Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente....

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
avenir
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Mar 2015, 16:23
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente....

Mensagem por avenir » 23 Mar 2015, 16:31

Ola boa tarde,

Preciso de Ajuda...



Estou comprando uma Tenere 600 90 dois farois......


É uma moto antigo, dificilmente se acha uma 100% original.....


Porem ela esta mto bonita esteticamente e aparentemente mecanica tambem....


entao o pq da minha preocupação???

É o seguinte o vendendor me pareceu bem honesto me mostrou fotos de reforma, onde tinha amassado e peças velhas e foto das peças novas e originais bem como foto do cupom fiscal....

ele ja mexeu no motor me mostrou o virabrequim, o pistaão, jogo de discos da embreagem, que foram trocados, enfim disse que ja fez o motor dela!!!!!!

o vendedor esta com ela a 3 anos

o que acha???? uma opnião mais técnica...????

OBS: Já tive uma tenere mesmo ano azul/amarela.... e gostei mto mas era mais original e estava com segundo dono a 8 anos... fui o terceiro dono....

Avatar do usuário
accdeep
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Dez 2013, 22:35
Cidade onde mora: SAO PAULO / SP

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por accdeep » 28 Mar 2015, 16:23

Boas Avenir,
Para vc ficar tranquilo, tem que encontrar uma que esteja com a mecanica intocada, nunca ter aberto motor e com km relativamente baixo, que seria ate unan60.000 km. Eh preferivel vc ter quw fazer algum reparo que ter que confiar no que outra pessoa fez.
Aa
A razao e emocao nao andam juntas, nao se iluda com a aparencia da moto. Faca uma boa compra para nao ter arrependimento.
Boa sorte!

avenir
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Mar 2015, 16:23
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por avenir » 28 Mar 2015, 17:40

Ola Accdeep,

Obrigado, pelo conselho....

Não comprei..... O cara me mostrou as notas das pecas e são mesmo original.... Mas fiquei receios o pois como BC disse ja mexeu no motor....

Ta difícil achar uma boa.... Na região aqui não tem... Fui atrás da minha que vendi... Cara era toda original... O cara q comprou mexeu nela, na carenagem, rodas, protetores, enfim descaracterizou a moto... Sem chance de pegar ela de volta....

Avatar do usuário
accdeep
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Dez 2013, 22:35
Cidade onde mora: SAO PAULO / SP

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por accdeep » 28 Mar 2015, 19:17

Oi Avenir,
Eu tive uma 88 e no ano seguinte troquei por uma 89 ambas okm, depois fiquei sem moto de 98 ate 2012, quando comprei uma Biz, sem grandes pretensoes, ate que apareceu uma 2VG 92 para comprar. Na verdade desde que vendi a ultima Tenere sempre estive procurando por outra, mas so aparecia moto mexida.
Como eu conhecia muito a Tenere (mecanica), pelo som do motor de partida e a marcha lenta ja sabia como estava a moto. Encontrei minha 2VG numa oficina, sem bateria e meio abandonada, porem bastou trocar a bateria e acionar o motor e ouvi a mesma melodia que ouvia em 1988.
Depois de uma analise mais detalhada notei que o motor nunca havia sido aberto e mesmo precisando de reparos, estava mecanicamente intacta e com 56.000 km.
Peguei para testar e comprei na mesma hora a moto. Ai veio a relacao de reparos pneus, pastilhas e lonas de freio, reparo cilindro mestre, troca de oleo da frente(havia 60ml de diferença entre as bengalas), limpeza carburador e troca do injetor e filtro de ar, troca da porca do pinhao(estava espanada),bomba de combustivel(nao tinha),conserto chicote contato(em curto). Em fim agora a moto ficou como eu queria.
É uma moto fantastica, mas o importante é andar de moto, se nao puder ser de Tenere 600, com certeza existem outras opçoes, mas moto antiga, vira castigo se nao escolher a dedo.
Abraços.

Thiago Bahiense
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Abr 2015, 11:32
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por Thiago Bahiense » 20 Abr 2015, 13:05

Olá também estou no dilema.
Estou Olhando uma tenere 600e, bem bonita, azul 1989 e nada a mexer por fora e nem na elétrica. Com 60mil rodados, supostamente originais.
Entre tanto, esta com um barulhinho no cubo dianteiro e o que me preocupa de fato, um vazamento no motor em um lugar estranho, na parte inferior do motor próximo ao protetor do cárter. Ainda não fui ver de perto. Não tenho mecânico de confiança para olhar, mas de cara terei que abrir o motor para na melhor das hipóteses vedar novamente.
Esse somente abrir o motor e vedar, na tenere é um grande problema?
Existe algum problema cronico nela que eu deva considerar?

Obrigado.

Avatar do usuário
accdeep
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Dez 2013, 22:35
Cidade onde mora: SAO PAULO / SP

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por accdeep » 21 Abr 2015, 14:09

A mecanica é muito simples e robusta, porem nao existe projeto que suporte uma intervencao sem qualidade. Este vazamento inferior pode vir das tampas do estator ou da embreagem. ou ainda de retentores do pinhao ou eixo do pedal de partida, tembem da conexao da mangueira de entrada de oleo no carter. Tudo deve ser analisado. Comprando uma moto antiga, caso voce nao tenha conhecimento ou disposicao para conserta-la, é imprescindivel um mecanico parceiro de confiança.
Abs.

la2torres
Novato+
Novato+
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Ago 2013, 20:24
Cidade onde mora: Novo Hamburgo/RS

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por la2torres » 21 Abr 2015, 20:34

Amigos é muito dificil de achar uma Tenere que tenha sido mexida, as que existem ou voce vai ter de mexer ou são caras, acima de 12.000,00, existe uma preta 93, 100% original, esta anuncia nos classificados do Clube XT600, fica em Atibaia-SP, moto bonita, e opessoal do CXT anda bastante mas trata bem os camelos.
Eu tenho uma 88,já bem rodada, é só alegria, o motor faz barulho e tudo mais, como uma boa XT, bomba de óleo funcionando e óleo sempre no nível(2L) não para nunca. :mrgreen:

Thiago Bahiense
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Abr 2015, 11:32
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por Thiago Bahiense » 21 Abr 2015, 23:48

Ok, muito obrigado a todos. De fato ela não foi aberta.
Vou analisar direito o oque é o vazamento, pelas possibilidades que você me falou, pode não ter que desmontar o motor.
Acho que vou mesmo entrar para o mundo das teneres, já viajava muito em uma 250, com o monstro da 600, será ainda melhor.

Aldair Santos
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2015, 09:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por Aldair Santos » 05 Mai 2015, 09:55

voce ja comprou a tenere 600?

avenir
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Mar 2015, 16:23
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Preciso de Ajuda, estou comprando uma Tenere novamente..

Mensagem por avenir » 05 Mai 2015, 15:51

Aldair Santos escreveu:voce ja comprou a tenere 600?

Aldair, ainda não comprei... a que estava vendo acabou não dando negócio, estou conversando com um cara de Divinópolis, mais não sei ainda, a moto parece boa mas esta pedindo mto acima do meu orçamento...... estamos conversando....


porque???

Responder