Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Rick Braz
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2015, 15:50
Cidade onde mora: Nilópolis/RJ

Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por Rick Braz » 28 Abr 2016, 15:46

Boa tarde, tive um problema é troquei o pinhão, urgentemente, por um usado mesmo. No entanto estou buscando opções para compra e percebo que talvez seja melhor economicamente, montar um kit. Alguém pode opinar? Li muito aqui sobre não adquirir corrente sem emenda, mas o que acham dessa emenda REBITE, que me pareceu bem segura. Conhecem a linha da Yamaha Y-teq, é boa, vale a pena? Grato!!!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Kit relação, corrente emenda REBITE, Y-teq

Mensagem por Fmm4100 » 28 Abr 2016, 16:49

OBS: Editei o título pois o assunto é interessante.

Corrente fechada não é algo fácil de se achar aqui no RJ. A diferença é só o fechamento controlado na fábrica.

Eu to usando corrente com emenda de clipe pela segunda vez, sendo que o cuidado consiste na conferencia da emenda sempre que for limpar a corrente. Por precaução eu carrego outra emenda na caixa de ferramentas.
A emenda de rebite só precisa atentar na hora de fechar com a ferramenta, evitando apertar demais para não espanar a cabeça do rebite.

Só para referencia, o kit KMC gold tá saindo por volta de R$250,00 na maioria das lojas. Essa é com clipe.

Com relação a Y-TEC, não conheço, mas observo que não temos nada no mercado que se possa confiar. A DID não tá durando nada.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Kit relação, corrente emenda REBITE, Y-teq

Mensagem por barraforte » 28 Abr 2016, 16:50

Existem diversos tipos de emendas. Mas dois tipos principais.

O melhor kit, é Riffel/Vaz pra pinhão e coroa e DID para corrente. Corrente com retentor modelo VP2 ou superior.

A KMC tem uma corrente que falam bem, os modelos simples são um lixo. Depois vejo o modelo.

Com relação a emenda, tem a rebitada, usada em todos os tipos de motos, inclusive nas de corrida e são as mais seguras.

Existem aquelas com a trava de aço elástica.

Já usei ambas e nunca tive problemas. A com trava requer maior atenção ao sentido de montagem, e maior manutenção. Mas facilita muito a remoção, com um alicate se desmonta a corrente.

O ideal é andar sempre com uma emenda com clipe elástico na moto e a corrente ser presa com emenda rebitada.

Em caso de apuros, dá pra usar a emenda com clipe.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por Fmm4100 » 28 Abr 2016, 16:55

Tem duas questões referente as correntes que estão no mercado:

- Atenção ao tipo da emenda, pois vejo muita emenda SEM RETENTOR no mercado. Essas não servem em corrente com retentor, pois não tem comprimento para fechar o clipe.
Se comprar, compre emenda para corrente com retentor.

- Emenda KMC não serve em corrente DID, pois a espessura do pino é maior.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por barraforte » 28 Abr 2016, 17:07

Como o @Fmm4100 disse, é sempre muito importante usar a emenda no mesmo passo (largura - 428/520/525) da corrente e da mesma marca, além do cuidado com ou sem retentor.

Para ilustrar:

Emenda com clipe elástico




Emenda Rebite


A emenda com rebite, necessita de ferramenta própria para ser instalada.


ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Rick Braz
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2015, 15:50
Cidade onde mora: Nilópolis/RJ

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por Rick Braz » 28 Abr 2016, 22:02

Boa noite, obrigado pelas considerações. Então, como disse pesquisei muito e me interessei nesse anúncio, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tentor-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;, fiz várias perguntas, mas na última dei uma balançada, pois o anúncio é de uma 520VC e no manual especifica 520VD. Essa sopa de letrinhas, por sinal, dificulta muito esse processo de seleção, que já é difícil pelas qualidades disponíveis.
Quanto à necessidade de se ter uma ferramenta específica, achei esse vídeo muito legal e de fácil compreensão, https://m.youtube.com/watch?v=dnE5oSQTSBQ" onclick="window.open(this.href);return false;.
Admito, estou com tantas dúvidas que estou quase comprando as peças originais yamaha mesmo, os relatos de durabilidade são muito superiores ao de qualquer outra. Nesse link, https://www.bibbos.com.br/Mobile/#/kit- ... PWF01A0900" onclick="window.open(this.href);return false;, tem o produto da Y-teq, mas nesse site tem as de primeira linha tb.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por ivojoseaug » 29 Abr 2016, 08:34

Eu uso uma kmc 520 com emenda e retentor, vem com 118 elos, tiro na esmerilhadeira pra ficar com 114. Corrente feita pra ate 450cc. Uso na nc 700. Nunca tive problemas. Custa 190 mangos com mao de obra da troca. Troco a cada 12 ou 15 mil. Prefiro andar com corrente nova a cada 15000 do que pagar 500 mangos numa original e arrastar corrente ate 25 ou 30 mil km....isso se durar ....a original da moto durou apenas 20 mil km...estamos falando de uma 700...entao, meu humilde conselho...pega a kmc com emenda e retentor mais barata q tu encontrar e vai monitorando o desgaste. As correntes podem esticar de maneira uniforme, travar elos ou empenar, quando começam a fazer um barulho de estarem batendo lateralmente. Basta monitorar esses sintomas e vc nao tera problemas.

Avatar do usuário
Rick Braz
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2015, 15:50
Cidade onde mora: Nilópolis/RJ

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por Rick Braz » 29 Abr 2016, 17:44

Blz,mas qual a sopa de letrinhas referente à corrente KMC(520???) devo comprar, kkkkkkk. Outra coisa, esse sistema de lacre rebite, só nas correntes da DID, ou tem nas outras? Achei o melhor sistema!!!

Droid-3D
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 09 Out 2015, 08:42
Cidade onde mora: BELO HORIZONTE

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por Droid-3D » 06 Jan 2017, 16:38

O problema da corrente de rebite é os mecânicos não tem a ferramenta pra rebitar sendo assim eles fazem o rebite na base da marretadas . Então eu optaria pela junta elástica. Incrível como a KMC é bem mais robusta que a DID
. Segundo a revenda é porque a KMC que serve na Ténéré também serve em motos de até 400 cc

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Corrente com emenda - Tipos - prós e contras

Mensagem por dinho.p » 16 Jan 2017, 13:42

alguém já usou o kit Y-tec? será q vale a pena? tá custando o mesmo que um kit Did.

Responder