Freios Tenere 600

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
Avatar do usuário
Farelo1987
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2020, 16:11
Cidade onde mora: Jaraguá do Sul/SC

Freios Tenere 600

Mensagem por Farelo1987 » 10 Ago 2020, 11:37

Rapazeada, bom dia! Sou cabaço aqui no Fórum... tanto que acabei criando um novo tópico por não encontrar nada sobre... enfim...

Comprei recentemente uma Tenebroza 600 ano 1991 e os freios dela são uma m***! Primeito que na traseira, foi adaptada (mau e porcamente) uma pinça de Twister, mas até que freia bem... único problema é que o reservatório ficou em um lugar ruim e os flexíveis muito mau feitos, mas freia! Dos males o menor né...
O grande problema está na dianteira... alguém fez cagada no parafuso do sangrador e deve ter quebra ou espanado e aí meteram um parafuso maior e, acredito que no passar broca ou macho, acabaram danificando o êmbolo ou algum outro componente interno...resumindo, o calliper dianteiro foi pro pau! Sendo assim, venho pedir ajuda de vocês com dicas de modelos que sirvam nela (não faço questão que seja o origs, pois prefiro colocar algo mais moderno e mais eficiente) de preferência com 2 pistões.

Desde já, agradeço a ajuda de todos e já peço desculpas antecipadamente caso já exista esse tópico! Abraço a todos!

brieger
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Jul 2020, 15:27
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Freios Tenere 600

Mensagem por brieger » 20 Ago 2020, 16:08

Já vou aproveitar o tópico para pedir orientação de qual freio à disco é o mais indicado para adaptar na traseira dela.

Avatar do usuário
Farelo1987
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2020, 16:11
Cidade onde mora: Jaraguá do Sul/SC

Re: Freios Tenere 600

Mensagem por Farelo1987 » 20 Ago 2020, 16:42

brieger escreveu:
20 Ago 2020, 16:08
Já vou aproveitar o tópico para pedir orientação de qual freio à disco é o mais indicado para adaptar na traseira dela.
Fala brieger, blz? Cara, meu mecânico quando viu a "M" que fizeram na minha disse algo do tipo: "porra, pq os caras não colocaram o cubo da Falcon, com o disco dela, certinho, aí só fazer um suporte pra pinça dela que ficaria top!"

Na minha o antigo dono furou o próprio cubo, na raça mesmo, e tocou parafusos pra prender o disco traseiro (que não faço ideia do que seja). dirtbike

brieger
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Jul 2020, 15:27
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Freios Tenere 600

Mensagem por brieger » 24 Ago 2020, 10:21

Farelo1987 escreveu:
20 Ago 2020, 16:42
brieger escreveu:
20 Ago 2020, 16:08
Já vou aproveitar o tópico para pedir orientação de qual freio à disco é o mais indicado para adaptar na traseira dela.
Fala brieger, blz? Cara, meu mecânico quando viu a "M" que fizeram na minha disse algo do tipo: "porra, pq os caras não colocaram o cubo da Falcon, com o disco dela, certinho, aí só fazer um suporte pra pinça dela que ficaria top!"

Na minha o antigo dono furou o próprio cubo, na raça mesmo, e tocou parafusos pra prender o disco traseiro (que não faço ideia do que seja). dirtbike
Opa, valeu pela dica. Era esse tipo de informação que eu precisava.

NelsonTenere600
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Set 2015, 16:04
Cidade onde mora: Cidade/UFVolta Redonda/RJ

Re: Freios Tenere 600

Mensagem por NelsonTenere600 » 25 Jun 2021, 19:11

Tenho uma T600-91.
Quero adaptar um disco maior na FRENTE, pois o original é pequeno e a pinça original é de pistão simples. Freio fraco fraco fraco para seu peso e potência; a Yamaha deixou a desejar neste freio dela. O traseiro é de tambor, mas até trava se não for bem dosado.
Alguém falou que o disco dianteiro da Virago xv1100 encaixa exatamente no cubo dianteiro da T600-91. A Fabreck produz este disco, e tem no Mercado Livre, mas eu gostaria de confirmar se vai entrar no cubo corretamente. São 6 parafusos de fixação também.
Alguém confirma?
Brigaduuu...

Avatar do usuário
Farelo1987
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2020, 16:11
Cidade onde mora: Jaraguá do Sul/SC

Re: Freios Tenere 600

Mensagem por Farelo1987 » 28 Jun 2021, 07:51

NelsonTenere600 escreveu:
25 Jun 2021, 19:11
Tenho uma T600-91.
Quero adaptar um disco maior na FRENTE, pois o original é pequeno e a pinça original é de pistão simples. Freio fraco fraco fraco para seu peso e potência; a Yamaha deixou a desejar neste freio dela. O traseiro é de tambor, mas até trava se não for bem dosado.
Alguém falou que o disco dianteiro da Virago xv1100 encaixa exatamente no cubo dianteiro da T600-91. A Fabreck produz este disco, e tem no Mercado Livre, mas eu gostaria de confirmar se vai entrar no cubo corretamente. São 6 parafusos de fixação também.
Alguém confirma?
Brigaduuu...
Nelson, eu acabei de adaptar uma pinça de Tornado na minha Tenere 2VG e ficou bem bom...uso disco original dela (que já tá na capa da gaita, inclusive) e na traseira foi adaptado (muito mal feito por sinal) freio a disco tbm. Se quiser colocar um disco maior, use o da XT que é maior e utiliza exatamente a mesma furação do cubo, porém irá precisar de um suporte para afastar a pinça de freio, além de não poder mais utilizar a capa plástica de proteção do disco.

cacvp
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Mai 2019, 11:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Freios Tenere 600

Mensagem por cacvp » 02 Jul 2021, 19:12

NelsonTenere600 escreveu:
25 Jun 2021, 19:11
Tenho uma T600-91.
Quero adaptar um disco maior na FRENTE, pois o original é pequeno e a pinça original é de pistão simples. Freio fraco fraco fraco para seu peso e potência; a Yamaha deixou a desejar neste freio dela. O traseiro é de tambor, mas até trava se não for bem dosado.
Alguém falou que o disco dianteiro da Virago xv1100 encaixa exatamente no cubo dianteiro da T600-91. A Fabreck produz este disco, e tem no Mercado Livre, mas eu gostaria de confirmar se vai entrar no cubo corretamente. São 6 parafusos de fixação também.
Alguém confirma?
Brigaduuu...
Nelson, tenho uma T600-90 e também quero melhorar o freio dianteiro. Vou manter o disco e a pinça originais, mas vou fazer o seguinte: a melhor pastilha que encontrar (SBS ou EBC), o melhor fluido 5.0 e trocar o flexível por um tipo Aeroquip (http://www.rcamoto.com.br/motos/yamaha/tenere_600#Tipo3). Depois de tudo pronto, eu vou postar aqui.

Responder