Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
luiz zanol
Visitante
Visitante

Re: Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Mensagem por luiz zanol » 07 Mar 2014, 19:45

Grande J. Ricardo!
Me salvou! Já olhei vários modelos de cavalete no Mercado Livre e vou seguir a sua orientação.
Qto ao protetor de motor e carenagem, vou adiquirir o GIVI 2105. Confesso q fiquei temeroso por haver comentários de que ele trinca com o tempo e o parafuso de fixação no chassi quebra mas, nada melhor q falar com um proprietário. Estava entre ele e o da LIVI, também encontrado no Mercado Livre.
Qto à solução aerodinâmica do bauleto, tá ficando pronta. Este final de semana eu resolvo! rs
Highlander Alex.
Um dos motivos q estou comprando o cavalete é esse. Quase deixei a moto cair por causa do descanso muito retraído. Por sorte, ñ tive uma lesão nas costas igual ao J. Ricardo! rs
Abç a todos e, de novo, obrigado pelas orientações! :thumbup: :thumbup:

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Mensagem por J.Ricardo » 08 Mar 2014, 22:31

luiz zanol escreveu:Grande J. Ricardo!
Me salvou! Já olhei vários modelos de cavalete no Mercado Livre e vou seguir a sua orientação.
Qto ao protetor de motor e carenagem, vou adiquirir o GIVI 2105. Confesso q fiquei temeroso por haver comentários de que ele trinca com o tempo e o parafuso de fixação no chassi quebra mas, nada melhor q falar com um proprietário. Estava entre ele e o da LIVI, também encontrado no Mercado Livre.
Qto à solução aerodinâmica do bauleto, tá ficando pronta. Este final de semana eu resolvo! rs
Highlander Alex.
Um dos motivos q estou comprando o cavalete é esse. Quase deixei a moto cair por causa do descanso muito retraído. Por sorte, ñ tive uma lesão nas costas igual ao J. Ricardo! rs
Abç a todos e, de novo, obrigado pelas orientações! :thumbup: :thumbup:

Luiz,
Os parafusos de fixação laterais do meu Givi 2105 já "rodaram" há muito tempo! A vibração desse motor não é brinquedo! :batecabeca:

Mas isso não é problema. Já troquei e estou à procura de parafusos de aço. Aí, sim, o protetor vai ficar no grau. Troca simples e rápida, que eu prefiro chamar de "melhoria de projeto", igual ao que fizemos com os bauletos. Olha aí a "solução intermediária", a poeira fica por conta da Serra do Espinhaço, hehehe:

Imagem

Imagem

Agora estou pensando numa melhoria da ventilação da Té. Você vai notar que a gambitech melhora muito a ventilação dos escapamentos, porque joga ar para debaixo do banco. Foi um ganho que eu nem havia cogitado, veio de brinde. :animadao: :animadao:

Mas acho que podemos melhorar a ventilação em cima do cabeçote. Isso pode fazer uma grande diferença!

Vá mandando notícias dos melhoramentos. E pense na bolha, você vai se assustar com a diferença.

Grande abraço!
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
bordong
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Abr 2014, 16:39
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto / SP
Contato:

Re: Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Mensagem por bordong » 22 Abr 2014, 21:27

J.Ricardo escreveu:Pessoal,

Comprei bauletos laterais para a Sarah Lee (minha Té 66) e resolvi fazer uma viagem de avaliação. 800 km no total. De cara, tirei as logomarcas da Roncar, porque não gosto de fazer propaganda de graça. Foi moleza, bastou vazar os rebites dos nomes com furadeira e depois rebitar os furos.

Na estrada a coisa complicou, pois a força de arrasto desse tipo de baú é enorme. Aerodinâmica zero. O consumo aumentou violentamente e, o pior de tudo, senti a moto muito amarrada nas ultrapassagens. Parecia que eu estava arrastando um trailer. Ou seja, o que a Té tem de melhor ficou comprometido!

Voltei pra casa contrariado e encostei os bauletos. Mas não parei de pensar em uma solução que ajudasse a cortar melhor o vento. E a resposta estava lá no depósito: um galão de óleo comum, desses de 20 lts, que a gente compra pra economizar nas trocas de óleo das camionetes. Peguei o bicho, cortei transversalmente e consegui duas quinas. Depois fiz as medições para ajuste fino, reduzi o tamanho das duas partes (tomando o cuidado de preservar o fundo) e o resultado ficou 95%!! Para finalizar, fiz apenas dois furos para fixação nos bauletos, aproveitando os parafusos originais da parte superior. E foi só rebitar para fechar com chave de ouro!

Na estrada, o desempenho foi outra coisa. O consumo melhorou, a moto se “soltou” nas ultrapassagens e retões, a aerodinâmica em geral melhorou absurdamente. E ainda ganhei dois reservatórios perfeitos para guardar o lubrificante de corrente e uma garrafa de água mineral!

Fica a ideia pra quem quiser testar. O custo é de quatro arrebites e um galão de óleo vazio. E se não gostar, é só rebitar os dois furinhos de novo. Fiz a montagem também com o baú central 40 L da Shad, que tem grelha para impermeável, barraca etc. Considero o conjunto ideal, pois ameniza muito o efeito do vento e permite a operação simultânea dos três baús. Bauletos centrais de alumínio são horrorosos em termos de aerodinâmica.

Ah, e tem também outro custo: a zoação da patroa pra você não manchar tudo de óleo.

Abraço e boas curvas.

Estes são os bauletos já prontos, com as quinas plásticas que adaptei:


O galãozinho foi um desses aí, na cor preta:


Aí está o bauleto visto por baixo, mostrando o fundo da quina:


A Sarah Lee com os bauletos. Até que não ficou muito diferente dos originais...


Mais uma da Sarah Lee...


Outra...


E agora com o Shad 40L de grelha. Reparem como as tampas se abrem sem problemas:



E só pra fechar: bagagem é bagagem. O consumo aumenta mesmo, a estabilidade é outra, etc. Mas que a performance com as quinas quebra-vento melhorou, não tenho dúvida. Recomendo!
Gambiarra profissa nivel troféu Mcgyver do fórum! Parabens!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

joaobauer
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 12 Abr 2014, 11:54
Cidade onde mora: rio das ostras rj

Re: Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Mensagem por joaobauer » 21 Mai 2014, 20:21

da hora irmao, ficou um luxo

Gigio
Visitante
Visitante

Re: Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Mensagem por Gigio » 28 Jun 2014, 00:54

J. Ricardo, ótima invenção!

Ainda estou em dúvida de que baús instalar na minha.

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: Uma solução aerodinâmica para os bauletos laterais

Mensagem por MarlonRR » 07 Nov 2017, 10:41

Ressuscitando o tópico.

Você ainda possui as fotos dessa invenção? Quero muito melhorar a aerodinâmica dos meus baús laterais

Responder