Líquido Arrefecimeto

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
diogomail
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 76
Registrado em: 12 Nov 2014, 00:11
Cidade onde mora: Palmas / TO

Líquido Arrefecimeto

Mensagem por diogomail » 25 Out 2015, 12:11

Caros companheiros,

Hoje em vistoria à moto, observei que o líquido de arrefecimento da ST estava alguns milímetros abaixo do nível mínimo. Nunca tinha parado para observar esse reservatório e não sei dizer se baixou ou se já veio com nível baixo da fábrica.
O complemento do nível pode ser feito com qualquer líquido (aqueles rosas)? Peguei o manual para verificar e a tarefa parece ser bastante simples mas não informa a especificação do líquido a ser utilizado.
Estive no supermercado e observei que as especificações são semelhantes e em cores diferentes (verde / rosa).

Obrigado,

Diogo

MARCELO CAVINI
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Dez 2014, 11:24
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por MARCELO CAVINI » 26 Out 2015, 08:58

Diogo,

o nível do reservatório varia momentaneamente em função do radiador necessitar mais ou menos liquido para resfriar o motor. Acho que primeiramente você deve seguir as instruções do manual para ver se realmente o nível está baixo.

Se estiver um pouco baixo, não vejo problema em completar com agua destilada (vende em postos de gasolina).

Mas se estiver muito baixo, recomendo que você complete com a solução recomendada no manual.

A depender da quilometragem da moto, vale a pena fazer uma revisão no sistema.

Boa sorte!
MARCELO CAVINI
(EX: XL 250R, XL 350, XT 600, RMX 250, FALCON 400, GS 750, PEGASU 600, MARAUDER 800, XT 660, VARADERO 1000)

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por lunga » 26 Out 2015, 09:03

O meu tbem está uns 2mm abaixo do nivel.
Mas como farei a revisão de 50mil, ja vou pedir pra trocar completo.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
diogomail
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 76
Registrado em: 12 Nov 2014, 00:11
Cidade onde mora: Palmas / TO

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por diogomail » 26 Out 2015, 15:25

Pessoal comprei um fluido da STP daqueles rosas mas ainda não completei. Vou tentar coletar mais informações para não fazer besteira

Diogo Emanuel via Tapatalk

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por Lobo » 26 Out 2015, 15:33

Concordo com a opnião do Marcelo e do Lunga.
Troquei na oficina todo o fluido depois de 3 anos de uso, aproveitei e também troquei óleo de freio e embreagem. ( diz que é bom fazer anualmente, vou fazer a cada 2 anos)
MARCELO CAVINI escreveu:Diogo,

o nível do reservatório varia momentaneamente em função do radiador necessitar mais ou menos liquido para resfriar o motor. Acho que primeiramente você deve seguir as instruções do manual para ver se realmente o nível está baixo.

Se estiver um pouco baixo, não vejo problema em completar com agua destilada (vende em postos de gasolina).

Mas se estiver muito baixo, recomendo que você complete com a solução recomendada no manual.

A depender da quilometragem da moto, vale a pena fazer uma revisão no sistema.

Boa sorte!
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por Hugão » 26 Out 2015, 19:08

Srs.

Na revisão de 40.000 km além do recomendado pela Yamaha ( troca do óleo da transmissão e das velas ), troquei o fluido de freio dianteiro e traseiro e da embreagem ( Observei uma leve melhora na embreagem que, na minha moto, ficava como se estivesse "enforcada", tentando andar quando estava com embreagem acionada - no sinaleiro, por exemplo ) mas não troquei o líquido de arrefecimento, o que farei na revisão de 50.000 km.
São detalhes que fazem a diferença quando somados à manutenção não específica ( troca de oleo, pastilhas, etc )

Outro detalhe que quero ver é o óleo das bengalas. Vou levar numa oficina aqui em Goiânia para avaliar esta possibilidade.

Hugo
ST 1200 2011 azul
Goiânia

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por lunga » 26 Out 2015, 19:17

Bengalas acho q eh a cada 20mil.. Não lembro, mas já troquei da minha
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por ivojoseaug » 26 Out 2015, 20:39

Então, alguns preparados são de baixa qualidade,não coibem a corrosão, tampouco tem uma troca térmica otimizada. São apenas agua colorida.

Só a agua, a pressão no radiador pode aumentar muito, ele aguenta, mas em caso de queda pode explodir, rs...

Quando mistura 50% de monoetileno glicol com agua destilada, a mistura faz a temperatura do motor ficar mais estável e o líquido, mesmo quente, não expande com a mesma "vontade" que a agua sozinha. Além disso, os preparados de boa qualidade tem anticorrosivos para garantir que os dutos de arrefecimento e radiador vão ficar sempre novos.

eu sempre uso o lubrax. nem barato nem caro, mas de excelente qualidade. Faço a mistura com agua destilada conforme a indicação do manual.

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/dc ... OD=AJPERES" onclick="window.open(this.href);return false;

rafaelsouza1690
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Out 2015, 22:46
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por rafaelsouza1690 » 31 Out 2015, 22:48

Olá pessoal, não tenho uma ST(vou pegar ano que vem) Possuo uma XT 660 R ano 13, sobre o líquido do radiador da 66, troquei com menos de 2 anos de uso a moto, estava bem sujo, tive que lavar umas 10 vezes o radiador, sendo que uso a moto em passeios e raramente cidade, coloquei o líquido da Motul - Motocool, recomendado já vem pronto, na ST pode por o mesmo, não sugiro completar com água, quando pegar a minha ST irei fazer eu mesmo é fácil mas 1 x por ano.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Líquido Arrefecimeto

Mensagem por diegonunes » 01 Nov 2015, 12:49

Não é recomendável utilizar fluidos que não especifiquem a presença de inibidores de corrosão para o alumínio, de forma geral.

O Lubrax citado por Ivo, apesar de não especificar, cumpre a norma SAE J 1034. Essa norma diz o seguinte:
This SAE Recommended Practice applies to engine coolant concentrate, ethylene glycol base, for use in automotive and light truck engine cooling systems. This document applies to engine coolant concentrates for aluminum compatible requirements. Please refer to SAE J1941 and J2307 DRAFT for coolants used in heavy-duty diesel engine cooling systems. For further information on engine coolants, see SAE J814 and J2306.
Eu particularmente não sou muito fã do produto pela sua baixa durabilidade no sistema (mas usaria sem problema), são seis meses o intervalo de troca.

Gosto bastante do Motocool é do Petroplus Long Life, estes podem permanecer no sistema por anos.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder