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MensagemEnviado: 16 Ago 2017, 20:48 
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Registrado em: 15 Ago 2017, 09:30
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Boa noite senhores.
Já me desculpando pela ignorância caso seja um absurdo, mas ouvi dizer que colocar uma pequena quantidade (1ml por litro) de óleo 2 tempos na gasolina de motos mais antigas seria bom pra lubrificar algumas partes internas. Sabem se isso procede?


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MensagemEnviado: 17 Ago 2017, 14:24 
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Registrado em: 11 Jan 2015, 13:43
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Cidade onde mora: Valinhos/SP
Carlos,

Nunca escutei isso cara.
Esperar alguém mais experiente dizer algo mas 99% que isso ai é historia para boi dormir.


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MensagemEnviado: 17 Ago 2017, 16:39 
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Registrado em: 10 Nov 2014, 21:08
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Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Carlo Augustus escreveu:
Boa noite senhores.
Já me desculpando pela ignorância caso seja um absurdo, mas ouvi dizer que colocar uma pequena quantidade (1ml por litro) de óleo 2 tempos na gasolina de motos mais antigas seria bom pra lubrificar algumas partes internas. Sabem se isso procede?


Procede

mas nas motos dois tempos, tem até oleo próprio para isso...


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MensagemEnviado: 18 Ago 2017, 14:48 
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Registrado em: 05 Jan 2012, 13:32
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Mas aí a quantidade é bem maior. O post original fala de "1ml por litro", que não é uma proporção viável para motores 2T.

Nunca ouvi falar de colocar óleo 2T na gasolina de motor 4T, e nem consigo ver benefício nisso. Os anéis já são bem lubrificados no 4T, e o óleo na gasolina não conseguirá chegar em outras partes internas. Mas talvez carbonize a vela, além de aumentar a emissão de poluentes.


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MensagemEnviado: 20 Ago 2017, 20:43 
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Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
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A informação procede sim. Inclusive usei bastante em uma Falcon.
Não é o óleo 2T comum, mas o usado em barcos, com características próprias.
Se encontrar as informações repasso aqui.
Lembro que a fonte de consulta era vasta e muito séria.

_________________
61ª - Tiger 800, 2018, Verde


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MensagemEnviado: 20 Ago 2017, 22:34 
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Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
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Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Conforme prometido, aí vai.

Fonte: Fórum falcononline.com.br

http://www.falcononline.com.br/forum/in ... pic=9956.0

Precisa fazer o registro para acessar a página. Não dói e é de graça. :risadinha:

APENAS COPIEI E COLEI, NÃO SÃO MINHAS AS OBSERVAÇÕES:

"voces me conhecem e sabem que eu testo constantemente e que oleo/tribology é minha área. Entao, aí vai:

Eu sei que a gasolina de hoje é uma merda. Muito seca e de pobre qualidade. Adicione etanol e voce tem a receita de merda corrosiva liquida.

Eu uso Fuel Power /Lucas UCL com grande sucesso em meu carro e no de outras pessoas. No comeco do ano alguns de nós fissurados em lubrificacao ( principalmente da industria aeronautica) discutimos a qualidade da merda da gasolina e as vantagens absolutas de usar um aditivo na gasolina com capacidade de lubrificacao e eu penso que os testes estao agora completados e os resultados sao muito bons.

O maior problema que tivemos foi o de encontrar a mistura adequada, mas agora nos estamos satisfeitos, isto funciona muito bem e voce tera um motor rodando mais suave/ com aumento de potencia/ melhor lkilometragem por litro,,, entao, aí vai a receita:

O que estamos buscando atingir":

Nos precisamos lubrificar a bomba de combustivel/ seals/injetores
Nos precisamos de limpar o sistema de combustivel e scavenge a agua que o ethanol atrai.
Nos precisamos de um filme de protecao no nosso tanuqe e sistema de alimentacao para parar a corrosao
Nos precisamos de um agente limpador para nossas velas de ignicao/valvulas/camara de combustao
Nos precisamos limpar os aneis( ring packs)

Esta foi minha pequena lista de objetivos. "r claroque sabiamos que se atingissemos isso, o carro deveria: A) funcionar macio B) Ficar mais eficiente C) as pecas deveriam durar mais, i.e, bombas de combustivel/injetores, etc.. D) Nós deveriamos ver mais RWHP e MpG ( mais HP e mais economia)

E... nós conseguimos isto! por centavos de custo!!!

O que usamos?

Öleo Dois Tempos !

Nao qualquer marca de oleo 2T, pois precisavamos de maior caapcidade detergente, etc. e encontramos a perfeita combinacao de oleo/pacote de aditivos/viscosidade em um oleo 2T para motores maritmos

Voce pode comprar um galao por cerca de dez dolares em qjalquer lugar. Nós utilizamos Pennzoil Marine 2 Stroke para os nossos testes:
Pennzoil Marine® Full Synthetic 2-Cycle Oil is designed for your hard-working, large displacement, high-horsepower 2-cycle engine. High temperature protection is necessary for higher horsepower engines. High temperatures in an engine can cause loss of lubrication, carbon deposits, piston-scuffing, and pre-ignition. The combination of synthetic ester base oils and a premium, ashless performance package in Pennzoil Marine® Full Synthetic 2-Cycle Oil provides protection for high horsepower applications that require approved NMMA TC-W3® oil.
Benefits:
Pennzoil Marine® Full Synthetic 2-Cycle Oil is recommended for use in those makes and models of water-cooled, 2-cycle engines with direct injection systems, oil injection systems or those requiring use of a pre-mix. It is recommended for and meets the warranty requirements of Johnson/Evinrude, Mercury Marine, Yamaha, Suzuki, Force/US Marine, Mariner and others requiring NMMA TC-W3® oils.

Pennzoil Marine® Full Synthetic 2-Cycle Oil:

Performs in extreme conditions.
Provides excellent lubricity to protect against piston- and cylinder-scuffing.
Helps protect against ring sticking, exhaust port deposits, and spark plug fouling.
Biodegradable and low aquatic toxicity.
Recommended for direct injection engines.
Whether running full throttle to open water for that fishing tournament, cruising your favorite waterway, pulling a skier or racing you need an oil to protect your high-horsepower engine. Pennzoil Marine® Full Synthetic 2-Cycle Oil is that oil.



Use 1oz ( uma onça) do oleo 2T para cada 5 galoes de gasolina, e esta é a mistura perfeita. Muito oleo ira fazer o motor funcionar pior... pouco oleo na gasolina e nao verao efeito nenhum...
Use a proporcao correta,,, Arrume uma garrafinha de oleo e a mantenha guardada no portamalas.

Nós vimos uma economia maxima de 5% no consumo a uma economia minima de 2% no consumo. Todos os nossos veiculos testados reportaram melhores funcionamento e partidas mais suaves. Sem fumaceamento ou efeitos deletericos.

Pistoes sem residuos, velas limpas... alias, vimos o oposto de problemas: nos vimos"acao limpadora" Eu estou agora comfiante e seguro recomendado isso para voces todos.

Eu tambem agora uso essa mistura nos meus : GTO/ Mercedes/Silverado /e G6 com todos eles tendo funcionamento suave e todos ganhando mais kilometros por litro de gasolina.

Tente e nos transmita suas experiencias. Siga a mistura à risca: 1 oz de oleo 2T para 5 galoes de gasolina
."

OUTRA POSTAGEM:

"Use 1oz ( uma onça) do oleo 2T para cada 5 galoes de gasolina, e esta é a mistura perfeita. Muito oleo ira fazer o motor funcionar pior... pouco oleo na gasolina e nao verao efeito nenhum...
Use a proporcao correta,,, Arrume uma garrafinha de oleo e a mantenha guardada no portamalas.

Nós vimos uma economia maxima de 5% no consumo a uma economia minima de 2% no consumo. Todos os nossos veiculos testados reportaram melhores funcionamento e partidas mais suaves. Sem fumaceamento ou efeitos deletericos.

Pistoes sem residuos, velas limpas... alias, vimos o oposto de problemas: nos vimos uma "acao limpadora" Eu estou agora comfiante e seguro, recomendado isso para voces todos.

Eu tambem agora uso essa mistura no meu GTO, Mercedes,Silverado , e G6 ; com todos eles tendo funcionamento suave e todps ganhando mais kilometros por litro de gasolina.

Tente e nos transmita suas experiencias. Siga a mistura a risca: 1 oz de oleo 2T para 5 galoes de gasolina.

http://www.ls1.com/forums/showthread.php?t=91206

Editado para incluir a tabela de conversao de galao para litros ( feita pelo Yurininja)"

INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI IMPORTAR A IMAGEM DA TABELA DE CONVERSÕES USADA.

Mas resumindo, pra cada 1 litro de gasolina = 1,5625 ml de óleo 2T. Aí é só multiplicar pelo volume do tanque e usar uma seringa, com escala em ml. Pequena mesmo. O tipo específico de óleo está relatado no texto copiado abaixo (é TCW3).

OUTRA POSTAGEM:

"Continuando o assunto, se é uma onça(oz) para cada 5 galoes (gallon) em medidas americanas, convertendo para litros dá 29,57 ml de oleo 2 tempos para cada 18,9 litros de gasolina.

Um galao Americano, dá cerca de 3,78 litros. Para cada galao, adicionar 5,91ml de oleo 2 tempos...

A Falcon tem aproximadamente 4 galoes de gasolina( 15.12 litros)

4x 5,91= 26,51ml de oleo 2 tempos para 4 galoes de gasolina

Entao para a Falcon com o tanque cheio (15,4 litros a 15,9 litros) teriamos que colocar mais ou menos 26,51ml de oleo 2 tempos ( sintetico para uso em motores maritmos dois tempos)

Digamos que sejam 5 galoes de gasolina ( 18,92 litros) para um tanque maior, que é a proporcao original de mistura recomendada pelo autor desta proposta ( Sarge)

Entao para 18,92 litros de gasolina se adicionam 29,57ml de oleo 2 Tempos...

Nao sou bom para conferir contas de conversao, portanto sugiro que se alguem se interessar que faca uma tabelinha calculando para misturar por litro de gasolina..., de meio em meio litro... pois temos tambem que calcular para carros ...

Eu estou disposto a tentar, tanto na moto, como no carro, pois segundo o autor( Sarge) leva umas tres tanqueadas para se ver os resutados nitidamente em veiculos a gasolina e injetados. Deve funcionar para carburadores tambem."

MAIS OUTRA:

"O importante, é que essa tecnica de adicionar oleo sintetico dois tempos de motor maritmo, faz algum sentido e nao traz danos aos motores 4 tempos na proporcao indicada. nem prejudica o carburador ou a injecao eletronica.

Nossa gasolina é realmente potencialmente corrosiva. Trinta por cento de ethanol, mais os solventes ilegais, puxa vida, é uma bomba corrosiva e que atrai umidade, ainda por cima !!!!!!

O custo para tentarmos essa hipotese \( 1,28 ml p/litro de gasolina), representaria um gasto infimo ao longo do tempo. Se funcionar, teremos muito a ganhar. Se nao funcionar, bem ,vale a experiencia.

Em outro site, desta vez sobre oleos lubrificantes em motoserras, vi que els costumam misturar oleo sintetico na proporcao de 1/50 partes, outros 1/32 partes (dependendo do tipo de oleo), e sao individuos profissionais, que fazem isso desde que apareceram os oleos sinteticos."


MAIS UMA:

"Falando de Motos
Por A.C.G. Mataruna

LUBRIFICANTES (parte)
(Revista Duas Rodas, Ano 16, No 174, p. 58)

Os óleos 2T

Num motor de dois tempos, a qualidade do óleo é fundamental para o bom funcionamento e durabilidade do motor. Funcionando no princípio de perda total (não há circulação), o sistema de lubrificação dos motores modernos de dois tempos consiste no bombeamento de óleo (armazenado em reservatório próprio sob o banco ou atrás de alguma tampa lateral) para o carburador ou tubo de admissão, antes do cilindro. A bomba permite que a vazão do óleo conduzido ao motor seja variável, em função de sua rotação e da posição do acelerador.

Assim, o óleo entra no motor e se deposita no interior de cada peça móvel lubrificando-as. Depois é queimado no processo de combustão, produzindo uma fumaça branca-azulada que sai pelo escapamento. Esse óleo queimado produz resíduos (carvão) que acaba se acumulando no pistão, câmara de combustão e sistema de escapamento, obrigando a limpeza periódica (descarbonização) em intervalos que variam de 6.000 a 10.000 km. Se não for feita, o motor perde potência e geralmente superaquece.

A principal qualidade de um óleo 2T é produzir a menor carbonização, sem desprezar as características lubrificantes. Por isso, como nos óleos para motores de quatro tempos, recebem aditivos especiais e possuem classificação API própria.

Há, então, os óleos 2T API TA (mineral puro), TB (com poucos aditivos) e TC (bastante aditivado). Há, ainda, o TD, para uso marítimo, também aplicável em motos de dois tempos. No Brasil, entretanto, a maioria dos óleos 2T não apresentam especificações na embalagem, ficando difícil a escolha. Isto porque não existe por enquanto acordo entre fabrcante de motores e óleos diante das normas internacionais, faltando os requisitos de desempenho dos motores e procedimentos padronizdos para testes de laboratório. Por isso, o motociclista talvez se beneficie seguindo as recomendações do fabricante da moto, como utilizar o óleo Shell 2TS aconselhado pela Yamaha e vendido exclusivamente nas suas concessionárias.

Mas, num posto de abastecimento, que marca de óleo 2T usar? Para Juan Hochino, o "China", da revenda autorizada Yamaha Tanimotos, de São Paulo, deve-se usar óleos de marcas conhecidas, como o Mobil 2T e o Shell, e descartar óleos mais baratos, que podem estar fora de especificações. Já Renato Gaetta, mecânico e especialista em Yamaha e Agrale, e também professor de mecânica, aconselha o uso de óleos 2T na cor natural - marrom ou levemente avermelhado. Para ele, os óleos coloridos (verdes, azuis, vermelhos) indicam forte aditivação, que efetivamente limpa o motor. Em compensação, o mecânico afirma que o carvão assim removido acaba se acumulando no escapamento, entupindo-o com mais frequência.

Por outro lado, o gerente regional de vendas da Mobil, Rodolfo Rui Ebel, diz que a cor não tem nada a ver com a qualidade do óleo, sendo normalmente usado corantes, nos óleos 2T marítimos, apenas para o operador do barco saber se a gasolina no tanque já contém óleo ou não. Tais óleos, conhecidos como outboard oils (óleos para motores de popa, todos a dois tempos), são encontrados nas lojas de barcos e seguem as especificações da Boating Institute of America (BIA), recebendo a classificação TC-W. Carlos Meirelles, da Ipiranga (que fabrica o Outboard Marina 2T), pondera que se tais óleos são ótimos para barcos, são melhores ainda para motos, dada sua menor severidade de uso.

Com tantos números e siglas, pode parecer que a escolha do melhor óleo é tarefa para técnico em química com formação universitária. Mas o motociclista pode deixar esse trabalho para as fábricas de óleos e motos, procurando adquirir o óleo na especificação correta, principalmente de marca idônea. Mas pode estar certo: esse único cuidado garantirá ao motor de sua moto longa vida útil.
Fonte:

http://www.geocities.com/falandodemotos ... _parte.htm
-------------------------------------------------------------------------------------------

Agora resta procurar um oleo 2 T com propriedades similar ao da marca citada no coemco deste topico.

O resumo acima, nos dá algumas nocoes sobre diferencas de composicao de oleos 2 T, lembrando a todos que essa materia acima foi para motores 2T, o que nos interessa é o quanto colocar e de que marca de oleo 2t , nos nossos motores de carro ou de moto 4T."


E FINALMENTE, POR ENQUANTO, PELO MENOS: :lol:

"Olá Cleber. Muito oleo dois tempos na gasolina e a moto vai cheirar salada queimada... e encharcar a vela de oleo..

A proposta do Sarge do Thumpertalker, é exatamente colocar o minimo necessario para que a gasolina tenha tambem uma leve acao lubrificante, sem no entanto dispensar o oleo lubrificante 4t dos reservatorios de oleo.

Nao é qualquer oleo dois tempos nao ! Se voce usar uma marca vagabunda, ou entao o Castor Oil , vai ter mais depositos e velas pretas,haha... Sem falar do cheiro de oleo queimado e fumaca que espanta até o pernilongo da Dengue !

Tem de ser oleo dois tempos para motores maritmos com classificacao TCw3, com pacote de aditivos detergentes, anticorrosivos,dispersantes, antioxidante, anti-desgaste . Ele indicou a marca que usa, mas temos que achar algo similar aqui no Brasil.

Eu comprei por nove reais, meio litro do oleo 2T, marca: Marina 2T Plus TCW3 -geracao Superior da Ipiranga. Com certeza se procurar vou achar bem mais barato...

Bom, agora vou testar no carro e nas motos. É o tipo de coisa que nao ira comprometer a moto em nada, tampouco o carro, isto é, nas proporcoes indicadas de 1 oz para 10 gallon .

Este assunto é polemico e antigo em discussoes... A maioria acha que nao precisa de mais lubrificacao nos motores 4 tempos, mas eu sou dos que acha que falta sim uma especie de "back-Up "para caso o oleo lubrificante 4T nao dar conta do recado.

Veja bem como é sensivel o resfriamento da moto 4T. Ela até precisa da gasolina para resfriar o motor. Seguindo a logica de que a qualidade das gasolinas diminuiu muito ( cerca de 30% de alcool & outros solventes nao detectaveis) e isso tornou a gasolina muito "sêca", isto é , corrosiva e sem acao lubrificante.

Esses oleos dois tempos foram feitos para lubrificar a gasolina e assim, lubrificar o motor. Sao preparados para se misturarem a gasolina, difente dos oleos automotivos 4T.

Vantagens adicionais sao que a gasolina tendo mais propriedades lubrificantes ira enferrujar menos o tanque e torneirnhas, e tambem ira ajudar a reduzir atritos e consequentemente reduzira os riscos de superaquecimento do motor 4T . Resta testar asmarcas de oleo 2T que melhor farao tais funcoes sem fumacear , nem sujar as velas, nem afetar os sensores, catalisadores e ssitemas de carburacao e/ou de injecao eletronica.

Vou testar o Marina 2T Plus da Ipiranga , classificacao TC-W3.E colocar 12 ml desse oleo na gasolina do tanque cheio da falcon. Para voce, Cleber, tal proporcao provavelmente nao ira afetar os seus bicos ( ui).


Abracos do Konishi"


Esse forista, o Konishi, muito ativo nesse tópico é uma pessoa extremamente educada e culta. Merece muito respeito e consideração.

Bem, tem assunto pra mais de metro. Sugiro verificarem diretamente no fórum falcononline, porque aí seguem-se opiniões, indicações e tudo mais.

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MensagemEnviado: 21 Ago 2017, 04:33 
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Jotace escreveu:
A informação procede sim. Inclusive usei bastante em uma Falcon.
Não é o óleo 2T comum, mas o usado em barcos, com características próprias.
Se encontrar as informações repasso aqui.
Lembro que a fonte de consulta era vasta e muito séria.


Bom, muito obrigado pela informação, vou testando por aqui e qualquer resultado que notar eu posto.


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MensagemEnviado: 21 Ago 2017, 11:21 
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Citação:
... A maioria acha que nao precisa de mais lubrificacao nos motores 4 tempos, mas eu sou dos que acha que falta sim uma especie de "back-Up "para caso o oleo lubrificante 4T nao dar conta do recado.


Na "internet" tanta gente acha tanta coisa! É só perguntar "como lubrificar corrente" que vai ter gente que usa até gordura de cobra.

Opto por seguir o recomendado pelo fabricante do veículo. Óleo na especificação e na quilometragem do manual. Só isso, simples assim.



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MensagemEnviado: 21 Ago 2017, 16:47 
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Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
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Jotace. :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:


Em minhas ultimas 5 motos carburadas fiz isso na devida proporção e nunca tive problemas de carburação e linha de combustível.


Eu usava o Yamalube para motor 2 t de lanchas.

Usava um pouco menos que voce Jotace. Ex XT600 tanque 15 litros colocava 10 ml. Mas um ml por litro tá de bom tamanho também.


OBS: Quando tínhamos a inspeção veicular em São Paulo- Capital eu não colocava antes de ir para a verificação, ou seja, tinha data marcada e sabia quantos km iria percorrer até a data da inspeção, então nos ultimos dois tanques não colocava, com medo de dar alguma alteração nas emissões para aquele tipo de moto.


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MensagemEnviado: 21 Ago 2017, 21:41 
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Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
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Como disse na última postagem, o forista é uma pessoa seriíssima (com 2 is, mesmo) e muito estudioso. Se o amigo aí acima resolver ler o site sugerido, talvez venha a mudar de ideia. O relato foi baseado em muita experiência, resultando boa estatística.

Concordo que na internet tem muita coisa sinistra, mas algumas precisamos ter conhecimento de causa pra expressarmos nossa opinião. Sem ofensa, peloamordideus. Eu usei e aprovei, inclusive relatei no tópico do site referido.

Creio ser muito relevante o acesso ao site falcononline, conforme link, descrito acima. :ohhhhh:

Ventania,
Se você usou em vária motos, claro que aprovou. Mas se você ler tudo que foi postado verificará que usam o óleo 2T até em veículos injetados. Assim, a experiência pode continuar.

Bem que poderíamos tornar o tópico em algo puramente técnico e facilitar a vida daqueles que buscam informações, sem poluições. :thumbup:

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