Primeira moto

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
EddieAngra
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Primeira moto

Mensagem por EddieAngra » 02 Jun 2016, 11:03

Opa! Saudações a todos!

Meu nome é Eduardo, sou de Angra dos Reis e, pra começar, não tenho moto. Ou, pelo menos, não ainda. A ideia de ter uma moto vem me namorando há anos, e a necessidade de uma vem me cutucando cada vez mais.

Só que moto pequena me assusta. Sempre me assustou, por alguns fatores:
- Fraca, leve, qualquer bolsão de vento desestabiliza (já me vi em apuros na garupa de uma 125 na Linha Vermelha, no Rio de Janeiro);
- Piloto de moto pequena é automaticamente identificado como fazedor de besteira. Já vi caminhoneiro jogando 30 toneladas pra cima de uma CG de graça, tipo "Antes que ele faça caca eu me livro dele";
- Pra quem não conhece, Angra dos Reis se estende por mais de 80km da BR 101, os bairros são muito distantes entre si, e assim 90% do meu deslocamento em Angra passa pela rodovia;
- Tenho 1,82m, e me ver sentado numa 125 é algo cômico.

Isso tudo, aliado ao fato de a minha esposa ter histórico de participação em motoclube, me faz pensar numa estradeira ou outra moto grande.

Muito que bem. Outro dia uma oportunidade interessante me apareceu. Eu tenho um Opala 1973 que comprei há vários anos pra restaurar, mas a falta de tempo e grana me fizeram desistir do projeto. Anunciei e, no anúncio, escrevi o clássico "estudo ofertas e trocas". Pra minha surpresa, apareceram dois caras oferecendo trocas por moto: uma CB 450 1988 e uma Ténéré 600 1989. A segunda opção me pareceu mais interessante por diversas razões, inclusive a enorme quantidade de opções de customização que achei na internet.

Preocupado com consumo, acabei conhecendo via Google o TenereClub, e li inteiro o tópico do wtecpro sobre HHO. Adorei em todos os aspectos, me diverti muito, e me admirei com o nobreza da esmagadora maioria dos posts. Debate aberto, franco e respeitoso. Tirou minhas dúvidas sobre o esquema do HHO com uma experiência concreta.

Assim, resolvi me inscrever aqui, pra começar contato com vocês e conhecer mais sobre a "Te", como vocês chamam. Ela seria uma opção saudável pra uma primeira moto? Já pesquisei alguns sites sobre a história dela, vi que alguns anos foram meio inglórios, com defeitos e falhas típicas. Alguém entende disso pra dar uma colherada sobre eventuais problemas que eu posso esperar numa Te 600 1989? Quais são os cuidados que eu preciso ter com ela? Detalhe que não entendo de manutenção de motos, vou ter que entrar nesse mundo.

Bom, é isso. Espero fazer alguns companheiros por aqui, e agradeço qualquer informação que vocês possam me fornecer.

Abração!!
Adentrando um admirável mundo novo... Duas rodas, aí vou eu!!

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mauro600y
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Re: Primeira moto

Mensagem por mauro600y » 02 Jun 2016, 12:53

Olá Eduardo,

Em Março estive novamente em Angra depois de alguns anos e fiquei impressionado com a quantidade de motos pequenas, inclusive pilotadas por mulheres. Scooters e motonetas principalmente.
Mas moto grande é mesmo MUITO melhor, tanto em conforto quanto em segurança.

Mas vamos lá, quase sempre que vi essas ofertas de troca, a moto oferecida não estava 100%, por mais que parecesse pelo visual.
Acredito realmente que assim como teria que gastar $ com o Opala, terá que gastar com a TÉNÉRÉ; se não imediatamente, com o decorrer do tempo.

Vai de você saber se espera que a moto oferecida não te dê dor de cabeça alguma; ou se está ciente de que há boa chance da moto usada com 27 anos precisar de manutenção corretiva logo, para resolver algum problema omitido pelo antigo dono, e que terá que ser bem cuidada ao longo do tempo com manutenção preventiva e tal... para que um dia, na sua mão, ela fique 100% confiável.
Até lá, às vezes pode ter vontade de jogar a moto fora... hahaha

Mas se levar um bom mecânico pra ver a moto e ele aprovar, você pode se dar bem e se tornar mais um louco por essas motos lendárias. :)

Sou apaixonado por TÉNÉRÉ 600. Já tive três e ainda tenho uma. Essa atual eu não troco nem vendo por nada, estou reformando ela.

A postura de pilotagem / ergonomia é excelente, a altura pra mim (1,81m) é quase perfeita. Uma vez vendi uma TÉNÉRÉ para passar 2 anos com saudade e comprar outra.
Como não ando em altas velocidades, a baixa velocidade máxima (150/155 km/h reais, e algo a mais no painel) dela é mais que suficiente pra mim. Mas tem muito bom torque... e, pra muitos (inclusive eu), o empolgante som do motor que em marcha lenta às vezes lembra um helicóptero, hahaha
A TÉNÉRÉ vibra muito, monocilindro de 600cm³, então é bom experimentar uma XT 600 qualquer (mesmo motor) pra ver se você não liga para chegar ao destino de um passeio ou viagem com mãos e pés dormentes.

Quase sempre desaconselho as pessoas a terem como 1ª moto uma acima de 500cm³, porque é certo que os erros são muito comuns no início, e motos mais fortes, grandes e pesadas perdoam menos erros. Numa moto menor e mais fraca é mais fácil corrigir erros, e se levar um tombo é mais fácil e barato consertá-la.

Peças de motor não são difíceis, a Yamaha ainda tem muita coisa, é só encomendar numa concessionária.
Peças de elétrica são mais difíceis. Chicote Principal e Chicote de Farol novos... só mandando fazer em um eletricista de motos.
Estator... só mandando recondicionar.
CDI original é uma fortuna, mais de R$2.000, mas a Servitec fabrica CDI digital pra ela e custa cerca de R$200.
Retificador/Regulador ainda tem por encomenda na Yamaha, custa uns R$300 atualmente.
É comum ver TÉNÉRÉ depois de tantos anos rodando, com problemas na partida, placa de partida. Original custa mais de R$ 700, a WGK fabrica e custa menos de R$200.

E para ter TÉNÉRÉ hoje, não pode se incomodar com ter que garimpar peças, encomendar e esperar 20 dias até a concessionária receber, comprar no ebay, e no Mercado Livre (Verificando a procedência antes. Uns são confiáveis, vendem peças das suas próprias motos desmontadas, outros são desmanches de motos roubadas, mas é fácil ver isso no histórico do vendedor).

Tem que ter atenção especial na parte elétrica ao comprar uma TÉNÉRÉ.

Racionalmente, uma moto de 27 anos de uso não é uma boa para quem está começando.
Eu aconselharia uma moto mais moderna para começar... mesmo eu sendo louco por TÉNÉRÉ.

Mas é aquilo, SE a moto estiver boa e confiável mesmo, é só sorriso no rosto!

Aconselho frequentar o "Clube XT 600", lá tem MUITOS usuários que tem ou já tiveram TÉNÉRÉ 600.

mauro600y
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Re: Primeira moto

Mensagem por mauro600y » 02 Jun 2016, 13:24

Estava pensando... também vai muito do que cada um quer de uma moto!

EU, que dou MUITO mais valor às sensações que as motos proporcionam na pilotagem e à ergonomia do que às especificações técnicas, alta velocidade, modernidade, tecnologias, etc.... não troco mais minha TÉNÉRÉ por moto nenhuma!

Gosto também das Sport Touring grandes, experimentei a GSX 750F e gostei demais, muito mais que as Bandit que pilotei e as pernas ficam mais dobradas forçando o joelho... mas o dia que eu for comprar uma Sport Touring, será uma segunda moto, nunca trocada pela TÉNÉRÉ.

Já para quem faz um uso mais racional da moto, mais "meio de transporte" do que curtição, eu acho que a velha TÉNÉRÉ 600 seria uma escolha meio arriscada.

EddieAngra
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Re: Primeira moto

Mensagem por EddieAngra » 04 Jun 2016, 01:30

Fala, mauro600y!

Em primeiro lugar, valeu pelas dicas. De cara, é justamente o que eu queria: onde prestar mais atenção ao avaliar a Te 600. Parte elétrica, vou lembrar disso.
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EddieAngra
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Re: Primeira moto

Mensagem por EddieAngra » 04 Jun 2016, 01:31

Quanto ao fato de troca ser arriscada? Com certeza. Mas alguns fatores entram nessa dança:

1) O Opala está MUITO RUIM. Mesmo. Vale pelo documento, que está certinho, pelo ano (tem muito 74 por aí, mas 73 tem menos) e pela lataria do fundo, que está toda bem feita. O que mais vc imaginar tem que ser feito. Esse carro vai pedir, de saída, uns 10k ou 15k pra ficar bom. E eu acho muito, mas muito difícil mesmo, que essa Te precise de metade disso pra entrar nos trinques. Para o que eu preciso, vou sair no lucro com quase certeza.

2) Me desfazer do Opala tá virando uma necessidade. Ele está parado no lanterneiro que fez o fundo dele, em Nova Iguaçu, e o cara tá cobrando pra eu tirar de lá. Como eu não tenho pra onde levar, a melhor saída é me desfazer. Uma moto eu consigo guardar aqui em Angra sem dificuldades.

Por que a Te? Simples: começou com o clássico "o que tem pra hoje" - o cara que se interessou pelo opala me ofereceu a moto, não corri atrás. Mas fui saber como era a moto (conheço pouco desse universo) e gostei do que vi. Achei muitas fontes - inclusive o TenereClub - e me chamou a atenção a imponência dessa "senhora". Por preconceituoso que possa parecer, e sem que eu mesmo possa explicar de onde surgiu esse pensamento, a CB sempre me pareceu uma CG que tomou muito Neston. Pelo menos aos meus olhos, a Te possui uma identidade visual mais própria - e se eu não gosto do que vejo, normalmente a coisa baba.

Mas sim, você chegou ao cerne da questão: uma moto grandalhona, pesada, na mão de alguém inexperiente (e que tem dois filhos pra criar, sendo portanto uma inconveniência significativa morrer dentro dos próximos 15 anos...). Sensação e objetivo? Inicialmente locomoção básica, pendular casa - trabalho - casa, com uma ou outra viagem esporádica ao RJ, por exemplo. Mas, se dá pra fazer isso botando uma certa banca na rua, por que não? E existe sempre a possibilidade de filiação a um clube, dar umas esticadas com a patroa levando as crianças no carro... Num segundo momento, claro.

Pois bem (mas ainda com a Te no topo das opções): pra um iniciante, uma CB 450 seria uma opção melhor? Não pela idade, que é praticamente a mesma, mas pelo porte e cilindrada? Lembrando que estou entre essas duas porque são as que me foram oferecidas; não estou em momento de comprar nada, o pulo do gato aqui é matar dois coelhos com uma paulada - vai opala parado e dando dor de cabeça, vem moto pra drenar menos dinheiro e me agilizar um pouco a vida.

Ah, sim, e sobre manutenção/maquiagens: essa parte nunca me deu medo. Sei que um veículo com mais de 25 anos de idade é um senhorzinho reumático uma grande parte das vezes. Mas sou adepto da "panela velha"... Além do mais, tenho gente de confiança pra ir ver a moto comigo. Se realmente não valer a pena, o cara vai me dizer.

E aí, mais algumas ideias?
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nuno_lopes
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Re: Primeira moto

Mensagem por nuno_lopes » 08 Jun 2016, 08:30

Eddie, eu tenho uma Te 600 faz pouco mais de um ano. No meu caso, foi a minha primeira moto grande. Desde cedo que ando de moto mas sempre fui um apaixonado pelas Vespas.
Quando me mudei para o Brasil (sou de Portugal), achei que a melhor opção seria uma big trail devido às estradas ruins e falta de bom senso dos motoristas.

Eu faço sempre muita estrada e pouca cidade. Não consigo dar muitas opiniões da Te em cidade, mas tenho muitos conhecidos que andam sempre em cidade e não têm reclamações a fazer. Inclusive, a Te em cidade é melhor que outras motos por ser mais alta e facilmente passar no meio dos carros sem bater nos espelhos.

Relativamente a ser primeira moto, como já referi acima, tb foi a minha primeira moto grande. Não vou dizer que não tive alguma dificuldade em manobrar o "mamute" mas com o correr dos km's e a confiança aumentando, posso dizer agora que não mete medo. Mas não podemos esquecer que a Te pesa pouco mais de 185kg e se dermos bobagem, deixamos ela cair. Na minha mão, a minha já caiu 3x e sempre parado em casa quando estava mexendo nela.

Em termos de manutenção, se o motor estiver ruim, vai dar uma valente dor de cabeça. As peças são muito caras na concessionária mas felizmente existe muitas paralelas a bom preço e inclusive pode utilizar peças de outras motos na Te.
Desde que comprei a minha, já gastei perto de 1500 reais só em peças pequenas que deram pau (para ter uma ideia, um carburador novo para esta moto custa 3000 reais. Usado não vai encontrar por menos de 700 reais).
A parte elétrica é a parte pior da moto pk está sub dimensionada. Se for aquele cara que não mexe e que deixa no mecânico para fazer, está ferrado. Vai pagar uma nota preta e nunca irá ficar bom pois tem poucos mecânicos a mexer neste tipo de carburador.
Só para vc ter uma ideia, aqui onde moro, já corri 5 mecânicos e ainda não fiquei 100% satisfeito com nenhum.

Se for trocar, vai ficar com uma moto fera. Pode dar os seus problemas devido à idade, mas creio que vá ter só felicidade se o motor estiver bacana. E se for moto para andar de vez em quando e não precisar dela para o dia a dia, melhor ainda pois pode fazer a manutenção com calma.

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Re: Primeira moto

Mensagem por EddieAngra » 21 Jun 2016, 10:11

Grande nuno_lopes!

Falta de bom senso dos motoristas... isso é uma das coisas que mais me preocupam.

"A parte elétrica é a parte pior da moto pk está sub dimensionada"... como assim, subdimensionada? O mauro600y também já mencionou a parte elétrica como uma fonte de preocupação, então já vou levantando a orelha pro assunto. Não sei onde (talvez em alguma Te anunciada por aí, talvez aqui mesmo), mas vi alguém falando de uma Te com chicote de outra Yamaha mais nova (XT660? Não vou lembrar). Isso seria uma possibilidade?

Atualização: até agora, nada foi concretizado. O dono da Te é de outra cidade, perdeu a mãe há uns 15 dias, tá compreensivelmente meio sumido. Devo tentar contato com ele por esses dias. O cara da CBzona também tem uma semana que não fala nada. E de repente me aparece um outro oferecendo uma YBR 125 2002 (talvez a solução mais racional até agora, porém a menos desejada). E a água vai rolando...
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Re: Primeira moto

Mensagem por nuno_lopes » 21 Jun 2016, 10:57

Eddie, desde que comprei a mota à pouco mais de um ano que tenho rolado pouco... Cerca de 5000km...
E neste tempo, já troquei de CDI e de retificador (2x). Só nestas 3 peças gastei cerca de 800 reais. Se contar com a bateria, passa para os 1100 reais.

A parte elétrica é subdimensionada pelos anos que a moto tem (no meu caso a minha tem 26 anos) e pelo que facto de a fiação ser de bitola pequena comparando com outros modelos de moto de menor cilindrada mais recentes. Contudo, não precisa de ficar preocupado pois se a Yamaha dimensionou assim o chicote, é porque fez os cálculos corretos para ela aguentar bastante bem a carga.
O que pode acontecer é que a parte elétrica dê problemas devido aos anos. Todos sabemos que nada é eterno. Se quiser trocar o chicote da 600 pelo original, prepare cerca de 1000 reais e faça fila para conseguir um. É mais fácil encontrar o santo graal que um chicote original Ténéré novo.

Mas o bom desta moto é que pode utilizar muitas peças paralelas e inclusive trocar por peças originais de outros modelos e marcas.

Para ter uma ideia, a bobina de faísca que tenho é da CG 125 e o retificador é da CB300. Ambos originais. Se procurar as mesmas peças originais da Ténéré não vai encontrar.

No caso do chicote, pode utilizar o da Twister certinho que tudo vai funcionar. Pode até procurar no youtube pois tem um video de um cara com uma Ténéré com chicote Twister.

Dependendo do que você pretende fazer com a moto, a YBR pode ser uma opção, mas eu apenas iria considerar este tipo de cilindrada se andasse apenas em cidade ou trechos de estrada com velocidades baixas. Como faço alguma BR e estrada de montanha, uma 125 está fora de questão.

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Re: Primeira moto

Mensagem por EddieAngra » 23 Jun 2016, 10:09

Hm, interessante essa possibilidade de intercâmbio de peças...

Pois é, nuno_lopes, uso da moto. Parei pra pensar um pouco nesse quesito. Como disse na minha apresentação, moro em Angra dos Reis, e isso me coloca num perfil curioso quanto às vias que utilizo.

Como moro a cerca de 8km do meu trabalho, vamos pensar aí em 16-20km/dia. Minha esposa deve usar a moto num futuro próximo, quando se habituar, pra fazer um trajeto diário que é o dobro desse, à noite, pra ir à faculdade. 10% disso é de ruas com asfalto em péssimo estado: buracos, ondulações, recapeamentos que não respeitaram as tampas de bueiros (e essas ficaram até 15cm abaixo do nível do asfalto!!). O resto é na BR-101, estrada federal mas que tem tráfego intenso por cortar a cidade toda.

Então, temos perfil de rodovia em serra (aclives e declives, curvas em velocidade relativamente alta e visibilidade curta etc.) mas com tráfego de gente pendulando casa-trabalho-casa, muitos ônibus urbanos e até interestaduais, muito veículo em péssimo estado largando aquela cortina de fumaça medonha por onde passa, muito entregador em moto pequena fazendo caca, cruzamentos, faixas de pedestres, pedestres atravessando com crianças fora da faixa e sem um mínimo de responsabilidade, cães, gatos e até capivaras na pista, seis pardais só nesse trecho que eu faço. Para trajeto noturno, adicione a péssima (em alguns trechos nula) iluminação. Atropelamentos e acidentes são MUITO frequentes, entre quaisquer dos tipos de veículos citados. Trabalhei 2 anos no Hospital Geral daqui, as coisas que vi não gosto nem de lembrar. E, quando chove muito, longos trechos alagam (já colei a embreagem do carro uns meses atrás).

Bom, é nesse tipo de vida que eu pretendo jogar a minha primeira moto. (Na verdade, relendo o texto agora, quase desisti da ideia, hehehe... Só quase)
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Re: Primeira moto

Mensagem por fjruthes » 23 Jun 2016, 13:41

No seu lugar eu me livraria do Opala por uma das 2 motos, a que estiver melhor... e me livraria da moto num segundo momento...

Acho que nenhuma das motos vai ser uma boa opção para o que vc pretende... Primeira moto, com intenção de usar no dia a dia e já ir de cara para uma Tenere 600 com 20 e todos os anos, acho um pouco arriscado...

Moto ideal pro teu uso seria mesmo uma Tenere 250...

Moto mais velha é para passear... Se botar pra rodar todo dia... Vai viver no mecânico, é o preço da idade...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

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