Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
Plaster
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Mar 2016, 10:20
Cidade onde mora: Ascurra/SC

Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por Plaster » 21 Mar 2016, 10:36

Bom dia amigos!

Sou novo no fórum e preciso de opiniões!

Tenho uma Yamaha XTZ 250 Lander 2008 e tenho fetiche pela XT 600Z!
Encontrei uma para venda e já dei uma montada e tudo. Segue o link da moto...

http://sc.olx.com.br/norte-de-santa-cat ... =1&xtcr=14

Como podem ver, não é coisa mais inteira de todas, porém, é um sonho de consumo!

O cara me ofereceu a moto dele em troca da minha Lander.
A Lander eu tenho certeza que não vai encomodá-lo (sou um bom dono), assim como nunca me encomodou, porém, por ser mais velha, não tenho a mesma certeza da XT.

Ao ver ela, notei alguns problemas:
>> Cabos do velocímetro e do tacômetro precisam ser trocados, pois são curtos;
>> Turbal (detesto turbal);
>> Sensor do neutro faltante, o que gera um pequeno vazamento de óleo, devido a ausência do retentor.

Para que eu usarei a moto?Trabalhar e viajar. Ela será meu único meio de transporte e usarei ela no dia a dia.

Sou estudante universitário e não sou rico.

Preciso de uma opinião dos amigos Tenerezeiros, o que vocês acham da troca, sair de uma lander que nao me causaria problemas para ter um trator de duas rodas duvidoso?

Obrigado rapazes, ride safe!
Editado pela última vez por Plaster em 21 Mar 2016, 14:19, em um total de 1 vez.

nuno_lopes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Jun 2015, 09:25
Cidade onde mora: Caeté/Belo Horizonte

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por nuno_lopes » 21 Mar 2016, 13:14

Plaster, essa é a XT600Z. :thumbup:

Também eu tenho uma, mas de 1991.
Dependendo da manutenção, é uma excelente moto, mas pode dar problemas no futuro.
As peças originais são muito caras e os consumos deverão ser superiores ao da Lander.

Se é para uma utilização diária, deve ver se vai utilizar mais em cidade ou estrada. A XT600Z é um pouco complicada de utilizar em cidade com muito trânsito, mas depende do seu jeito de andar.

Em relação aos cabos, são baratos de trocar, mas acho estranho que estejam curtos. Se forem paralelos de outra moto, se fossem curtos, não deveriam funcionar muito bem.
O que é Turbal?
O vazamento de óleo pelo cebolinho do neutro pode ser chato, O cebolinho original é carissimo e por isso a galera utiliza da YBR que resolve o problema.

Plaster
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Mar 2016, 10:20
Cidade onde mora: Ascurra/SC

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por Plaster » 21 Mar 2016, 14:24

nuno_lopes escreveu:Plaster, essa é a XT600Z. :thumbup:

Também eu tenho uma, mas de 1991.
Dependendo da manutenção, é uma excelente moto, mas pode dar problemas no futuro.
As peças originais são muito caras e os consumos deverão ser superiores ao da Lander.

Se é para uma utilização diária, deve ver se vai utilizar mais em cidade ou estrada. A XT600Z é um pouco complicada de utilizar em cidade com muito trânsito, mas depende do seu jeito de andar.

Em relação aos cabos, são baratos de trocar, mas acho estranho que estejam curtos. Se forem paralelos de outra moto, se fossem curtos, não deveriam funcionar muito bem.
O que é Turbal?
O vazamento de óleo pelo cebolinho do neutro pode ser chato, O cebolinho original é carissimo e por isso a galera utiliza da YBR que resolve o problema.
Obrigado pela resposta nuno_lopes :ohhhhh:

Aqui na região conhecemos por turbal. É um tipo de escapamento barulhento pra caramba. Me dá dor de cabeça só de pensar :lol: :lol:
Minha pegada nas motos é bem tranquila, nao sou apressado no transito e nao gosto muito de corredor, apesar de isso ser um dilema entre muitos motociclistas, até pego o corredor mas não sou afobado.
Eu moro e trabalho no centro de uma cidade bem movimentada, mas como moro perto de onde trabalho, acho que isso não será um problema.

nuno_lopes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Jun 2015, 09:25
Cidade onde mora: Caeté/Belo Horizonte

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por nuno_lopes » 21 Mar 2016, 15:04

Plaster escreveu:Obrigado pela resposta nuno_lopes :ohhhhh:

Aqui na região conhecemos por turbal. É um tipo de escapamento barulhento pra caramba. Me dá dor de cabeça só de pensar :lol: :lol:
Minha pegada nas motos é bem tranquila, nao sou apressado no transito e nao gosto muito de corredor, apesar de isso ser um dilema entre muitos motociclistas, até pego o corredor mas não sou afobado.
Eu moro e trabalho no centro de uma cidade bem movimentada, mas como moro perto de onde trabalho, acho que isso não será um problema.
Se for um escapamento muito barulhento, pode ser ruim... Mas para andar em cidade é uma maravilha que os carros ouvem bem.
A Ténéré como é muito alta, pode ser complicado para andar em cidade. Eu como só faço estrada e 2km em cidade com pouco trânsito, para mim é uma maravilha. Só que moto carburada vai exigir mais cuidado na manutenção e mais consumos.
Se a XT600Z é paixão, não tem como argumentar... É seguir para a troca e torcer para que o antigo dono não tenha feito muita gambiarra.

Também reparei nas fotos que o cara já colocou um freio a disco na traseira... É sinal que dava manutenção na moto e se preocupava com segurança dele.

Plaster
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Mar 2016, 10:20
Cidade onde mora: Ascurra/SC

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por Plaster » 21 Mar 2016, 16:06

Obrigado nuno_lopes, esclareceu minhas dúvidas. Eu nunca tive contato com uma Ténéré dessas antes, então eu precisava da opinião de alguém que conhece a máquina.
É uma máquina e tanto essa moto, sem dúvida um dia terei uma, mas acho que esse dia vai esperar, devido a dificuldade de arranjar tempo para ficar levando em oficina e também, para evitar imprevistos na questão financeira, por enquanto vou admirá-la de longe em cima da minha Lander.
Vai ficar para outra hora essa moto.

Forte abraço, obrigado!

adeotinojr
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jan 2016, 17:52
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por adeotinojr » 21 Mar 2016, 17:10

Eu estou faz pouco tempo com uma Ténéré 600 ano 90 (BRANCA)!

A Moto e um trator! rodo 44 km dia, ida e volta do trabalho!

To Fazendo 17km/l, Maior parte do trajeto e rodovia!

Realmente as peças vc vai ter dificuldade pra achar, e são caras!

Mas sempre se da um Jeito!

A Moto e Unica sem comentários!

Para balancear o custo do dia - a - dia, tenho uma CG 150 que uso também para o dia - a - dia!

Não Me arrependi de ter adquirido essa moto! da pra "brincar" de mais com ela! (A moto e Bruta) :rock: :rock: :rock: :rock:

Plaster
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Mar 2016, 10:20
Cidade onde mora: Ascurra/SC

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por Plaster » 21 Mar 2016, 17:47

adeotinojr escreveu:
A Moto e Unica sem comentários!

Para balancear o custo do dia - a - dia, tenho uma CG 150 que uso também para o dia - a - dia!

Não Me arrependi de ter adquirido essa moto! da pra "brincar" de mais com ela! (A moto e Bruta) :rock: :rock: :rock: :rock:
Andei com ela! ela de fato é um tratorzão! a dianteira levanta sem muito esforço no acelerador e eu sem dúvida adorei a bixinha, é um grande sonho para mim!
Obrigado pela opinião amigo, forte abraço!

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por fjruthes » 22 Mar 2016, 12:51

É complicado ter uma Tenere dessa como único meio de locomoção...

Tive essa mesma dúvida e optei por não comprar... Já tive moto mais "velha" e é complicado, eu tinha uma Virago que por mais bem cuidade que fosse, quase todo mês tinha que dar uma passada no mecânico, o desgaste e a própria idade acabam por dar muita manutenção, principalmente para quem roda todo dia como é o meu e o seu caso. Ter uma Tenere de 26 anos para dar uma banda e usar as vezes até vai, mas para quem roda todo dia e depende da moto, acho complicado, por mais robusta que a moto seja.

Ao contrário, a época que fiquei com a tenere 250, ela ia no mecânico apenas nas revisões e eu tinha muita segurança ao viajar com ela, coisa que não tinha com a Virago. Foram 60 mil km sem preocupações.

Hoje eu teria uma Tenere 600 apenas como "a moto".. Mas não para usar no dia a dia...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Plaster
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Mar 2016, 10:20
Cidade onde mora: Ascurra/SC

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por Plaster » 23 Mar 2016, 16:10

fjruthes escreveu:É complicado ter uma Tenere dessa como único meio de locomoção...
Obrigado pela opinião.

De fato, esse é meu maior medo. To com a lander com quase 60 000km e só ve mecânico nas revisões. Nunca teve uma gota de óleo pingando pelas juntas.

Meu problema é que ela será meu único meio de locomoção e não posso ficar levando ela todo mês na oficina, nao tenho tempo nem dinheiro para isso.

Forte abraço!

nuno_lopes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Jun 2015, 09:25
Cidade onde mora: Caeté/Belo Horizonte

Re: Dilema: XTZ 250 Lander ou XT 660Z 91 Ténéré

Mensagem por nuno_lopes » 24 Mar 2016, 09:00

Plaster escreveu:
fjruthes escreveu:É complicado ter uma Tenere dessa como único meio de locomoção...
Obrigado pela opinião.

De fato, esse é meu maior medo. To com a lander com quase 60 000km e só ve mecânico nas revisões. Nunca teve uma gota de óleo pingando pelas juntas.

Meu problema é que ela será meu único meio de locomoção e não posso ficar levando ela todo mês na oficina, nao tenho tempo nem dinheiro para isso.

Forte abraço!
Melhor manter a Lander e um dia mais tarde pegar uma Ténéré para o final de semana...
Tem muitas à venda...

Responder