Ténéré 250 "Motard"

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por PauloPinheiro » 20 Ago 2014, 22:06

Pois é...trocar os piscas ou a luz de freio da moto por uns de Leds...muito melhores e mais eficientes...também deixa ela irregular...coloquei aeroquips na minha e melhorei e muito os freios...e no Detran também fui alertado sobre essa "irregularidade"...e os Pneus Sport Demon...150 traseiro e 110 dianteiro dão muito mais estabilidade a moto....além das rodas de aluminio e raiação reforçada...muito melhores no quesito segurança do que as de ferro originais.....mais são irregulares !
.............................e por aí vai!!!
..............todos de maiores e vacinados aki!...então o q penso é que se F....o DETRAN e suas normas imbecis....eu ando com segurança e isso me basta.....não serão normas atrasadas que irão me privar de ter a moto do jeito q desejo!
.....E por falar nisso, quando fiz a vistoria aki em Brasília, graças a Deus encontrei uma pessoa no Detran que me entendeu...ele mesmo fez a vistoria e aprovou a minha moto sem restrição alguma...assim tenho a documentação 2014 tranquila!
Sou pai de familia e tenho 45 anos...não quero a moto pra cometer barbeiragens...foi o que deixei claro à ele!
Desculpem o desabafo...mais se for pra ficarmos atrelados a normas...teremos q ceder a jaqueta com Air Bag...e depois o que virá? Sensores nas motocicletas para que não ultrapassem o limite permitido na via? algo que dê um "choque na bunda da gente" se acelerarmos um pouco mais pra fugir de ladrões...ou apenas pra curtir o vento numa estrada tranquila?...
...Abraços amigos !!!
PS: Meu amigo Marcelo Valim, estamos discutindo as idéias viu!...não os homens !...
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
Barbaruiva
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Ago 2014, 19:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo - capital
Contato:

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Barbaruiva » 26 Ago 2014, 21:26

Marcel Valim escreveu:Eu volto a dizer que acho linda. Quase fiz com aminha (quando tinha uma). Mas não se esqueçam de que a moto estará irregular, pois o CTB não prevê a possibilidade de alterar o tamanho das rodas da motocicleta. Resta avaliar se vale a pena o investimento e os riscos.

Será que é grande a possibilidade de autuação pela polícia nas ruas e estradas de São Paulo?
"Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá."
(Salmos 91:7)

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Marcel Valim » 27 Ago 2014, 08:07

Entendo Paulo Pinheiro. Os motivos e fundamentos que temos para realizar uma mudança destas na moto são os mais variados. Concordo que, teoricamente, melhora a segurança, conforto, estética, etc. Foi muito legal o cara que fez a vistoria liberar a moto. Mas para o policial que quiser apreender a motocicleta numa fiscalização, vale o que consta do documento e só. Não há argumentos naquele momento que façam ele mudar de ideia, ainda que se diga que ela passou na vistoria com as alterações. E ele estará cumprindo a Lei.

Imagino uma viagem frustrada, com a moto guinchada por esse detalhe que não consta do documento. E depois ter que pagar multa, guincho, reverter a alteração para retirar a moto do páteo, etc.
É por isso que eu penso que não vale a pena e não porque sou contra alterações.
Quem sabe um dia a Lei não muda, como mudou na questão dos veículos rebaixados? :thumbup:
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Barbaruiva
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Ago 2014, 19:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo - capital
Contato:

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Barbaruiva » 27 Ago 2014, 11:11

Marcel Valim, obrigado pela informação!
Eu não sabia que poderia ter problemas com a Lei caso alterasse o tamanho das rodas. Queria muito alterar, como já havia comentado longamente aqui há tempos atrás, não o fiz por falta de tempo e iria fazer agora. Mas diante desta informação melhor não alterar. Em São Paulo, já tenho que "matar um leão por dia" estando dentro da Lei, imagino se estiver ilegal.
No entanto, pergunto aos colegas: Não existe uma tolerância? Algo que passaria despercebido pela fiscalização?

Obrigado!
Abraços do Barbaruiva
"Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá."
(Salmos 91:7)

GGPorto
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por GGPorto » 27 Ago 2014, 12:19

Só uma consideração.

Se o agente de trânsito for se basear no documento da moto, como ele vai te autuar?

No documento consta a potência, tipo e outras informações mas NÃO consta o tamanho das rodas ou dos pneus.

Se houver modificação mas as peças usadas estiverem claramente em condições de rodar (pneus novos ou pelo menos em condições claras de uso) com que argumento ele fará a apreensão?

Abraços!

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Luiz Koudela » 27 Ago 2014, 12:36

GGPorto escreveu:Só uma consideração.

Se o agente de trânsito for se basear no documento da moto, como ele vai te autuar?

No documento consta a potência, tipo e outras informações mas NÃO consta o tamanho das rodas ou dos pneus.

Se houver modificação mas as peças usadas estiverem claramente em condições de rodar (pneus novos ou pelo menos em condições claras de uso) com que argumento ele fará a apreensão?

Abraços!
Boa consideração!
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Natão » 27 Ago 2014, 12:40

Acho difícil disso acontecer... Pelo menos eu nunca ouvi de casos de transformar em motard, ser apreendida!

Quanto aumentar segurança e estética, sim! Mas conforto, nunca... aro 17" na frente, sente muito mais a irregularidade da via do que um 21".

É incomparável a diferença, principalmente em piso irregular!

Avatar do usuário
Barbaruiva
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Ago 2014, 19:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo - capital
Contato:

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Barbaruiva » 27 Ago 2014, 14:54

Pois é, pessoal!

O policial terá que ter ciência de todos os modelos de motos do mercado para poder aferir se está irregular ou não. Infelizmente em São Paulo tem uns caras que procuram pelo em ovo.

Se fosse possível, o ideal seria mudar, mas evitar que fique, visivelmente, muito diferente. Acredito que o único parâmetro que o policial vai ter é a "diferença" das outras motos iguais as nossas.

De qualquer forma antes de trocar as rodas, gostaria de estar mais seguro, rsrsrs


Abs.
Barbaruiva
Editado pela última vez por Barbaruiva em 27 Ago 2014, 14:55, em um total de 1 vez.
"Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá."
(Salmos 91:7)

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por Marcel Valim » 27 Ago 2014, 17:00

Muitos agentes de trânsito e policiais também são motociclistas, têm filhos motociclistas ou conhecem e convivem com motociclistas. Não é tão difícil assim enxergar que uma teneré 250 não tenha saido de fábrica com a roda 17 na frente. Não são tão leigos assim.
Com a alteração do tamanho da roda, se possível, deveria constar no documentos a observação do tamanho da rodas, e outras mais que fossem feitas. Existe todo um procedimento a ser feito, laudo a ser aprovado para sair esse documento "especial". Não há tolerância que se encaixe no caso da troca da roda 21 pela 17 das motocicletas. Nos automóveis ela é limitada a manter o diametro externo do pneu. Se você conseguir um pneu aro 17 que tenha o diametro externo de 21, estará dentro da Lei. Mas também estárá muito feio.
Não quero criar polêmica. A Lei é clara e essa é minha opinião. Quem achar que deve fazer, que faça. Só quero ajudar.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ténéré 250 "Motard"

Mensagem por PauloPinheiro » 27 Ago 2014, 17:44

Marcel Valim escreveu:Muitos agentes de trânsito e policiais também são motociclistas, têm filhos motociclistas ou conhecem e convivem com motociclistas. Não é tão difícil assim enxergar que uma teneré 250 não tenha saido de fábrica com a roda 17 na frente. Não são tão leigos assim.
Com a alteração do tamanho da roda, se possível, deveria constar no documentos a observação do tamanho da rodas, e outras mais que fossem feitas. Existe todo um procedimento a ser feito, laudo a ser aprovado para sair esse documento "especial". Não há tolerância que se encaixe no caso da troca da roda 21 pela 17 das motocicletas. Nos automóveis ela é limitada a manter o diametro externo do pneu. Se você conseguir um pneu aro 17 que tenha o diametro externo de 21, estará dentro da Lei. Mas também estárá muito feio.
Não quero criar polêmica. A Lei é clara e essa é minha opinião. Quem achar que deve fazer, que faça. Só quero ajudar.
Pois é...tenho muitos amigos policiais...alias convivo com eles na minha vida...por isso q te digo que o amigo está sendo teórico demais...
Não mude o som do carro pois poderá perder a garantia...e não troque os pneus para de maiores polegadas...de 13 para 14 ou 15...
....etc...
.... Mais as mudanças em questão não constam na documentação da moto...não está se mudando a cilindrada ou potência...com a Polaco faz por exemplo...para se ter que mudar a documentação....e mesmo que vc fizesse isso...como a autoridade policiai iria dizer q a moto teve a potencia ou a cilindrada modificada ? uma mudança para uma roda aro 17...constar na documentação da moto (se possivel como vc colocou), é irreal ou então para um órgão de trânsito americano!
A multa e apreensão virá sim se vc naõ tiver os itens funcionando...em perfeito estado...como pneus carecas...lanternas ou luzes queimadas......placa solta....a falta de selo do Inmetro ou DOT no capacete....uma direção perigosa ou até mesmo a documentação irregular
................Não estamos na França...e mesmo que estivéssemos, não seria assim!
....Abraços fraternos amigos... :thumbup:
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Responder