Ténéré 250 - Como rebaixar

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 11 Ago 2011, 18:57

mauricio_cruz escreveu:
tenere rebaixada!

mauriciao..fmz cara?pow..comoq vc fez pra abaixar a tezinha desse ejito..to precisando faze ume squema desses na minha..nao ao baixo mas bem amsi baixo q a original....

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Helano » 11 Ago 2011, 19:01

Gabriel,

Aquele tópico lá é só para as fotos. Movi teu post pra cá, blz?

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 14 Ago 2011, 00:19

ok helano , desculpa ae jogar a pergunta la..
ehq entenda meu drama..hj cai a quarta vez com ela e me machuquei legal dessa vez..sem contar q saiu a bolha e entortou os suportes dela...
bateu um desanimo chato...e to querendo ver oq consigo fazer pra nao ficar caindo 1 vez por mes e perder gosto por motos com o tempo....

valew

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por ghamauricio » 14 Ago 2011, 00:53

Grande Gabriel!

Desculpe a pergunta, qual é a sua altura? Também estou no aguardo pra saber como se rebaixa a Té; eu sei que dá pra mudar o preload dela de maneira a baixar mais quando você monta nela, mas pra rebaixar mesmo (sem ter que subir nela antes), acho que só mudando a mola...

Vamos aguardar a resposta do confrade!

Abraço!

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 14 Ago 2011, 02:10

1,70...
ainta fico na ponta dos dedos...
o pessoal da cc abaixou mas foi mais na frente...achoq ta ate pior...pq fico com a frente baixa...as vezes me pego fazendo oq nao devo..q eh sem querer apioar um pouco do peso no guidao.......igual faço involuntariamente quando ando coma fazer 2011 da minha namorada..pq parece uma motinho de circo perto da tenere.....parece q to caindo pra frente na fazer...
oq fazer ao certo nao sei..só seiq to tomando uns tombo nervoso...
mais 2 meses desse jeito desmoto ela inteira sem ter usado nenhuma ferramente...

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por ghamauricio » 14 Ago 2011, 03:49

Então cara, dê uma olhada no manual que acredito que a configuração do preload da suspensão traseira vai ser a solução. Isso e aprender a subir igual cavaleiro, pisando com o pé esquerdo na pedaleira esquerda e jogando a perna por cima. Aí quando você puser o seu peso sobre ela ela deve baixar um pouco mais (com um preload menor). Isso aliado à frente mais baixa deve ficar legal.

Mas teve gente aí que pagou 500 pilas pra rebaixar ela (vi em outro tópico), e ele não sabia dizer o que foi feito. Acredito eu que trocaram a mola ou alguma outra peça...

Abraço!

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por C Freitas » 14 Ago 2011, 13:30

A única solução é ir em quem prepara suspa e mudar a mola e o pistão. Tenho 1.68, postei uma foto de ajuste de precarga da mola. No inicio, abaixei, mas a distância ao solo não muda muito, tipo, ponta do dedão para ponta do dedo médio. Abaixar a dianteira é fria, conforme relato acima, vc acaba descansando o braço no guidão, sem falar que, a balança fica com um som de batida seca, no meu caso 92 Kg, ou seja o fim de curso do pistão. Na preparação, me ofereceram como opção a troca do conjunto traseiro por um de menor comprimento, aí sim ela ficará com -8 cm na altura, mantendo a capacidade de carga. Mas eu não vou mexer, meu orçamento está no osso e fazer gambiarra barata não fica legal, o serviço na preparação fica em torno de 600,00... Mas fica profissa!
E se vc não for pesadão, abaixar no mínimo, vai te dar firmeza quando estiver com garupa, mas nas paradas, com frenagem mais forte, ela sobe e fica alta a mesma coisa...

Edit:
Mais uma coisa, se for mexer na dianteira, mais 500,00 pra troca das canetas (Completas)...
Imagem

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 14 Ago 2011, 13:48

eae freitas..blz?
entao....quando voltar la daki 1 semana pra trocar a flauta com akele problema do toc toc vou pedir rpa voltar a frente como antes mesmo...pq soh ficou coma frente seca mesmo....oq nao ajuda..pq meu peh no chao ta a mesma coisa..
eu precisaria saber de detalhes como abaixar a parte de traz como no esquema igual do topico......mas eh ess esquema mesmo..profissa....pra nao ter enrosco depois....
tipo..
eu chego no mecanico e digo o q pra ele fazer e trocar tanto??

valew

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por C Freitas » 14 Ago 2011, 13:58

Oficina especializada em preparação! Pede para rebaixar, eles te darão as opções de acordo com seu peso, altura e carga! No meu caso, seria um pistão da FNA, só não me lebro o modelo. Ele é mais curto, abaixando a moto, porém tem a pre carga ajustada para hard.
Imagem

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Como rebaixar

Mensagem por Jonathan » 14 Ago 2011, 15:34

Amigo, eu tenho 1,70m tb e acho a ténéré normal. Se vc rebaixá-la, vai perder a característica de trail. Adoro ela ser tão alto, para que eu possar transpor obstáculos difíceis.

Inclusive eu endureci a a suspensão traseira na regulagem pra ela baixar menos quando com garupa, agora fico na pontinha dos dedos se quiser colocar os dois pés no chão. Mas quase nunca é necessário colocar os dois pés no chão. Procure usar botas tb, vc ganha alguns centímetros.

Procura fazer um curso de off-road, vc vai se adaptar melhor à moto alta. Trabalhei na ROTAM (grupo de motos) da Polícia Militar daqui e tinham homens de até 1,65m q pilotavam uma lander ou XRE com muita habilidade e ainda fazia abordagens policiais em cima destas motos.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Responder