Troca de óleo na concessionária
- jeffersonml0412
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Troca de óleo na concessionária
Olá pessoal!
Recentemente fui a concessionária Moto Roma (Belo Horizonte) para realizar a revisão dos 5000km. Ao concluir a revisão, reparei que na nota fiscal constavam duas unidades do óleo Yamalube Semissintético (10W40) no valor de R$33,67. Na minha revisão de 1000km consta o óleo Mineral (20W50) no valor de R$22,75.
Resumindo, minha duvida é referente a variação na especificação do óleo utilizado na última revisão. É normal variar a especificação dessa forma? Existe alguma vantagem em permanecer utilizando o semissintético ao invés do mineral como foi até então?
Recentemente fui a concessionária Moto Roma (Belo Horizonte) para realizar a revisão dos 5000km. Ao concluir a revisão, reparei que na nota fiscal constavam duas unidades do óleo Yamalube Semissintético (10W40) no valor de R$33,67. Na minha revisão de 1000km consta o óleo Mineral (20W50) no valor de R$22,75.
Resumindo, minha duvida é referente a variação na especificação do óleo utilizado na última revisão. É normal variar a especificação dessa forma? Existe alguma vantagem em permanecer utilizando o semissintético ao invés do mineral como foi até então?
Re: Troca de óleo na concessionária
Fala ai jeffersonml0412,
Isso é uma eterna discussão que os oleos semi e sinteco são superiores isso é claro.
Isso aconteceu na Honda também onde começou a ser oferecido o semi, vou contar a minha experiencia com minha antiga cg guerreira 125 ks ( companheira por longo 5 anos ) usava sempre mobil mineral e quando lançaram o semi eu troquei para ele eu não sentia diferença nenhuma entre os dois o único porem é que quando trocava o óleo o semi parecia estar mais "novo " que o mineral.
Para motos mais fortes e giradoras o semi e sintetico é fundamental mas para nossas 250 mono entendo que o mineral da conta.
O manual indica a troca a cada 5 mil km eu sei que tem muita gente vai dizer que jogo dinheiro fora antecipando a troca mas eu fico mais seguro assim.
Troco a cada 2700- 3000 mineral Yamalube o filtro troca uma sim e uma não tenere 2013 com 40 mil km não baixa nada de óleo e o motor ta lisos liso.
Vou continuar no mineral mesmo já que ele sempre me atendeu ai vai de cada um.
Abraço
Isso é uma eterna discussão que os oleos semi e sinteco são superiores isso é claro.
Isso aconteceu na Honda também onde começou a ser oferecido o semi, vou contar a minha experiencia com minha antiga cg guerreira 125 ks ( companheira por longo 5 anos ) usava sempre mobil mineral e quando lançaram o semi eu troquei para ele eu não sentia diferença nenhuma entre os dois o único porem é que quando trocava o óleo o semi parecia estar mais "novo " que o mineral.
Para motos mais fortes e giradoras o semi e sintetico é fundamental mas para nossas 250 mono entendo que o mineral da conta.
O manual indica a troca a cada 5 mil km eu sei que tem muita gente vai dizer que jogo dinheiro fora antecipando a troca mas eu fico mais seguro assim.
Troco a cada 2700- 3000 mineral Yamalube o filtro troca uma sim e uma não tenere 2013 com 40 mil km não baixa nada de óleo e o motor ta lisos liso.
Vou continuar no mineral mesmo já que ele sempre me atendeu ai vai de cada um.
Abraço
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- Mestre
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Re: Troca de óleo na concessionária
cara trocaram pq mudou a parceria da yamaha com a texaco, e agora estão comprando o oleo 10w40....
não tem diferença na moto, a vantagem do mineral vai ser o preço....
eu troco a cada 5k em casa mesmo, o oleo sai bom bagarai, e nunca baixou nada.... a moto ja passou dos 40k... e só a revisão dos 1k foi feita na yamaha...
não tem diferença na moto, a vantagem do mineral vai ser o preço....
eu troco a cada 5k em casa mesmo, o oleo sai bom bagarai, e nunca baixou nada.... a moto ja passou dos 40k... e só a revisão dos 1k foi feita na yamaha...
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
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CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
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Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
Re: Troca de óleo na concessionária
O oleo sintetico e semi sintetico tem especificação diferente mesmo....
Mas não tô sabendo dessa troca não....
Mas não tô sabendo dessa troca não....
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Re: Troca de óleo na concessionária
Bom, eu trabalho com essa parte de fluidos para veículos. A diferença entre os óleos minerais, semissintéticos e sintéticos são bem visíveis. Claro que para um curto período de observação não notaria uma diferença entre o uso do mineral para semissintético. Irei explicar de forma simples e clara.
Ambos os óleos vão lubrificar igual (se as normas deles forem as mesmas, exemplo: API SL, SAE 10W40, jaso ma), porém o óleo mineral irá se decompor e perder suas propriedades mais rapidamente. As propriedades que me refiro é justamente sua viscosidade SAE 10W40, e também seus detergentes ficaram bem menos eficiente.
Agora vamos as diferenças de viscosidade.
Um fluido 10W30 tem uma viscosidade SAE 10W(o W vem de "winter/inverno") quando motor está frio. Quando o motor esquenta essa viscosidade muda para próximo do SAE 30. Como é uma mistura de viscosidades eles trabalham entre essas duas viscosidades.
A diferenças entre um fluido 10w40 e 20w50 considerando os dois com a mesma norma e ambos recomendados para um tipo de motor. O 10w40 seria vantajoso para o motor, porque sua viscosidade a frio é menor que o 20w50 e sendo assim, o fluido seria bombeado com mais facilidade por todo o motor. Claro podemos entrar no mérito de que o 10w40 é um fluido semissintético e que o 20w50 é um fluido mineral, portanto o 10w40 aguentaria uma temperatura mais elevada e lubrificaria melhor o motor na hora da partida.
Se eu fosse falar tudo iria ficar maior KKK, espero ter ajudado na dúvida. (eu recomendo o 10w40, compra ele no ML ou em um lugar mais barato para fazer as revisões... e também compre o filtro original fora da ccs que sai mais barato)
Ambos os óleos vão lubrificar igual (se as normas deles forem as mesmas, exemplo: API SL, SAE 10W40, jaso ma), porém o óleo mineral irá se decompor e perder suas propriedades mais rapidamente. As propriedades que me refiro é justamente sua viscosidade SAE 10W40, e também seus detergentes ficaram bem menos eficiente.
Agora vamos as diferenças de viscosidade.
Um fluido 10W30 tem uma viscosidade SAE 10W(o W vem de "winter/inverno") quando motor está frio. Quando o motor esquenta essa viscosidade muda para próximo do SAE 30. Como é uma mistura de viscosidades eles trabalham entre essas duas viscosidades.
A diferenças entre um fluido 10w40 e 20w50 considerando os dois com a mesma norma e ambos recomendados para um tipo de motor. O 10w40 seria vantajoso para o motor, porque sua viscosidade a frio é menor que o 20w50 e sendo assim, o fluido seria bombeado com mais facilidade por todo o motor. Claro podemos entrar no mérito de que o 10w40 é um fluido semissintético e que o 20w50 é um fluido mineral, portanto o 10w40 aguentaria uma temperatura mais elevada e lubrificaria melhor o motor na hora da partida.
Se eu fosse falar tudo iria ficar maior KKK, espero ter ajudado na dúvida. (eu recomendo o 10w40, compra ele no ML ou em um lugar mais barato para fazer as revisões... e também compre o filtro original fora da ccs que sai mais barato)
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002
Re: Troca de óleo na concessionária
Olá amigo, filtro original fora da CC, dá uma dica aí de onde achar...
Vlw.
Vlw.
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Re: Troca de óleo na concessionária
Você pode achar no mercado livre ou até mesmo em alguma oficina de moto pela sua região... pergunte nas oficinas, eles podem fazer pedido no distribuidor e tu pagar mais barato q ccs sim.vmuniz escreveu:Olá amigo, filtro original fora da CC, dá uma dica aí de onde achar...
Vlw.
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002
Re: Troca de óleo na concessionária
De filtro uso vedamotors é 15 reais se não me engano nada a reclamar.
Lucas,
O dificil é ser mais caro que as CC kkkkkkkk
Lucas,
O dificil é ser mais caro que as CC kkkkkkkk
- Diney
- Participativo-
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Re: Troca de óleo na concessionária
Bom ! ontem eu fui comprar o oleo para a minha 250 e estava 21 o litro de mineral e 23 o semi sintetico Yamalube, oras 2 litros com a diferenca de 2 reais e obvio que vou pra cima do semi sintetico, peguei um filtrinho original tambem!
Sempre troco oleo + filtro, trago essa mania desde a epoca que eu mexia com carros turbos, que e uma otima escola para se aprender a mexer com oleos, lubrificacao e mecanica!
Eu digo o seguinte: Pra quem pretende ficar com a moto por 2 anos, 3 anos, roda pouco vai de mineral, agora quem vai rodar muito e ficar com a moto por um bom tempo como eu, vai de semi sintetico porque a diferenca entre os dois so vai ser sentida ao longo do tempo e da kilometragem.
Por exemplo uso a minha moto todos os dias a trabalho, sao 12 meses 20 mil kms!
Abs
Sempre troco oleo + filtro, trago essa mania desde a epoca que eu mexia com carros turbos, que e uma otima escola para se aprender a mexer com oleos, lubrificacao e mecanica!
Eu digo o seguinte: Pra quem pretende ficar com a moto por 2 anos, 3 anos, roda pouco vai de mineral, agora quem vai rodar muito e ficar com a moto por um bom tempo como eu, vai de semi sintetico porque a diferenca entre os dois so vai ser sentida ao longo do tempo e da kilometragem.
Por exemplo uso a minha moto todos os dias a trabalho, sao 12 meses 20 mil kms!
Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ
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- jeffersonml0412
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Re: Troca de óleo na concessionária
Diney escreveu:Bom ! ontem eu fui comprar o oleo para a minha 250 e estava 21 o litro de mineral e 23 o semi sintetico Yamalube, oras 2 litros com a diferenca de 2 reais e obvio que vou pra cima do semi sintetico, peguei um filtrinho original tambem!
Sempre troco oleo + filtro, trago essa mania desde a epoca que eu mexia com carros turbos, que e uma otima escola para se aprender a mexer com oleos, lubrificacao e mecanica!
Eu digo o seguinte: Pra quem pretende ficar com a moto por 2 anos, 3 anos, roda pouco vai de mineral, agora quem vai rodar muito e ficar com a moto por um bom tempo como eu, vai de semi sintetico porque a diferenca entre os dois so vai ser sentida ao longo do tempo e da kilometragem.
Por exemplo uso a minha moto todos os dias a trabalho, sao 12 meses 20 mil kms!
Abs
Concordo com o Diney, vou manter o 10w40 daqui pra frente.