nosso motor o torque cai rápido com o aumento de rotação. É para chegar de boa até 8000; mais que isso vai depender do vento, arrasto, inclinação e do "fator X".

Esse "fator X" é uma praga que minha moto tem às vezes, e a antiga tinha tb. As vezes fica xôxa. Do nada. Depois volta, ou não. Desconfio que esteja relacionado com a sonda lambda, e ainda pretendo descobrir. Tem uma subida logo no início da imigrantes que eu uso como teste. Quando está bem ela sobe entre 110 a 115 km/h a 95% do acelerador. Quando está xoxa não passa de 100km/h. O problema era mais comum na minha primeira Te, mas nessa segunda aparece ocasionalmente também, principalmente em viagens longas. E quando fica xoxa o consumo na viagem aumenta se comparado ao consumo normal.

Talvez o seu fator X seja simplesmente o vento, ou mesmo algo mais sutil como uma maior pressao atmosferica que aumenta o arrastro.

Acho mais provavel ser um fator externo desses, somado a qualidade do combustivel, do que a algo ligado a propria moto. mas vai saber !
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por dinho.p » 26 Nov 2016, 22:02

Estou maluco procurando a corrente original, DID sem emenda... alguém sabe onde encontrar? achei apenas com emenda (rebite ou clip)

Responder