Freio Dianteiro

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
jpauloguino
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Mai 2016, 17:15
Cidade onde mora: Brasilia/DF

Freio Dianteiro

Mensagem por jpauloguino » 30 Mai 2016, 17:24

Boa Tarde amigos!!!
Tenho uma tenere 92!!! A moto esta perfeita!! a única coisa que me deixa preocupado é o freio dianteiro, acabei de fazer uma revisão geral até pensando que seria pastilha, troquei coloquei pastilha nova, vimos que o disco estava trincado comprei um novo pelo ML ventilado, porem o freio da moto continua muito ruim!!! Você alicata ele com força mais não para a moto!!!!! Alguém sabe me dizer se realmente ela é ruim de frio dianteiro?? tem algo que possa fazer para melhorar isso???? Talvez colocar a pinça dupla da XT600??? Fico no aguardo!!!!Muito obrigado!!!!!

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Freio Dianteiro

Mensagem por lunga » 02 Jun 2016, 08:18

Cara.. pode ser a mangueira de freio que está velha e dilatando quando freia.
Coloque aeroquip.

Abs.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

mauro600y
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Ago 2013, 01:14
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Freio Dianteiro

Mensagem por mauro600y » 02 Jun 2016, 11:33

jpauloguino escreveu:Boa Tarde amigos!!!
Tenho uma tenere 92!!! A moto esta perfeita!! a única coisa que me deixa preocupado é o freio dianteiro, acabei de fazer uma revisão geral até pensando que seria pastilha, troquei coloquei pastilha nova, vimos que o disco estava trincado comprei um novo pelo ML ventilado, porem o freio da moto continua muito ruim!!! Você alicata ele com força mais não para a moto!!!!! Alguém sabe me dizer se realmente ela é ruim de frio dianteiro?? tem algo que possa fazer para melhorar isso???? Talvez colocar a pinça dupla da XT600??? Fico no aguardo!!!!Muito obrigado!!!!!
É verdade que o freio dela não é dos mais potentes, exatamente por ter uma pinça simples de um pistão, MAS...
O normal do freio dianteiro dela não é ruim assim não, de jeito nenhum!
As minhas sempre pararam bem, e sem precisar alicatar com tanta força o manete. Aliás, as minhas e as outras TÉNÉRÉ que pilotei.

Pela sua descrição, com certeza o sistema está com problemas!

Siga o conselho do amigo aí em cima, troque a mangueira de freio, de preferência uma de malha de aço de boa qualidade.
Aproveite e coloque um fluido de especificação DOT 4 ou 5.1 (não confundir com o 5 que não é compatível), que trabalham em temperaturas mais elevadas que o recomendado DOT 3.
Se não melhorar MUITO só com isso, desmonte o sistema para verificar a pinça e o cilindro mestre, e se necessário (provavelmente), trocar reparos.
Impossível continuar ruim depois dessas etapas.

Eu mesmo já cogitei colocar uma pinça de pistão duplo quando desmontei a moto para reformar, mas NECESSÁRIO mesmo, não é.
A menos que você costume andar muito em "altas velocidades", será suficiente verificar pinça, cilindro mestre e trocar a mangueira e o fluido.
E ainda evita de ter que adaptar outra pinça fazendo suporte num torneiro mecânico.

Responder