motor blueflex somente com Etanol ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Jotace » 12 Set 2016, 18:44

Fábio,

Acredito que em SP vale a pena embriagar a moto, no aspecto financeiro. Aqui no RJ não compensa pelo preço elevado do álcool.

Quanto a sua moto está fazendo com um litro de pinga?
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por FabioSp » 13 Set 2016, 06:53

Fala Jotace,

Realmente aqui compensa, no final do ano fui visitar seu estado a passeio, bem caro o etanol ai hem!

Minha moto ja fez varias medias diferentes, tipo 26 por litro mas na ultima viagem que forcei mais, mo ultimo trecho ( rodovias a 120 constante ) caiu p 19.5 o consumo com garupo alforge e bauleto...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Andre Aliardi » 19 Set 2016, 22:19

Sei que as montadoras informam que se sempre abastecer só com etanol, a durabilidade vai ser a mesma de abastecer sempre só com gasolina.

Essa regra também se aplica para gasolina aditivada? Pois com a gasolina aditivada, pelo o que eu sei, ela mantém o bico de injeção e o motor mais limpo devido aos aditivos. Então neste ponto, a gasolina aditivada é melhor do que o etanol, certo?
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Maurian
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 27 Jul 2015, 10:36
Cidade onde mora: Natal/RN

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Maurian » 21 Set 2016, 17:57

Já utilizei alguns tanques de álcool, sem problemas na partida. Mas como falaram aí, moro no Nordeste, não pego muito frio, acredito que o mínimo aqui é 20ºC.

Mas se a cidade for muito fria, o manual diz para usar um pouco de gasolina se não me engano.

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Rancanti » 21 Set 2016, 20:20

wmatheos escreveu:Eu gostaria de saber se da para usar a Tenere 2016 com motor blueflex abastecendo somente com Etanol ou se temos que ficar misturando gasolina para possibilitar a partida a frio ?
Nossa gasolina já contém uma boa parcela de Etanol.

O senhor pode abastecer somente com Etanol. O Etanol é mais barato, não é mesmo?

Porém, o desgaste de componentes é maior. Se for viajar e queimar todo o combustível rapidamente, use-o. Já para cidade é bem complicado. Quando está 100% com etanol, a moto cospe bastante água pela descarga. Pense bem quando for fazer sua escolha.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por ivnn » 22 Set 2016, 13:45

Rancanti escreveu:... o desgaste de componentes é maior. Se for viajar e queimar todo o combustível rapidamente, use-o. Já para cidade é bem complicado. Quando está 100% com etanol, a moto cospe bastante água pela descarga. Pense bem quando for fazer sua escolha.
Porque o desgaste é maior? Não me parece óbvio.

Porque para a cidade é bem complicado? Já tive carro flex rodando 100% etanol e achei bem tranquilo...

E, finalmente, a moto não cospe assim tanta água a mais com etanol que com gasolina. Veja as reações:

Para 1kg de gasolina, molécula média C8H18, temos:

peso molecular aproximado da gasolina: 8 x 12 + 18 x 1 = 114

Reação da queima da gasolina: C8H18 + 12,5 O2 ---> 8 CO2 + 9 H2O, ou seja, cada molécula de gasolina produz 9 moléculas de água, que tem peso molecular 18.

Assim, 1kg de gasolina puríssima e da boa, ao queimar, produzirá 1kg / 114 x 9 x 18 = 1,42 kg de água.

Para 1kg de etanol, molécula C2H6O, temos:

peso molecular do etanol = 2 x 12 + 6 x 1 + 16 = 46

Reação da queima do etanol: C2H6O + 3O2 ---> 2 CO2 + 3 H2O, ou seja, cada molécula de etanol produz 3 moléculas de água.

Assim, 1kg de etanol puríssimo (que pela ausência de metanol seria muito melhor aproveitado em caipirinhas), ao queimar produzirá 1kg / 46 x 3 x 18 = 1,17kg de água.

Mas comparar assim seria injusto, já que a capacidade calorífica do etanol é inferior. Para a mesma energia produzida nós temos que queimar mais etanol, aproximadamente na razão de suas capacidades caloríficas de queima, que são 9600kcal/kg e 6100kcal/kg, respectivamente para gasolina e etanol. Assim, o justo seria comparar a queima de 1kg de gasolina com 1,57 kg etanol.

E assim chegamos finalmente que para obter 9600kcal de energia, produziremos 1,42kg de água se queimarmos gasolina, ou 1,85 kg de água se queimarmos etanol. São 30% a mais. Talvez justamente esse excesso condense de forma mais visível, dando impressão que o etanol libere um absurdo de água, mas na realidade a gasolina libera bastante vapor invisível de água também.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Diney » 22 Set 2016, 17:21

Olha........ desde que eu comprei a minha 15/16 eu utilizo apenas gasolina aditivada, justamente porque pra mim 32 kms por litro ja esta de bom tamanho, e apesar de ja ter 27% de adicao de alcool na gasolina, usar o alcool puro e mais corrosivo e suja mais a bomba e pre filtro, sem falar que contamina mais cedo o oleo do motor.

Ja tive carro preparado turbo e sei como e estas coisas, pelo fato que eu quero ter uma moto com baixa manutencao a longo prazo, em hipotese nenhuma vou utilizar alcool puro!

Uma dica troque o filtro de combustivel do seu carro ( flex ) por um novo, abasteca somente com alcool, messa a pressao de combustivel, depois de rodar 3 mil kms, messa a pressao de combustivel e vai ver a diferenca, tire o filtro de combustivel, corte ele no meio e veja a gosma e sujeira de restos de cana de açucar retirdos nele.

Depois instale um filtro novo, abasteca somente com gasolina, messa de novo a pressao de combustivel ( que vai estar normal de novo) , rode 5 mil kms e messa a pressao de combustivel novamente, vai perceber que nao alterou em nada ao contrario do primeiro teste com alcool.

Depois retire o filtro e corte no meio e veja se tem sujeira na mesma proporcao que o filtro quando o carro rodou somente com alcool.

sendo assim,

Imagine o que o acool iria fazer na linha de combutivel da sua moto.....

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Rancanti » 23 Set 2016, 02:15

ivnn escreveu:
Rancanti escreveu:... o desgaste de componentes é maior. Se for viajar e queimar todo o combustível rapidamente, use-o. Já para cidade é bem complicado. Quando está 100% com etanol, a moto cospe bastante água pela descarga. Pense bem quando for fazer sua escolha.
Porque o desgaste é maior? Não me parece óbvio.
Não te parece óbvio porque és um contrariador. Um questionador contraversivo. Um chato.
Para seus extremamente enfadonhos questionamentos:
O desgaste é maior porque o álcool tem água. Em quantidades grandes. MUITA água mesmo.

Sobre todo o blá blá bá que sua teorica de "pshycho-phisyx", só tenho a lhe afirmar que minha moto MIJA água quando uso álcool dentro da cidade. Mija de escorrer uma poça horrível, que demonstra toda a vergonha que tenho em utilizar os serviços de abastecimento veicular brasileiro.

Ao criador do tópico: Não seja uma pessoa chata e murrinhenta como o senhor Ivnn. Debata saudavelmente e não use álcool em sua moto. Etanol é uma merda, desgasta os componentes da moto, oxida, emporcalha seu calcanhar com restolhos de água com chorume ( nosso etanol é uma mistura de porcarias, incluindo refugo de removedor de tinta ).

Ou, faça como o professor chatice. Use Etanol, seja brasileiro, faça greve e veja Faustão aos domingos.

Sem mais.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por Diney » 23 Set 2016, 09:35

KKKKKKKK...Calma Rancanti.....geralmente esses tipos que so sabem provar atraves de numeros tem pouco experiencia na pratica!

Minha tenerezinha nunca viu alcool puro, so aditivada porque pretendo ficar com ela por um booooooommmmmm tempo!
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: motor blueflex somente com Etanol ?

Mensagem por ivnn » 23 Set 2016, 10:40

Rancanti escreveu:... só tenho a lhe afirmar que minha moto MIJA água quando uso álcool dentro da cidade. Mija de escorrer uma poça horrível...é uma merda, desgasta os componentes da moto, oxida, emporcalha seu calcanhar com restolhos de água com chorume
Acho bacana quando aparece alguém com opiniões "fortes" sobre um assunto. O fórum é para isso mesmo, expor pontos de vistas diversos. Enquanto fica no tópico, eu acho que soma - nem que seja para a maioria contestar a opinião dada.

Se minha Te fosse flex, eu ia agora rodar só no álcool pra verificar isso aí. Pena que ela não é.

Senhores, tenham um bom FDS.

Responder