Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
reginaldo
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 15 Out 2012, 14:09
Cidade onde mora: Ouro Preto/MG
Localização: Ouro Preto - MG

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por reginaldo » 08 Ago 2016, 11:01

Bom dia!
Achei este topico aqui e foi bem pertinente.
As mudanças de chassi eu ja tinha suspeitado mas nao consegui ver, sobre o freio nao tinha observado..
as mudanças, na pratica, creio que sao no sentido de melhorar, mas vou conversar com alguns amigos e saber o que perceberam destes cenario das motos mais novas.

abçs turma!

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por FMainieri » 08 Ago 2016, 13:04

Exatamente, amigo lunga!!

A vantagem do Aeroqip (de boa marca) para as mangueiras novas, se nota apenas em uso extremo ou no caso de algum sistema de freios muito deficitário. Pras nossas Ténéré quase não se tem benefícios, pois não é só "culpa" da mangueira. Tem o disco, as pastilhas, a pinça e principalmente a bomba de freio.

Quando trocamos de uma Lander aqui, tanto o dianteiro quanto o traseiro, a mudança se deu apenas na dosagem melhor destes freios. Mas nada que justificasse assim o investimento. Pois de fraco, passou a menos fraco.

Outro caso extremo, foi a troca da bomba de freio completa (o cabra caiu e quebrou). Ele tinha uma Brembo da CB 500 99 dele e colocou. Rapazzzzzzzzzzzzzzzz, foi água pro vinho!!! E sem trocar mangueiras nem nada! Só a disgrama da bomba nova e mudou muito!!!

Mas, cada caso é um caso a se pensar. Se a Yamaha projetou aquilo daquela forma, tem lá suas razões sejam quais forem (custo / economia / engenharia). Sabemos que muitos componentes dessas motos são importados, e por conta disso, incidem impostos faraônicos, fretes e maracutaias que acabam encarecendo bastante.

O importante é manter a manutenção do conjunto sempre em dia. Troca de óleo de freio / limpeza das mangueiras de ano em ano, limpeza de pinça / troca de reparo sempre que precisar. Usar componentes de qualidade e / ou originais... A maioria dos casos que vi aqui no Rio era reclamação em cima de manutenção nula, peças de origem duvidosa e mal uso do equipamento.


Abração,
Francisco...





lunga escreveu:Sobre o aeroquip X mangueira nova, não muda muito não nesse sistema de freio. A diferença se vê quando as mangueiras já estão velhas ou pra uso extremo onde o liquido de freio tem sua temperatura muito elevada.
Mas o aeroquip teoricamente é mais seguro. Falo teoricamente pq as mangueiras aguentam o pau estando dentro do prazo de substituição.

DIOGOHOSP
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Jan 2014, 12:14
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ
Localização: São Gonçalo - RJ

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por DIOGOHOSP » 08 Ago 2016, 13:56

Alguém sabe informar se o kit de relação (coroa + corrente + pinhão) mudou de fabricante da Ténéré "old" para a atual?
CB 500XA 2015 >TNR 250 Flex 2016 > TNR 250 2015 > TNR 250 2014 > XJ6-F 2015 > Ténéré 660 2012 > Ninja 250R 2010 > TNR 250 2013 > XJ6-F 2012 > TNR 250 2011 > YBR125 2006

Avatar do usuário
Diego Marquioli
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Nov 2015, 22:31
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por Diego Marquioli » 31 Ago 2016, 09:28

Pessoal, acompanho o grupo desde que comprei minha tt 2016 e essa é minha primeira postagem.

Estou estudando as peças que são trocadas corriqueiramente como prevenção. Uma delas é o FILTRO DE ÓLEO da Tenere 2016 (até então estava trocando na cc, mas fica muito caro). Segundo o vendedor da cc, o filtro de óleo da tenere anterior não é compatível com a nova. No entanto, quando os vi pessoalmente, não percebi diferença alguma.

Como eu sei que cc visam principalmente o lucro, omitindo várias informações, gostaria de saber se tal informação é verdadeira?

Além da pergunta acima, deixo esta observação: no manual diz que o FILTRO DE AR deve ser trocado a cada 40.000km (isso mesmo, quarenta mil). Achei muito estranho!
Aventurando!
___________________
Ténéré 250 mod. 2016

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por Diney » 31 Ago 2016, 09:39

Amigo, eu ja tive muitas motos, nunca vi uma troca de filtro de ar tao longe como da Tenere.

Por questao de seguranca eu adoto a seguinte ideia:

troca de filtro de ar a cada 10 mil kms
Troca de filtro de oleo a cada 5 mil junto com a troca de oleo ( uso o oleo semi sintetico)

Para quem vai ficar com a moto 3 anos no maximo pode inventar ....

Mas como eu pretendo ficar varios anos e rodo todos os dias com a moto faca sol ou chuva a trabalho adotei este esquema porque viso o beneficio a longo prazo.

Se procurar por exemplo na Yamaparts aqui de SP, voce paga

45 no filtro de ar

65 no filtro de oleo

23 em cada litro de oleo semisintetico Yamalub

Sao 46 reais de oleo + 65 de filtro == 111 reais para 5 mil kms numa moto que vale 15 mil reais......eu acho que vale a pena.

Nao vou usar filtros paralelos ou economizar no oleo.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por FMainieri » 31 Ago 2016, 10:43

Bom dia, Diego e Diney.

Não tem muito mistério. Seguir as recomendações do fabricante são boas para manter a moto dentro do especificado em durabilidade e custo. Quanto ao filtro de ar, pode ser trocado sim com essa quilometragem, sem bronca. Já que o original é de espuma e deve ser lavado e lubrificado dentro da quilometragem especificada. Ele se bem cuidado, dura até mais!

Massssssssssssss, tem pessoas que gostam de mecânica e não tanto das manutenções das concessionárias. Vos falo: existem concessionárias e concessionárias. Já vi umas meramente apertadora de parafusos e trocadora de óleo e outras que realmente seguem a risca as normas da fábrica. E digo mais, dentro de qualquer uma desses tipos de concessionária, ainda pode se achar um bom mecânico ou um mero meXânico.

Sem querer fazer propaganda, óbvio, fiz a revisão dos 1000 Km da minha na CCS de Laranjeiras aqui no Rio. Cheguei cedo, aguardei na fila. Fui recebido pelo chefe da oficina que deu entrada no processo. Em 20 minutos a motoca foi levada para um elevador, bem na minha frente. O mecânico pegou o manual, anotou umas paradas e veio me perguntar se eu tinha alguma reclamação ou observação sobre a moto. Passei uma lista de coisas que achei errado e ele anotou. Em seguida começou os procedimentos da revisão dos 1000 Km, idêntico ao que consta no check list da fábrica. Logo após, foi resolver as questões que eu falei. Ficamos ali quase uma hora entre reapertos, regulagens e acertos.

Nada a reclamar! Muito pelo contrário. Só faltou lavar a motoca, mas ia demorar muito e era expediente normal pra mim, não posso atrasar assim.

Para motos que não estão em garantia, eu sempre procuro usar peças de reposição ou recomendadas pelo fabricante ou de marcas boas. Não troco um filtro de óleo original por um de 2 reais jamais. Não troco o filtro original por um de 10 reais jamais. Óleo de boas marcas e trocas de acordo com o óleo + fabricante (varia de moto pra moto, uso pra uso, tocada pra tocada).

De resto, andar sem paranóia e ser feliz com a moto! E concordo contigo, Diney:Jamais economizaria em óleo ou filtro, que são os consumíveis mais importantes da motoca, que definem a vida útil do motor...


Abração,
Francisco...

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por Diney » 31 Ago 2016, 11:58

So lembrando que o Filtro de ar das novas Teneres ( no caso a minha ) e de papel humido, nao da pra fazer manutencao apenas a troca, mas como e barato prefiro trocar com 10 mil assim como os filtros para carros e outras motos.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por FMainieri » 31 Ago 2016, 12:56

Opa!

Isso mesmo, Diney. Esse modelo novo (desculpe o meu lapso de memória) não usa mais filtro de espuma, agora é papel. E pelo manual, em condições normais de uso, trocar com 15 mil. Mas eu trocaria sim com 10 mil no máximo, e se não estiver muito sujo. Como ainda minha Tenere tem 2000 rodados, vi e está bem limpo ainda. Nem parece sujo!! rsrsrs

Bem observado, obrigado!

Abraço,
Francisco...




Diney escreveu:So lembrando que o Filtro de ar das novas Teneres ( no caso a minha ) e de papel humido, nao da pra fazer manutencao apenas a troca, mas como e barato prefiro trocar com 10 mil assim como os filtros para carros e outras motos.

Abs

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por Andre Aliardi » 01 Set 2016, 18:44

FMainieri escreveu:Opa!

Isso mesmo, Diney. Esse modelo novo (desculpe o meu lapso de memória) não usa mais filtro de espuma, agora é papel. E pelo manual, em condições normais de uso, trocar com 15 mil. Mas eu trocaria sim com 10 mil no máximo, e se não estiver muito sujo. Como ainda minha Tenere tem 2000 rodados, vi e está bem limpo ainda. Nem parece sujo!! rsrsrs

Bem observado, obrigado!

Abraço,
Francisco...




Diney escreveu:So lembrando que o Filtro de ar das novas Teneres ( no caso a minha ) e de papel humido, nao da pra fazer manutencao apenas a troca, mas como e barato prefiro trocar com 10 mil assim como os filtros para carros e outras motos.

Abs

O manual da Tenere 2016 manda trocar o elemento do filtro de ar a cada 40 000km e não a cada 15000km.

Acho que 40 000km é muito, talvez precise trocar antes, mas 10000 eu também acho muito cedo pra trocar
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Talera
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jul 2016, 22:50
Cidade onde mora: criciuma sc
Localização: litoral
Contato:

Re: Ténéré 250 2016 - Mudanças técnicas

Mensagem por Talera » 03 Set 2016, 11:07

curte só pessoal.
é possível instalar a canela esquerda da tenere no lado direito para a instalação de freio a disco duplo ?

o que vcs acham

Responder