Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
aurelioh
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Ago 2015, 23:29
Cidade onde mora: Itauna/MG

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por aurelioh » 12 Set 2015, 06:07

Pra quem estiver curioso sobre o "Tourance Next", achei um depoimento fantástico no portal bigtrails; estou formando uma opinião em que acho que dá para dizer que o Tourance Next é quase como se fosse tão bom quanto o Mitas E08 (conforto, segurança, longevidade, boa aplicação específica), só que para quem usa predominantemente em estradas de asfalto.
Como prometido vou postar minha opinião sobre o pneu. Fui a Argentina e ao Chile com ele, passei pelos Andes, rodovia Panamericana, Atacama e voltei. Hoje os pneus estão com 13.000 km rodados e estão meio quadrados por ter rodado muito por retas intermináveis (isso aconteceria com qualquer pneu).

Os pneus são fantásticos, Até na estrada de terra eles não decepcionaram, ressalvada as suas limitações, por seu um pneu predominantemente para asfalto. Tem ótimo grip, deita bem (mesmo quadrado) e não faz a moto balançar em altas velocidades nas curvas mesmo gasto, coisa que meu Bridgestone original fazia. Achei superior ao Scorpion Trail, que quando fica gasto tende a deslizar facil, principalmente o traseiro. Na chuva, desde que esteja com uma calibragem um pouco mais baixa, foi ótimo, sem sustos ou intercorrências. Acredito que o traseiro chegue aos 16/17K e o dianteiro 20k.O traseiro poderia rodar mais se usado em condições normais só que eu rodei carregado e por longas retas, dando um gasto irregular no mesmo.

Voltarei a comprar o mesmo pneu, sem sombra de dúvida.
Em minha pesquisa, só achei excelentes recomendações do pneu, seja de fontes especializadas ou de usuários que rodaram com ele. Ele é bem mais caro que minha segunda (Michelin Pilot Street Radial) e terceira opção (Continental Contitrail Attack) mas ainda assim estou me convencendo que vale a pena (até porque, inclusive pelo bi-composto traseiro, dura bem mais que um pneu comum).

Só pra "jogar mais lenha na fogueira": não vejo o menor problema em "misturar" (na verdade, combinar) pneus de diferentes fabricantes e modelos na dianteira/traseira. O que não dá é pra fazer isso de qualquer jeito e de forma indiscriminada; em especial, fazer isso levando em conta somente o fator econômico (o que, infelizmente, devido às conjunturas financeiras de cada um, deve ser muito comum). É obvio que não rola de jeito nenhum também usar um pneu dianteiro na traseira e vice-versa; tem gente que até faz isso, mas pra mim isso sim é um pecado muito maior (é quase tão grave quanto montar o pneu com o sentido de rolagem invertido).

Se você não entende absolutamente nada, ou não quer correr nenhum tipo de risco por menor que seja, ou não tem paciência pra ficar pesquisando, aí sim é mesmo o caso de seguir estritamente o que o fabricante recomenda ou, se você for um pouco mais "ousado", trocar o jogo completo por pneus "irmãos" dianteiro/traseiro. O que não quer dizer que a outra opção (pneus "descasados") seja sempre impraticável. Com certeza existem milhares de combinações interessantes dianteiro/traseiro para conferir à moto todas as características que você quer dela. Eu faço isso (combinar pneus diferentes) com minha moutain bike há mais de 25 anos com resultados incríveis. Sei que não é a mesma coisa, mas o que quero dizer é que aprendi muito com toda essa experiência e foi o que me levou a acreditar que dá pra fazer isso também com as motos.

Estou pensando em colocar um aro de alumínio 17 de 350 (3.5") na traseira (Motard) e um outro de 250 (2.5") na dianteira (depoi$ de de$cansar o bol$o); outra opção é manter o aro dianteiro em 21, só trocando a largura para 215 (para usar com o pneu Metzeler Tourance Next 90/90-21 que já comprei). Acho que com esses aros vou poder usar pneu sem câmara com tranquilidade... (ou estarei enganado? :? )

Avatar do usuário
tião ponha
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 245
Registrado em: 27 Set 2013, 21:02
Cidade onde mora: São Lourenço/MG
Localização: Sãol lourenço

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por tião ponha » 12 Set 2015, 10:03

salve salve irmandade tenere em 2013 fui para jalapão calcei a Tê com mitas E 7/ 130 trazeiro e 90 dianteira e em seguida venderia o mesmo que nada fiquei com eles e rodou muito 25 mil kms tem sim um grau de dificuldades na condução somente no começo depois você domina fácil,mas voltei com os as medidas originais mas da mesma marca Mita E 8 top.
ImagemTIÃO PONHÁ
sdcmg1@hotmail.com
Tenere 250 cc 2011 Preta
Por qualquer caminho para encontrar os amigos.

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Mamão » 14 Set 2015, 09:08

Eu não gosto do Mitas. Tive dois na minh XTE e achei que escorregam muito. Duram prá caramba, mas justamente por isso escorregam, pois a borracha é mais dura.
O que mais gostei até hoje foi o Enduro 3 Sahara da Metzeler. Não dura muito, mas custa mais barato.
Adere muito bem no seco e no molhado e não faz feio numa terrinha.
Quando acabarem os originais da minha tézinha acho que vou colocar eles....
Quanto à questão de "combinar" pneus de marcas diferentes, eu também não vejo problemas desde que você utilize pneus de mesmo perfil. Por exemplo, na minha XTE tinha o Enduro 3 na frente e o mitas 07 na traseira. São pneus 70/30 que se equivalem.

felipebrito13
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Out 2015, 18:05
Cidade onde mora: Bauru - SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por felipebrito13 » 02 Out 2015, 18:20

Amigos, prazer! Sou novo aqui no fórum, apesar de, desde o final do ano passado já acompanhar bastante os comentários aqui, que inclusive me ajudaram na escolha da minha Ténéré.

Sobre pneus, estou pensando em colocar um pneu de perfil mais largo na roda dianteira, um 90 no lugar do original 80.
Na traseira, também irei colocar um 130 no lugar do original 120 (130 80 R18)
Ambos os pneus oferecidos para mim foram da marca VIPAL, alguém tem alguma experiência com essa marca em pneus para motos?

pini94
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 18 Set 2014, 17:02
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por pini94 » 02 Out 2015, 19:32

felipebrito13 escreveu:Amigos, prazer! Sou novo aqui no fórum, apesar de, desde o final do ano passado já acompanhar bastante os comentários aqui, que inclusive me ajudaram na escolha da minha Ténéré.

Sobre pneus, estou pensando em colocar um pneu de perfil mais largo na roda dianteira, um 90 no lugar do original 80.
Na traseira, também irei colocar um 130 no lugar do original 120 (130 80 R18)
Ambos os pneus oferecidos para mim foram da marca VIPAL, alguém tem alguma experiência com essa marca em pneus para motos?
Primeiramente seja bem vindo ao fórum amigo. Eu estou com um par de Vipal na minha moto nas medidas de 3.00 x x21 na dianteira (um pouco mais fino) e 120/80 18 na traseira e até agora só tenho a elogiar o pneu. Boa aderencia no asfalto seco e molhado e na terra vai bem tbm. Usava o Maggion antes e achei ele bem superior ao Maggion.
Thiago Pini Milanez

Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)

Cassio 4.2
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Out 2015, 07:15
Cidade onde mora: Santo Antonio do Pinhal/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Cassio 4.2 » 05 Nov 2015, 23:27

Saudações amigos...

Preciso muito de ajuda: vi em algum lugar aqui alguem que vende aquelas pequenas peças pra levantar o paralama no caso de se colocar pneu maior...alguem tem o e-mail da pessoa? Não achei mais a postagem

Abçs

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por filipedonato » 21 Fev 2016, 10:35

Coloquei um Levorin 90/90 na frente.
E em uma descida que antes colocava 145km/h de final agora a moto fica em 136km/h.
A mesma coisa em uma ladeira maior ainda, só deu 136km/h, relação 13 dentes no pinhão e 39 dentes na coroa.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por KANEKO » 21 Fev 2016, 20:48

Cassio 4.2 escreveu:Saudações amigos...

Preciso muito de ajuda: vi em algum lugar aqui alguem que vende aquelas pequenas peças pra levantar o paralama no caso de se colocar pneu maior...alguem tem o e-mail da pessoa? Não achei mais a postagem

Abçs
Ajudando o amigo.

viewtopic.php?f=39&t=5512&start=240" onclick="window.open(this.href);return false;

Uma dica coloque o assunto no proprio google + tenere clube as vezes vai bem melhor que a busca do forum :wave:

Moreno
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Out 2014, 10:28
Cidade onde mora: Barra Bonita/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Moreno » 04 Mar 2016, 13:24

Coloquei pneus maiores na minha Tenere 250 e vou deixar aqui minha opinião.
Com relação a dianteira e traseira ficou muito pesada pra andar, criou um efeito
"João Bobo" andando devagar na cidade e a moto fica balançando muito, além
de maior peso pra fazer pequenas manobras.
No meu ver e na minha experiência a moto perdeu mobilidade, retomada e velocidade
final (sei que foi pouco mas perdeu).
Eu não recomendo!!!

Avatar do usuário
Amerson
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 88
Registrado em: 26 Set 2014, 19:46
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Amerson » 09 Mar 2016, 21:05

:risadona: eu coloquei esse aro 1,85 porque não ache de 1,60 de alumínio o pneu 90 90 21 ficou rente, mais tem 3 anos assim e rodo pra trabalhar rodo uns 200 por dia :sol: bom está fora dos padrões :sol: mais a roda padrão se comprar vai enferrujar de novo.....


tá ai meu comentario


fui :animado:
Amerson Jose dos Santos
trabalhar de moto é tudo de bom!

Responder