Dúvida sobre habilitação

Aqui ficarão as informações sobre leis, resoluções e demais assuntos relacionados à nossa legislação.
AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Dúvida sobre habilitação

Mensagem por AG22 » 22 Fev 2014, 08:09

Galera, bom dia.

Tenho uma dúvida: minha moto está no meu nome, porém só ontem eu fiz a prova para adição de categoria (passei). Eu não estava usando a moto na rua, apenas meu pai (ele já tem habilitação AB há muito tempo)... Caso ele tenha tomado alguma multa com a moto, por exemplo, passar num radar com a velocidade acima da permitida, isso vai impedir que eu pegue minha carteira, já que o veículo está no meu nome ? Ou isso não vai influenciar em nada ?

Quem puder me ajudar, agradeço.

Abraços

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por Radames Aragon » 22 Fev 2014, 08:24

Se ele tomou multa vc apresenta no Detran o real condutor (quem vai assumir os pontos na carteira) e assim nao te complica. De fato, originalmente os pontos vao para o proprietário e poderia te ferrar.

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por AG22 » 22 Fev 2014, 10:46

Entendi. Foi mais uma dúvida mesmo...

Ele usou minha moto tem umas duas ~ três semanas, porém no site do DETRAN, no "Nada Consta", diz que não tem nenhuma multa no RENAVAM da minha moto. No site do DETRAN diz que mesmo com multa, uma pessoa poderia RENOVAR a habilitação. Não sei se isso se aplica para alguém que fez adição de categoria.

Bom, é torcer para não dar nenhum problema e de fato não ter levado nenhuma multa.

Avatar do usuário
leonardo.leitao
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Set 2013, 19:17
Cidade onde mora: Sorriso/MT
Localização: Sorriso/MT

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por leonardo.leitao » 26 Fev 2014, 05:58

Uma conduta classificada como infração de trânsito só é considerada "multa" após esgotados os prazos recursais, da mesma forma seus efeitos, então, ainda que a sua moto tenha sido flagrada diversas vezes em quaisquer infrações de trânsito, não haveria nenhum impedimento imediato relativo à sua CNH, posto que ainda não haveria a penalidade de multa, mas tão somente o início do processo que poderia, ou não, terminar na aplicação da penalidade.
Yamaha/XTZ 250 Teneré 2013/2014
Honda/XR 250 Tornado 2005/2005
Honda/CG 150 Titan KS 2004/2004

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por AG22 » 26 Fev 2014, 20:59

Cara, obrigado pela ajuda.. Mas juro que não entendi tudo xD

Poderia explicar de forma um pouquinho mais simples, por favor ?


Abração

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por kablack » 27 Fev 2014, 22:00

Parece que tem confusão aqui. Você está confundindo adição de categoria com alteração de "Permissão para dirigir" em CNH difinitiva.

Sua CNH é definitiva ou é "Permissão para Dirigir"?

:arrow: Situação 1. Se for definitiva você não pode ter ultrapassado os 20 pontos para a adição de categoria. É o caso? Quantos pontos tem sua CNH? Se você tiver menos de 20 pontos não infui em nada sua adição de categoria em uma CNH definitiva.

:arrow: Situação 2. Já se sua CNH for "Permissão para dirigir" você "não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média no período de 12 meses de permissionário". Logo, se seu pai tomou multa com a sua moto e você não indicou o condutor no prazo previsto na notificação de infração vai precisar recomeçar o processo todo. (Não só o processo de adição de categoria, mas o processo para emissão de Permissão todo!)

Respondido?

###################

Mais detalhes:

"Pré-Requisitos para adicionar categoria em CNH definitiva:


-Ser habilitado nas categorias B, C, D ou E (para adicionar a categoria A) ou ser habilitado na categoria A (para adicionar a categoria B).
-O habilitado deverá residir em município atendido pela mesma CIRETRAN na qual a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está registrada. (mesma circunscrição)
Observação: caso contrário, deverá ser realizado o procedimento de Transferência da CNH

- A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá estar em situação regular (não ter sido cassada, suspensa ou com portaria do Detran.SP.

- O documento de habilitação (Permissão ou CNH Definitiva) deverá estar dentro do prazo de validade

Observação: No caso de solicitar a Adição de Categoria em período de Permissão para Dirigir:
Concluir o processo de Adição dentro da validade da Permissão OU iniciar o processo de adição após a substituição da permissão pela CNH definitiva.

Caso o interessado necessite Substituir a Permissão pela CNH Definitiva antes da conclusão do processo de Adição de Categoria, perderá todas as etapas já concluídas do processo de Adição."


Fonte:

http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/ ... -categoria" onclick="window.open(this.href);return false;


Se sua CNH for "Permissão para dirigir" você "não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média no período de 12 meses de permissionário".

"Pré-Requisitos para a "Permissão para dirigir" ser convalidada em CNH (com ou sem adição de categoria):

- Possuir exame de aptidão física e mental dentro da validade.
- Caso contrário, para obter sua CNH Definitiva, o condutor precisará fazer o procedimento de Renovação da CNH (o qual inclui novo exame médico e também psicológico, quando necessário).
- Possuir Permissão para Dirigir cadastrada no município em que o serviço está sendo solicitado.
- Caso a CNH seja de outra Ciretran ou outro Estado, para obter sua CNH Definitiva o condutor precisará fazer o procedimento de Transferência da CNH ou solicitar o serviço na Ciretran do local de domicílio ou residência.
- O condutor não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média no período de 12 meses de permissionário.
Observação: se o condutor tiver pontuação excedida, deverá procurar o procedimento de Reinício do Processo de Permissão.
Se houver processo de adição ou mudança de categoria em aberto, ele deverá ser concluído para que seja possível a emissão do documento."


Fonte:

http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/ ... definitiva" onclick="window.open(this.href);return false;


Entendeu?

Agora responde se sua CNH é definitiva ou não e quantos pontos tem na sua CNH (definitiva) que eu fiquei na dúvida se você entendeu ou não... :risadona:

Boa sorte!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por AG22 » 28 Fev 2014, 12:42

Kablack, muito obrigado pela explicação!

Eu peguei minha habilitação hoje, estava tudo certinho. Eu tinha DEFINITIVA "B", fiz adição de categoria para "AB". Não tomei nenhuma multa, mas caso tivesse tomado, de acordo com o que você citou, não teria problema nenhum.

Mais uma vez, obrigado pelo excelente esclarecimento. Segue abaixo o bônus do primeiro rolezinho oficial (mais ou menos 60Km)

Imagem

Imagem

Desculpa pelo offtopic, foi só para descontrair :urrruuu:


Abração galera! :thumbup:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por kablack » 28 Fev 2014, 13:15

É isso aí AG22!

Meus parabéns pela adição de categoria antes de começar a conduzir sua motocicleta e por postar fotos de capacete e jaqueta. Só está faltando uma luva para sua segurança. Na minha opinião a luva é tão importante quanto o capacete, pois temos o instinto de colocar a mão na frente de qualquer ameaça, como em uma queda por exemplo.

O legal de postar perguntas e resposta sobre legislação é que aos poucos criamos um banco de dados bem interessante que pode ajudar os outros usuários do Fórum.

Um abraço e muito juízo com a motoca!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por AG22 » 28 Fev 2014, 14:24

Valeu, camarada, muito obrigado.

Já comprei a luva, vou passar a usar. Em breve posto mais fotos dos rolés.

Abraços!

Avatar do usuário
leonardo.leitao
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Set 2013, 19:17
Cidade onde mora: Sorriso/MT
Localização: Sorriso/MT

Re: Dúvida sobre habilitação

Mensagem por leonardo.leitao » 17 Jun 2014, 00:16

AG22 escreveu:Cara, obrigado pela ajuda.. Mas juro que não entendi tudo xD

Poderia explicar de forma um pouquinho mais simples, por favor ?


Abração

Mil perdões pela não resposta.

Confesso que me afastei do fórum desde o período da última resposta.

Estou à disposição para sanar qualquer dúvida sobre legislação de trânsito, ou pelo menos tentar.

A minha profissão exige que conheça bastante e me atualize constantemente sobre o tema, então, sempre que possível contem comigo.

Abraços.

Leonardo
Yamaha/XTZ 250 Teneré 2013/2014
Honda/XR 250 Tornado 2005/2005
Honda/CG 150 Titan KS 2004/2004

Responder