pane seca, autonomia e gasolina comum

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Urso
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 15 Set 2014, 23:02
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Localização: Porto Alegre, RS

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Urso » 09 Mar 2016, 12:45

Eu normalmente uso a gasolina aditivada.
Quando usei podium tive a impressão que a moto consumia mais e não percebi tanta diferença na potência que justificasse o preço.
Quando sei que a moto vai ficar parada por um período maior eu coloco a Podium, mas isso é raro. Ando com a moto praticamente todo final de semana e cada vez que rodo vai pelo menos um tanque. rs
A minha estava fazendo uma média de 19 a 20km/l na estrada enquanto estava usando os pneus Tourance. Troquei agora para os Mitas E-07 e percebi que o consumo aumentou um pouco, mas nada absurdo. Outra coisa que observei é que com os Tourance a moto marcava a velocidade pelo menos 8km de diferença em relação ao GPS. Com os E-07 essa diferença reduziu para 4km/h. Então não sei se o consumo realmente aumentou ou se agora a aferição está mais precisa. Provavelmente o diâmetro do pneu é um pouco diferente o que causa esta variação.

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Bustamante » 12 Mar 2016, 20:05

Uso Podium 90% do tempo, mas a minha super não faz mais do que 18,5 km/l nem andando leve.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por lunga » 16 Mar 2016, 15:00

Urso escreveu:Eu normalmente uso a gasolina aditivada.
Quando usei podium tive a impressão que a moto consumia mais e não percebi tanta diferença na potência que justificasse o preço.
Quando sei que a moto vai ficar parada por um período maior eu coloco a Podium, mas isso é raro. Ando com a moto praticamente todo final de semana e cada vez que rodo vai pelo menos um tanque. rs
A minha estava fazendo uma média de 19 a 20km/l na estrada enquanto estava usando os pneus Tourance. Troquei agora para os Mitas E-07 e percebi que o consumo aumentou um pouco, mas nada absurdo. Outra coisa que observei é que com os Tourance a moto marcava a velocidade pelo menos 8km de diferença em relação ao GPS. Com os E-07 essa diferença reduziu para 4km/h. Então não sei se o consumo realmente aumentou ou se agora a aferição está mais precisa. Provavelmente o diâmetro do pneu é um pouco diferente o que causa esta variação.
A minha tem feito isso também, usando gasolina aditivada com os tourance next.
Vou trocar pro tourance "normal". Creio que não mude nada.

O Mitas 07 realmente deve ser mais "pesado" no asfalto.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Urso
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 15 Set 2014, 23:02
Cidade onde mora: Porto Alegre, RS
Localização: Porto Alegre, RS

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Urso » 16 Mar 2016, 23:07

Lunga,

Os Tourance a que me referi são os normais mesmo. Não o Next ou o EXP.
Gostei deles, mas quis experimentar uns pneus um pouco mais off.

Avatar do usuário
Dalambreta
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Out 2013, 02:05
Cidade onde mora: ITUMBIARA-GO
Localização: Itumbiara - GO

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Dalambreta » 10 Jun 2016, 00:00

A minha nunca para de 15km/l!!!!
1º Lambretta 1958
9º XTZ1200 Super Tenere
10º Honda CB600 Hornet
11º XTZ1200 Super Tenere DX
12° Suzuki GSX1250FA
13° Ducati Multistrada Enduro

PedroMoraes
Novato+
Novato+
Mensagens: 44
Registrado em: 04 Ago 2014, 13:24
Cidade onde mora: são sebastiao do paraiso- mg

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por PedroMoraes » 22 Jun 2016, 14:30

Fiz um passeio no ultimo domingo de 460 KM. Zerei o painel ao sair de casa, e quando voltei estava marcando 18.5.

Rodamos todo o tempo a 120-140. Não rodamos em velocidade menor e nem em velocidade maior.

Rosevaldo Barros
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Jan 2015, 08:45
Cidade onde mora: Ilhota/SC

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Rosevaldo Barros » 24 Jun 2016, 11:47

Olá pessoal, lendo o tópico resolvi expor alguns dados relativos ao consumo da "Gorda 2013" com seus 22 mil km.
Como de costume, faço uso do trip a cada abastecimento, segue:

- consumo cidade (com garupa) -14 km/l -gas Shell aditv
- estrada (com garupa) - 15.5km/l -gas Shell aditv

Pneus Metzeler Tourance (sempre calibrados)
Bolha original
Baú - somente traseiro 45 ltr
Velas - NGK
Vel média - estrada 140 km/hr

Obs:Percebi que a média de consumo no painel é sempre maior (1,5 km/ltr ), principalmente quando ocorre ultrapassagens e troca de marchas numa viagem.

Obs 2: Até os 10 mil kms abastecia somente no posto BR, porém uma nova empresa arrendou a rede BR, e a partir deste o consumo aumentou p/ 13 p/ltr, e voltou na média citada anteriormente somente depois de trocar de posto de combustível.
Obs 3: Devido estar entre o litoral e o planalto, quando se tem vento contra ou sobe a serra o consumo aumenta 1 km/ltr.
Obs 4: ao usar gasolina Pódium o consumo aumentou 1,5 p/ltr, sendo imperceptível qualquer diferença em cv.
Obs 5: rodei 300 kms exatos sem entrar na reserva, e 33 kms até a pane seca, sem avarias, foi só encher o tanque que voltar a funcionar rsrsrs.

Valeu :mrgreen:

Abç.

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Lobo » 24 Jun 2016, 13:13

A minha sempre faz entre 17 e 18 Km/l, se andar regulando o giro sem passar dos 2900 RPM, ela faz 22 Km/l
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Antonio Cesar
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mar 2016, 13:02
Cidade onde mora: JI-PARANÁ - RO

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Antonio Cesar » 05 Dez 2016, 14:26

Quanto ao consumo e autonomia, eu faço o controle constantemente e planilho todas as abastecidas... A minha é uma Super 2014 / 2015 Standard (26.000 km rodados), calçadas com Anake 3 calibrados a cada 15 dias com pressão de 36 na frente e 42 atras. Ando sem garupa por volta de 200 a 500 km por final de semana, na região de Rondônia, Clima quente e pequena altitude do mar... Velocidade entre 100 a 120 km/h no painel, que mente 9% medidos pelo GPS, o que dá +- 90 a 110 km/h real e uso só gasolina aditivada, que em 90% das abastecidas acontecem no mesmo posto BR que confio... Resumo da ópera: o Velocímetro é mentiroso em 9% indicando velocidade superior à realidade, o Odômetro mente em 3,2% indicando distância superior a realidade e o Consumo mente em 10,2% indicando consumo menor que a realidade, simplificando, pode descontar sempre 2 km/l do valor indicado no painel. Pra completar a temperatura demora mais de 5 minutos pra te indicar a média aproximada da realidade, o indicador de marcha não tem sensores na caixa de marchas, e é feita por cálculo da relação Rotação/Velocidade, não indicando a marcha com a embreagem acionada, enfim, dos últimos 15 anos que faço esse tipo de controle em meus veículos, o painel da Super, é o mais mentiroso de todos. Mas não troco a Super por nenhuma outra Big... To muito satisfeito com ela, principalmente pela confiança na mecânica. ... Quanto a autonomia na reserva, eu fiz um teste a pouco tempo, levando gasolina num galão e andei com ela até começar a falhar... rodei 84 km na reserva (trip), rodando a 120km/h (painel) com indicação de consumo de 19,1 km/l (painel).

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: pane seca, autonomia e gasolina comum

Mensagem por Eniot » 06 Dez 2016, 08:08

Antonio Cesar escreveu:Quanto ao consumo e autonomia, eu faço o controle constantemente e planilho todas as abastecidas... A minha é uma Super 2014 / 2015 Standard (26.000 km rodados), calçadas com Anake 3 calibrados a cada 15 dias com pressão de 36 na frente e 42 atras. Ando sem garupa por volta de 200 a 500 km por final de semana, na região de Rondônia, Clima quente e pequena altitude do mar... Velocidade entre 100 a 120 km/h no painel, que mente 9% medidos pelo GPS, o que dá +- 90 a 110 km/h real e uso só gasolina aditivada, que em 90% das abastecidas acontecem no mesmo posto BR que confio... Resumo da ópera: o Velocímetro é mentiroso em 9% indicando velocidade superior à realidade, o Odômetro mente em 3,2% indicando distância superior a realidade e o Consumo mente em 10,2% indicando consumo menor que a realidade, simplificando, pode descontar sempre 2 km/l do valor indicado no painel. Pra completar a temperatura demora mais de 5 minutos pra te indicar a média aproximada da realidade, o indicador de marcha não tem sensores na caixa de marchas, e é feita por cálculo da relação Rotação/Velocidade, não indicando a marcha com a embreagem acionada, enfim, dos últimos 15 anos que faço esse tipo de controle em meus veículos, o painel da Super, é o mais mentiroso de todos. Mas não troco a Super por nenhuma outra Big... To muito satisfeito com ela, principalmente pela confiança na mecânica. ... Quanto a autonomia na reserva, eu fiz um teste a pouco tempo, levando gasolina num galão e andei com ela até começar a falhar... rodei 84 km na reserva (trip), rodando a 120km/h (painel) com indicação de consumo de 19,1 km/l (painel).
Muito interessante seu relato. Sinceramente não tenho essa paciência para monitorar todas estas informações. Observei que está usando uma calibragem acima da recomendada no pneu dianteiro (36 ao invés de 33). Porquê? Na minha essa calibragem no pneu original Metzeler EXP faz a frente da moto perder um pouco de estabilidade em curvas com asfalto irregular. Prefiro usar a recomendada. Compartilho da sua opinião de não trocar ela por outra Big. Moto fantástica, confiável e de custo razoável de manutenção.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Responder