Bomba de Combustível - Tenere 89

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
DaniloRenna
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2016, 09:04
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por DaniloRenna » 13 Fev 2016, 09:18

Olá amigos, tenho a tenere 89 e já fazem muitos anos q a mesma roda sem a bomba de combustível, porém na estrada não consigo passar de 100km/h. Será q tem relação com a falta da bomba ou pode ser outra coisa?

Obrigado.

nuno_lopes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Jun 2015, 09:25
Cidade onde mora: Caeté/Belo Horizonte

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por nuno_lopes » 17 Fev 2016, 14:08

A bomba apenas aproveita da melhor forma a gasolina quando fica na reserva.
Ou seja, como o carburador fica um pouco mais alto que a parte mais baixa do depósito, em vez de ficar alguma gasolina no fundo do depósito, a bomba permite utilizar a gasolina toda. Se não tiver a bomba, fica sempre alguma gasolina do depósito.
Nada influencia a velocidade da mota.

Tem mais alguns sintomas? A Ténéré é de origem ou tem algumas alterações?

DaniloRenna
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2016, 09:04
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por DaniloRenna » 17 Fev 2016, 14:22

Então... sou o segundo dono. Nenhuma alteração que me recordo... Vou leva-lá em um amigo q trabalhou nela a poucos meses e vamos desmnotar algumas partes pra procurar algo. Na vera de ela até passa dos 130 a 140 km/h porém com uma vibração tão grande q fica muito desconfortável viajar acima de 110km/h. Se reduzisse a vibração acredito q ela desenvolveria melhor a velocidade. A de vcs vibra muito tbm? (Depois de 40min a 110km/h os pés e mãos chegam a ficar dormentes de tanta vibração).

nuno_lopes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Jun 2015, 09:25
Cidade onde mora: Caeté/Belo Horizonte

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por nuno_lopes » 19 Fev 2016, 10:07

É normal vibrar muito... É um motor monocilindrico com 600cc...
A velocidade cruzeiro nela com algum conforto é de 110km/h a 120km/h.... A partir dessas velocidades já é abusar muito da máquina e corpo.

Se ela vai acima dos 130 a 140, significa que a nível de carburação está até bem. Tenta ver a cor da vela para ver se está com mistura rica ou pobre. Calibrar o ar dos pneus também pode ajudar no conforto.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por Diney » 19 Fev 2016, 13:02

DaniloRenna escreveu:Olá amigos, tenho a tenere 89 e já fazem muitos anos q a mesma roda sem a bomba de combustível, porém na estrada não consigo passar de 100km/h. Será q tem relação com a falta da bomba ou pode ser outra coisa?

Obrigado.
======================================================================================

Se eu nao estiver delirando....

A tenere 89 e uma 600 CARBURADA, nao utiliza bomba de combustivel!

Bomba de combustivel e utilizada atualmente em motos que possuem sistema de bico injetor, para isso a bomba mantem uma pressao ( X BAR ) na linha de combustivel do bico para que este possa pulverizar um leque de combustivel para se misturar com o ar corretamente e assim ir para dentro do cilindro e ocorrer a detonacao.

A bomba nada tem a ver com o combustivel que fica no fundo do tanque, pelo contrario, motos que se utilizam de sistema de injecao de combustivel nao devem rodar com menos da metade do tanque, justamente porque o combustivel e utilizado para refrigerar a bomba, pelo menos e esta recomendacao que os fabricantes de motos e bombas passam, no caso da reserva, vc utiliza entra na reserva e aabastece, agora abastecer sempre metade do tanque e ficar na maior parte do tempo rodando na reserva nao e recomnedavel.

Ja no caso da Tenere 89 precisa ver como esta a regulagem do carburador e se o motor nao esta cansado pois e uma moto de 27 anos de idade.

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

mauro600y
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Ago 2013, 01:14
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por mauro600y » 19 Fev 2016, 17:15

Sim amigo, você está delirando! :twisted: rsrs... :mrgreen:

Brincadeira, ok? :) Não quero parecer arrogante, até porque não entendo nada de mecânica, quem sou eu para discutir isso.
Porém, de TÉNÉRÉ 600 entendo alguma coisa, já tive 3, aliás, hoje ainda estou com duas delas, já desmontei estas duas completamente, e estou restaurando ambas.
Mas então, todas as TÉNÉRÉ 600 são carburadas e todas vinham com bomba de gasolina a vácuo de fábrica, de 1988 a 1993 (Brasil).

E o motivo é exatamente o que o Nuno escreveu: o fundo do tanque da TÉNÉRÉ fica abaixo do carburador, então a bomba suga esse combustível e manda pra ele.

90% das TÉNÉRÉ que se vê atualmente nas ruas ou em anúncios estão sem a bomba de gasolina. Isso porque os donos as retiram e fazem "ligação direta" quando a nossa 'mijolina' estraga os componentes internos da bomba, em vez de trocarem o diafragma, etc.

Pelo que sei até hoje, na esmagadora maioria dos casos o único inconveniente é diminuir a autonomia (uma grande virtude da TÉNÉRÉ).

As minhas TÉNÉRÉ todas foram compradas de 2ª mão (ou de 5ª mão, hahaha) e as duas últimas vieram já sem a bomba; então comprei a bomba original para elas, pois na minha opinião TÉNÉRÉ com baixa autonomia é sacanagem!

Sobre a velocidade máxima, o normal / ideal, seria chegar a uns 160km/h no painel, ou seja, uns 150km/ reais. Mas isso só para efeito de teste da moto, porque andar muito tempo assim nas XT 600 é cruel. Mas a baixa velocidade máxima da sua moto realmente não tem nada a ver com a ausência da bomba.

Sobre a vibração, é isso mesmo, é uma característica de todas as XT 600, seja Z ou E. Depois de algum tempo de estrada as mãos e pés ficam dormentes. :lol:
Eu até DESCONFIO que as TÉNÉRÉ que estejam sem os muitos amortizadores de borracha da moto, e sem os pesos do guidão (no caso do guidão original são 'fundidos' na própria peça), incomodem mais (suspeito disso porque experimentei muitas XTs além das minhas e algumas passaram a impressão de serem piores que outras neste aspecto);
mas na verdade todas XT 600 vibram bastante mesmo.
Quem gosta demais da altura, posição de pilotagem / ergonomia e torque da TÉNÉRÉ, acaba se acostumando com essa característica meio incômoda.


Diney escreveu:
DaniloRenna escreveu:Olá amigos, tenho a tenere 89 e já fazem muitos anos q a mesma roda sem a bomba de combustível, porém na estrada não consigo passar de 100km/h. Será q tem relação com a falta da bomba ou pode ser outra coisa?

Obrigado.
======================================================================================

Se eu nao estiver delirando....

A tenere 89 e uma 600 CARBURADA, nao utiliza bomba de combustivel!

Bomba de combustivel e utilizada atualmente em motos que possuem sistema de bico injetor, para isso a bomba mantem uma pressao ( X BAR ) na linha de combustivel do bico para que este possa pulverizar um leque de combustivel para se misturar com o ar corretamente e assim ir para dentro do cilindro e ocorrer a detonacao.

A bomba nada tem a ver com o combustivel que fica no fundo do tanque, pelo contrario, motos que se utilizam de sistema de injecao de combustivel nao devem rodar com menos da metade do tanque, justamente porque o combustivel e utilizado para refrigerar a bomba, pelo menos e esta recomendacao que os fabricantes de motos e bombas passam, no caso da reserva, vc utiliza entra na reserva e aabastece, agora abastecer sempre metade do tanque e ficar na maior parte do tempo rodando na reserva nao e recomnedavel.

Ja no caso da Tenere 89 precisa ver como esta a regulagem do carburador e se o motor nao esta cansado pois e uma moto de 27 anos de idade.

Abs

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por Diney » 19 Fev 2016, 23:12

Nao, nao foi arrogante ! eu nao tinha conhecimento deste auxilio a vacuo, quando foi citado bomba, ja imaginei que ele se referia a bomba eletrica!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

nuno_lopes
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Jun 2015, 09:25
Cidade onde mora: Caeté/Belo Horizonte

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por nuno_lopes » 24 Fev 2016, 09:31

Diney escreveu:Nao, nao foi arrogante ! eu nao tinha conhecimento deste auxilio a vacuo, quando foi citado bomba, ja imaginei que ele se referia a bomba eletrica!

Abs
Foi erro da galera falar em bomba de combustível e não referir que é a vácuo.
Na Ténéré, a bomba funciona com vácuo e serve apenas para puxar um pouco mais de gasolina que fica abaixo da linha do carburador. Tem uma linha de entrada e de saída de gasolina e outra de vácuo, que está ligada ao coletor de admissão.

Mas a verdadeira bomba de gasolina é como vc falou anteriormente. E todas as motos recentes injetadas têm que ter.
Além do mais, se não estou enganado, essa bomba de combustível fica dentro do depósito, correto?

A bomba da Ténéré fica junto ao amortecedor traseiro.

http://postimg.org/image/jc6k72vut/

Aqui está ela, antes de instalar no lugar.

cardone
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mar 2016, 14:16
Cidade onde mora: Taubate/sp

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por cardone » 02 Mar 2016, 14:31

Amigo o cdi e original?

brieger
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Jul 2020, 15:27
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Bomba de Combustível - Tenere 89

Mensagem por brieger » 28 Jul 2020, 23:10

nuno_lopes escreveu:
24 Fev 2016, 09:31
Diney escreveu:Nao, nao foi arrogante ! eu nao tinha conhecimento deste auxilio a vacuo, quando foi citado bomba, ja imaginei que ele se referia a bomba eletrica!

Abs
Foi erro da galera falar em bomba de combustível e não referir que é a vácuo.
Na Ténéré, a bomba funciona com vácuo e serve apenas para puxar um pouco mais de gasolina que fica abaixo da linha do carburador. Tem uma linha de entrada e de saída de gasolina e outra de vácuo, que está ligada ao coletor de admissão.

Mas a verdadeira bomba de gasolina é como vc falou anteriormente. E todas as motos recentes injetadas têm que ter.
Além do mais, se não estou enganado, essa bomba de combustível fica dentro do depósito, correto?

A bomba da Ténéré fica junto ao amortecedor traseiro.

http://postimg.org/image/jc6k72vut/

Aqui está ela, antes de instalar no lugar.
amigo, se puder postar novamente a foto de onde fica instalada a bomba de combustível da 89 eu agradeço. Comprei a minha sem, e não faço ideia de onde fixar a peça.

Responder