Ténéré 250 - Modificações no farol

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
netosophiate
Visitante
Visitante

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por netosophiate » 10 Fev 2011, 10:38

Ola pessoal...
O que da para fazer é colocar duas lâmpadas H4 35/35W, que o consumo das duas ficaria próximo de uma de 55W, e fazer um esqueminha com resistores e diodos para deixar as duas sempre ligadas. Porem uma vai sempre operar com metade de sua capacidade devido aos resistores. Cerca de uns 17W.
Então somando o que esta aceso diretamente e o que esta com resistores, temos 52W menos que uma original ligada...

Até por que a intenção não é iluminar COM O SEGUNDO FAROL, e sim, estar aceso... :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Usando uma lampâda dessas, ficaria perfeito...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... raduty-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Helano » 10 Fev 2011, 10:52

netosophiate

Legal cara, muito bom mesmo!!! :thumbup: Isso resolve realmente o problema da carga excessiva no sistema elétrico da moto.

Porém, os dois outros aspectos ainda ficam pendentes;
- O legal, de andar sempre com o farol alto aceso
- O fato de ofuscar os demais motoristas com a luz alta acesa.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

netosophiate
Visitante
Visitante

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por netosophiate » 10 Fev 2011, 12:10

Td certo Helano....

As lâmpadas H4 tem luz alta e baixa, minha intenção seria ligar a lâmpada "auxilar" na luz baixa e com 50% de sua capacidade. Acredito que isso seria menos que a baixa de 55W original. Ofuscaria bem menos... Pelo menos eu acho.. :think: :think: :think:
Assim que chegar a minha Tenere vou testar e posto aew.... :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Rubinho
Visitante
Visitante

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Rubinho » 10 Fev 2011, 12:48

Acho que o problema não vai ser nas lâmpadas, e sim no próprio bloco optico do farol alto, mesmo com lâmpada mais fraca continua sendo alto, acho que a única maneira de ela não atrapalhar outros motoristas é colocando o led que só vai iluminar o bloco e vai dar foco.

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por MortGildo » 10 Fev 2011, 22:20

Pelo amor de Deus não coloquem Led Azul... vai virar um Tene-Brau total... :mrgreen: Lugar de Cafonice é nas Hondas...

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por MortGildo » 11 Fev 2011, 19:35

Uma jogada pra evitar resistores e troca de lampadas seria ligar as 2 lampadas originais em série, dobra a resistencia do filamento e diminui a corrente pela metade, se querem estética das 2 acesas funcionaria bem, a iluminação ficaria confusa...

HoonX
Visitante
Visitante

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por HoonX » 12 Fev 2011, 15:37

Ficaria muito fraco, MortGildo. O esquema do netosophiate é bom. Dá pra por somente a lâmpada do esquerdo em luz baixa com metade da potência.

Mas não use resistores, você pode ter abaixado a potência na lâmpada, mas o conjunto todo (inclusive o resistor) irá dissipar energia. Em eletrônica geralmente utiliza-se um diodo (regulador de tensão) para abaixar a tensão. Se de 12V você alimentar a lâmpada com 8,5V, a potência fornecida vai à metade.

Ahh, isso se o sistema de lâmpadas tiver nada eletrônico... ou tem?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Helano » 12 Fev 2011, 16:48

Galera, agora numa boa.... vocês não sabem o que querem né.. na Lander o pessoal reclamava do farol fraco, agora que tem duas lâmpadas de 55w também tá bom, vá entender..... :lol: :lol: :lol:
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por Kakko » 20 Fev 2011, 23:58

Issssooo Helano :clap: dificil contentar a galera...rs

mas falando sério.... já tive duas Teneres 600 dois farois de 35W....muito fracos.
Os farois da Té 250 dão de DEZ....nas velhas Tenerés.

e sobre o que comentaram em substituir as lampadas por h4...não deve ficar bom, pois o conjunto ótico foi projetado para h7.....na minha opinião.

Kako- Campinas-SP
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: FAROL MODIFICADO DA TENERE 250cc

Mensagem por doug01n » 21 Fev 2011, 06:09

Quer mais iluminação com o mesmo consumo? Coloca Xenon. Testei e aprovei, principalmente na estrada.

Quer que acenda as 2 lâmpadas ao mesmo tempo? Melhor trocar de moto... pq qq outra coisa vai colocar a segurança dos outros em risco (ofuscamento vai acontecer de qualquer forma).
Administrador

Responder