Super Ténéré - suporte para GPS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Stardust
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Abr 2012, 20:47
Cidade onde mora: Juiz de Fora (MG)

Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por Stardust » 03 Mai 2012, 21:32

Olá, companheiros!

Quando eu tinha a V-Strom, usava um suporte importado, fixado no painel/carenagem, para fixação do GPS no mesmo campo de visão do painel de instrumentos. O aparelho ficava pouco acima do painel, junto ao parabrisa, e facilitava muito a pilotagem e a sua operação.

A Super Ténéré não oferece essa facilidade na versão comum. Vi algo parecido na Worldcrosser e na Special Edition, mas nada nas motos comuns de série, e muito menos no Brasil.

Existem algumas opções de suportes no mercado internacional, da Touratech (acoplado ao dispositivo de regulagem do parabrisa), da SW-Motech (fixado entre a bolha e o painel) e alguns outros com sistemas diferentes de fixação.

Imagem

Imagem

Imagem

O manual da moto adverte que os parafusos do parabrisa não podem ser utilizados para instalação de outros equipamentos, o que exclui, em princípio, os modelos Touratech e de outros fabricantes.

Restaria o suporte SW-Motech, mas ele não é vendido no Brasil e a extremidade utilizada para conexão do GPS não oferece barra do tipo "barra de guidão".

Imagem

O ideal seria usar o sistema SW-Motech para fixação do suporte na moto, que aproveita o dispositivo entre a bolha e o painel, mais forte e seguro, e adaptar nele uma barra horizontal, posicionada logo acima do painel da Super. Submeti a idéia a um artesão/metalúrgico em São Paulo, mas ele disse ser muito complexo o projeto.

Alguém tem uma solução ou idéia mais fácil para resolver o dilema? Só não vale os suportes de guidão, porque tenho uma lesão cervical que me obriga a evitar movimentos e posições muito inclinadas de cabeça. Na verdade, essa lesão surgiu de tanto olhar mapa posicionado na mala de tanque e, mais tarde, no lado esquerdo do guidão. :pdavida:

Meu GPS é o Zumo 660 e uso uma "garra" Touratech com chave, que permite deixar o aparelho na moto, tendo ainda um cabo ligado diretamente na bateria. A "garra", por sua vez, é fixada em uma barra horizontal.

Imagem

Aguardo comentários. :joinha:
Abraços,

STARDUST

Moto atual: XT1200Z Super Ténéré - "Shéhérazade"
Jóias anteriores: Boulevard M800 - "Luna Mora"; V-Strom 650 - "Spathodea"
PAZ NA ESTRADA

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por Heyder » 05 Mai 2012, 22:07

Na minha eu adaptei um GPS DuasRodas. Ficou exatamente acima do painel. Achei a posição confortável tanto para visualizar quando para operar, PORÉM, a única observação que faço é que, na XT1200Z, qualquer objeto que fique acima do painel prejudica a visualização da estrada próximo à roda dianteira. Vou fazer algunas fotos e posteriormente posto aqui pra você.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por Bustamante » 06 Abr 2014, 19:54

Na minha instalei o suporte da "off-the-road" igual ao mostrado nas fotos 2 e 3 da postagem acima e funcionaram bem na minha bolsa impermeável que eu prendia no guidão. Tive que fazer uma bucha de plastiprene com diâmetro interno 12mm x diametro externo 30mm x altura 25mm para adaptar a bolsa impermeável no suporte de GPS que possui haste de diametro 12mm. A posição ficou muito boa e não atrapalha, somente não consigo visualizar facilmente a temperatura do motor que ficou bem abaixo do GPS. Quando à visualização da estrada não senti dificuldade alguma.


Bustamante.

Avatar do usuário
EltonGR
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Jul 2014, 11:44
Cidade onde mora: Itaperuna-RJ
Contato:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por EltonGR » 23 Jul 2014, 22:05

Galera, eu uso suporte RAM-MOUNT (encontrarão na MareGPS). Ótimos.
Elton Guedes - Itaperuna - RJ
Yamaha XT1200Z e XT660R
http://www.viajandodemotoporai.com.brImagem

FLANELA7
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Fev 2014, 15:56
Cidade onde mora: PORTO VELHO

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por FLANELA7 » 25 Jul 2014, 21:39

Heider por favor vc ligou o cabo do carregador do Gps Duas rodas direto na bateria ?

Avatar do usuário
EltonGR
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Jul 2014, 11:44
Cidade onde mora: Itaperuna-RJ
Contato:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por EltonGR » 26 Jul 2014, 19:35

Outra observação que gostaria de fazer: já testei o GPS na bolha mas achei que ficava muito desconfortável ter que me curvar pra frente, toda vez que queria manuseá-lo, por isso uso no guidão, onde posso manuseá-lo tranquilamente, o único "senão", é que uso um Garmin Nuvi comum, portanto não é à prova d'água, o que resolvo com um simples filme plástico, deste de rolo.

:thumbup:
Elton Guedes - Itaperuna - RJ
Yamaha XT1200Z e XT660R
http://www.viajandodemotoporai.com.brImagem

Avatar do usuário
lemob
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Set 2012, 23:40
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville/SC

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por lemob » 01 Ago 2014, 20:44

Eu também prefiro no guidão, ainda mais que mexo muito no GPS. E prefiro ligar ele no pós ignição assim quando se desliga ou liga a moto ele também faz o mesmo.
__________
Lemob
XR 200, Falcon 400, CB 500, GS 750F, XX 1100, Haya 1300, XT 660, KTM 990, SRAD 1000, Vstrom 1000
Atual ST 1200

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por Heyder » 02 Ago 2014, 18:46

FLANELA7 escreveu:Heyder por favor vc ligou o cabo do carregador do Gps Duas rodas direto na bateria ?
Não. Todos os meus equipamentos (exceto aqueles que obrigatoriamente requerem ligação direta) eu ligo no +12Vcc PÓS-Chave. No caso do GPS, sua bateria interna é carregada somente com a moto ligada. Isso evita descarga prematura da nossa bateria que já mal aguenta o motor de arranque... rsrsrsrs :risadona:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

FernandoBHz
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 06 Out 2014, 19:01
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por FernandoBHz » 14 Nov 2017, 09:51

Salve, Pessoal!!

Preciso de ajuda dos senhores. Na minha ST 2012/2013 consegui fazer a ligação do GPS num fio pós-chave que localizei naquele novelo de fios que tem na lateral direita, próximo aos fusíveis. Porém, acabo de adquirir um modelo DX, 2015/2016 e, segundo informações que tive, há por ali um chicote/conector, com pós-chave, no qual se pode ligar o GPS e, até mesmo, os faróis auxiliares.

Como não consegui identificar esse chicote/conector, alguém poderia me indicar se realmente ele existe e, existindo, onde fica? Se é por ali mesmo, perto dos fusíveis ou da bateria?

Um detalhe, esse sim, relacionado ao assunto do post. Meu irmão confeccionou um suporte para a instalação do GPS, que será preso naquela barra transversal que existe atrás da bolha, sobre o painel. Vou tirar algumas fotos e depois tentar postar aqui (nunca consegui postar fotos neste fórum, por absoluta incompetência - rsrsrsrs)
A vida é simples: comer, dormir, andar de moto e fazer amigos.

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Super Ténéré - suporte para GPS

Mensagem por Ander » 14 Nov 2017, 17:42

Blz Fernando ?
No meio da foto, os dois conectores brancos, ficam próximos das ferramentas, bem ao fundo, atrás da fiação.
[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/201711 ... 6ee85e.jpg[/img]

Responder