Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Felipe_Pinto
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2016, 09:53
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: PRESSÃO DOS PNEUS - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Felipe_Pinto » 06 Set 2016, 15:51

doug01n escreveu:Na minha concessionária também... ambos vieram com 30 libras!
Utilizo 29/29 e acho que minha moto fica excelente tanto em conforto quanto em estabilidade. Peso 95kg e uso bauleto Givi 45L. Ouvi as opiniões de alguns experts no assunto e não tenho do que reclamar. Recomendo!
Felipe - T250 16/16 (Marrom)

Hawk
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Set 2016, 07:59
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por Hawk » 08 Set 2016, 08:04

Bom dia pessoal.

eu sempre coloquei 30 32 mas...

agora troquei para câmaras de Cross... são bem mais grossas do que as câmaras comuns... também bem mais caras (180 reais por duas) e desci para 26 28 mas continuo achando que está "kicando" muito! alguém aqui pode me recomendar algo?

detalhes... peso 105 kgs.

pneus 120/80/90 atrás e 90/21/90 se não me engano
grato

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por Diney » 08 Set 2016, 09:23

Se esta quicando e o retorno que esta muito rapido, entao o problema pode ser o amortecedor que esta perdendo a sua acao ou sendo forcado demais!
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por Jotace » 12 Out 2016, 22:10

edugrigoletto escreveu:Fala galera!

Os pneus da Tenere de um amigo começaram a rachar usando a calibragem indicada pela Yamaha, a Pirelli trocou os pneus para ele e indicou usar a calibragem de 26/32. Fiz um vídeo falando um pouco sobre isso: https://youtu.be/SLBa_TB4GFg

Abs!
Há um tópico sobre rachadura nos pneus Metzeler. Parece serem restritos a um certo lote de fabricação. Vai saber...
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por Henrique Carlos » 13 Out 2016, 12:31

Eu tenho 83 Kg e uso geralmente no asfalto, calibro de acordo com o manual 22/25 D/T (plena carga), a maioria dos motociclistas novatos não se preocupam com a calibragem e colocam igual a de carros, +- 30 lbs. Além do desgaste maior no centro da banda de rodagem, o maior risco está na frenagem, pois o pneu dianteiro deforma-se mais, aumentando a área de contato com o solo, evitando a derrapagem. Se estiver muito duro, vai escorregar com mais facilidade e consequentemente nos levar ao chão.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

Avatar do usuário
Ethernal
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 07 Ago 2016, 00:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por Ethernal » 13 Out 2016, 16:43

Testei diversas calibragens desde que peguei a minha moto. Tenho 84KG e à partir de agora só sigo o que indica o manual. Pneu cheio demais é queda na certa.
Tenere Tenebrosa 16/16 - Cinza "The First"

Imagem

RuiC
Novato+
Novato+
Mensagens: 37
Registrado em: 17 Set 2016, 16:41
Cidade onde mora: Atibaia/SP

Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por RuiC » 14 Out 2016, 18:44

A minha experiência sobre a pressão foi interessante. Rodo quase só em rodovias e usava a pressão do manual da 2016 (18/22 ) e sempre achava que travava muito fácil a roda traseira. Depois que li os comentários aqui, resolvi aumentar a pressão, mas receoso de que fosse piorar a frenagem. Coloquei 29/36 para andar com garupa e acabei deixando assim, mesmo andando sozinho.
A moto está desenvolvendo velocidade muito mais fácil, obviamente (apesar da final ser sempre a mesma), mas o interessante é que esta melhor em frenagem também, parou de travar a traseira. Ontem viajei uma hora inteira de chuva e nenhum susto.
Quanto ao desgaste, da pra ver que só está gastando só o meio agora, mas aquelas rachaduras do pneu estão aparecendo. Vou manter a pressão mais alta do que o manual mesmo, achei melhor.
Tenere 250 16/16

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por FMainieri » 10 Nov 2016, 10:03

Bons dias, amigos!

RuiC, testei aqui várias calibragens também, com o pneu original (que já é duro demais) e não consegui andar nessa tua calibragem de 36 no pneu traseiro. Ficou muito dura. Um detalhe que deve ser a razão, eu regulei logo na entrega da moto, a suspensão traseira na penúltima posição mais firme, pois ando na maioria do tempo com minha esposa.

Em termos práticos, a moto ficou muito melhor com essa regulagem, mas tive que compensar o desconforto na calibragem do pneu. Aqui ficou muito bom o setup 29 dianteira e 32 atrás. Tanto em voo solo quanto com a patroa, a moto ficou muito firme e gostosa de andar em todos os aspectos.

Um detalhe é que o manual menciona essa calibragem baixa assim (18/22), mas esqueceram de dizer que é pra uso OFF, pois em uso no asfalto ela acaba ficando amarrada demais pelo excesso de atrito. Macia, mas muito travada.

Abração,
Francisco...




RuiC escreveu:A minha experiência sobre a pressão foi interessante. Rodo quase só em rodovias e usava a pressão do manual da 2016 (18/22 ) e sempre achava que travava muito fácil a roda traseira. Depois que li os comentários aqui, resolvi aumentar a pressão, mas receoso de que fosse piorar a frenagem. Coloquei 29/36 para andar com garupa e acabei deixando assim, mesmo andando sozinho.
A moto está desenvolvendo velocidade muito mais fácil, obviamente (apesar da final ser sempre a mesma), mas o interessante é que esta melhor em frenagem também, parou de travar a traseira. Ontem viajei uma hora inteira de chuva e nenhum susto.
Quanto ao desgaste, da pra ver que só está gastando só o meio agora, mas aquelas rachaduras do pneu estão aparecendo. Vou manter a pressão mais alta do que o manual mesmo, achei melhor.

RAFAELFSIERRA
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Mai 2017, 13:45
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por RAFAELFSIERRA » 17 Jul 2017, 10:33

Bom dia pessoal... Esse assunto eh realmente pano pra manga. Penso que calibragem eh pessoal... De acordo com peso e carga. Eu particularmente uso com 25 na dianteira e 30 na traseira. Não tenho do que reclamar. Porque menos na frente? Pelo fato de usar mais o freio dianteiro, preciso de mais aderência na frente pra que haja uma melhor frenagem. Já no pneu traseiro.. Que faz a tração... Uso pneu "cheio" pra tracionar mais.

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Ténéré 250 - Pressão/calibragem dos pneus

Mensagem por --V8-- » 17 Jul 2017, 12:27

Eu também utilizo 25 na dianteira e 30 na traseira e a moto se comporta bem, tanto em curvas que deito ela bastante e nas frenagens.
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

Responder