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MensagemEnviado: 19 Fev 2014, 15:24 
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Bem amigos, procurei algo no fórum e não encontrei..
achei em outros fóruns e vídeos, mas de outras motos, então resolvi fazer da T250..

como tinha entrado água no reservatório e o fluído já não prestava mais, aproveitei a troca..
mãos a obra..

ferramentas:
- chave philips
- chave de boca nº 8 (a do kit da moto não me serviu, ela girou e "mascou" o parafuso de sangria, usei uma normal, mais larga)
- seringa, de qualquer tamanho
- garrafa ou um copo para usar como recipiente do fluído velho
- mangueirinha para conectar ao parafuso de sangria
- um pano pra evitar problemas.
- fluído de freio DOT-4 ou superior
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nível do reservatório com o fluído contaminado
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abra a tampa do reservatório com a chave philips, são 2 parafusos na parte superior, retire a tampa metálica, a tampa plástica (branca) e o diafragma com cuidado.
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limpe-os com um pano e deixe ele de lado
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com a seringa (sem agulha), vá retirando o fluído e colocando no copo/garrafa com cuidado para não pingar em nada, pois ele estraga onde cai.
aqui nesta foto dá pra ver que ele parece "leite", devido a entrada de água no sistema, após uma lavagem na moto.
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retire até aparecer o fundo, o máximo que conseguir.
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conecte a mangueira no parafuso de sangria da pinça, e ela na garrafa/copo.
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preencha o reservatório com o novo fluído, cuidando para não derramar!!!
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com a chave de boca, abra/solte aos poucos o parafuso de sangria, vai começar a sair o fluído velho, demora um pouco.
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cuide para o reservatório não baixar muito o nível e entrar ar no sistema, quando for abastecer o fluído, feche o parafuso de sangria
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quando o fluido novo começar a sair na mangueira, deixe que saia um pouco e então feche o parafuso
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aqui dá para ver a diferença entre o novo e o contaminado.
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depois disso, retire a mangueira do parafuso de sangria e tampe-o com a capinha, feche bem a garrafa com o fluído velho e guarde para dar o descarte coreto do fluído, levando nos locais de coleta de óleo lubrificante usado, nos postos de gasolina e oficinas sérias.

depois complete o nível do reservatório com o fluído novo
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assegure-se que o diafragma e a tampa estejam bem limpos, encaixe um no outro e remonte no lugar
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depois disso seu reservatório ficará com o fluído novo no visor de nível (e o meu combinou com a moto :mrgreen: :animado: :animadao: )
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bom, acho que era isso..
o fluído com 200ml na CC me custou R$10,00, mas não cheguei a usar nem 50ml dele, então sobra pra mais algumas trocas ainda..

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MensagemEnviado: 19 Fev 2014, 16:11 
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Po, sensacional, muito ótimo tutorial :mrgreen:

DOT-4 é igual, superior ou mais barato do que o fluido original? Troquei na revisão de 20 ou 25 mil km, algo assim.

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Estrada Real Completada!


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MensagemEnviado: 19 Fev 2014, 16:18 
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O original é DOT4.
Sempre pensei que os óleos de freio possuiam cores para diferenciar o DOT3 do 4 e do 5...

Ótimo tutorial.
Mantenham sempre o pano protegendo tudo que estiver abaixo do reservatório, pois ele deixa a pintura com um "excelente "aspecto quando pinga.

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Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)


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MensagemEnviado: 19 Fev 2014, 18:48 
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Obrigado Radames e Fmm.

DOT-4 é a classificação do fluído..
se não me engano essa classificação é em função da temperatura que eles aguentam quando trabalham, não formando ar dentro quando se aperta o freio muito forte..
quanto mais alto o "dot", maior a temperatura que ele trabalha..
o DOT-5 seria para motos que precisem de freios com "caninos" pra morder os discos com vontade e não deixar na mão..motos esportivas e tal..

assim como o Fmm disse, o original é DOT-4, o que muda provavelmente seja só o fabricante, que muda a cor..
não sei qual a marca que usam na Y, mas esse BR que comprei foi na CC daki..
existem várias marcas no mercado, e são os mesmos usados nos carros.. Varga, Bosh, Mobil, até marcas "diabo" que se vê por aí..
acho que as cores mudam de acordo com os fabricantes, que devem colocar um "corante" pra ficar diferente..

essa dica do pano abaixo do reservatório é extremamente importante..se uma gota cair ali..
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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 18:43 
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Excelente tutorial! :thumbup:

Sempre quis saber como trocar o fluído. Agora já tenho onde consultar quando for fazer rsrs :rock:


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MensagemEnviado: 26 Fev 2014, 19:22 
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Legal. Parabéns pelo tutorial e iniciativa.

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MensagemEnviado: 27 Fev 2014, 17:38 
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Show!!!

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MensagemEnviado: 27 Fev 2014, 19:23 
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Lukas,

Parabéns pelo tutorial!

Eu fazia a troca, mas não tinha a manha da seringa...
E eu vou trocar o fluído de freio da minha moto nesse final de semana, vou seguindo o sue tutoria.
Mandou benzaço!
abraço!

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Rogerio / RJ
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MensagemEnviado: 28 Fev 2014, 12:12 
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Show de bola, vou usar o tutorial, parabéns

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WILSON
Vice-Presidente
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MensagemEnviado: 28 Fev 2014, 14:14 
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Muito obrigado a todos..

Eu não sabia como fazer a troca, aí fui procurar pela internet e encontrei alguns vídeos..
mas todos em motos diferentes, nenhum na Teneré.
não que não serviam, mas queria um da mesma moto que eu.. :P

aí peguei as dicas e resolvi montar este..

Rogerio, a seringa ajuda a não precisar fazer com que o fluído velho tenha que descer pela pinça, economizando tempo e fluído novo tbm..

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