Bomba de Gasolina - 2VG

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Rogeriogest » 09 Jan 2014, 12:35

Pessoal,

Seguem as fotos.
A bomba retirada da Ténéré, ainda fechada.
Imagem

Bomba parcialmente aberta. Notem que tinha gasolina na parte que deveria ser totalmente isolada (existe uma membrana transparente aí. É dentro dessa membrana que se forma o vácuo - estou correto?):
Imagem

Detalhe da sujeirada e das juntas já pela hora da morte:
Imagem

Agora o mais interessante aconteceu na hora de desmontar essa pequena membrana da última foto (essa peça triangular).
Eu soltei os parafusos e tentei separar as peças com a mão e a tampinha não saía de jeito nenhum.
Bom, eu queria retirar a junta inteira pra ver o estado dela, mas como não estava conseguindo, "foda-se" eu pensei e fui procurar uma chave de fenda fina pra fazer uma alavanca.
O engraçado é que quando voltei pra bancada, a peça estava aberta!!!!!!!!!!!!!!!
Tomei um susto! A tampa estava caída ao lado da bomba!!!!!!
Acho que ocorreu alguma reação com a gasolina ou vapor que provavelmente ainda estava dentro desse pequeno reservatório triangular, na hora em que entrou um pouco mais de ar na bomba... sei lá, eu hein??? hahahahhaa
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Marcel Valim » 09 Jan 2014, 12:41

Não tem reação com gasolina. Procura pelo chão que tem uma mola aí que empurrou a tampa e você vai precisar dela pra montar.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Rogeriogest » 09 Jan 2014, 12:56

Marcel Valim escreveu:Não tem reação com gasolina. Procura pelo chão que tem uma mola aí que empurrou a tampa e você vai precisar dela pra montar.
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihhhhhhhhhhhhhhhhhhh cacete!!!!!!!!!!!!!!!!! :pdavida:
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por LMattosBS » 10 Jan 2014, 00:06

Bomba fantasma...

Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Rogeriogest » 19 Jan 2014, 18:02

Bom pessoal, meu final de semana de mexânico não deu muito certo.
Comprei o reparo da bomba, marca THL e já com a bomba limpa e desmontada, não parecia nenhum bicho de 7 cabeças.
Vi até um vídeo na internet de como testar a bomba usando um balde de água, etc.
Bom, pra começo de conversa, quando abri o kit da THL já deu merda (realmente odeio produto cocô).
No kit veio:

- 2 Juntas tipo de papel - Na bomba tinham 4 de borracha;
- 1 Membrana de borracha e 1 Membrana de filme plástico - Na bomba eram duas de filme plástico
- 1 Membranas redondas de filme plástico - iguas às da bomba
- 1 Mebrana triangular - igual à da bomba.

Bom, pra começar não sabia o que fazer com as malditas juntas de papel.
Na bomba, tinha uma junta de borracha na frente e atrás de cada membrana. E ái? Que merda fazer?
Tentei montar a bagaça de tudo quanto foi jeito, mas não funcionou de jeito nenhum.

Inclusive quando jogo água pela entrada da bomba, a água passa direto pela bomba, mesmo com a moto desligada.
Pelo que entendi do funcionamento dela, isso não deveria acotencer.
Quando o reservatório de água está abaixo da bomba, a água não sobre...

Se alguém tiver alguma idéia, estou aceitando. Não quero acreditar que nem isso eu vou ter que pagar alguém pra fazer...

Acho que não vai ter jeito, vou na YAMAHA tomar uma facada pra comprar um reparo original... :thumbdown:
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Rogeriogest » 20 Jan 2014, 10:33

Pessoal,

Boas novidades!
Ontem à tardinha depois de uma caminhada, reslvi estudar mais um pouco sobre essa maldita bomba.
Li cada detalhe do que estava escrito no fórum da XT600 e procurei tudo na inteernet.
Realmente ela é supersimples e uma idéia muito engenhosa.

Desmontei a tal bomba novamente, reposicionei as juntas, mais umas limpezas aqui e ali, montei novamente e pensei:
- Pombas, não tem mistério, tem que funcionar. Se não funcionar vou na Yamaha comprar o reparo original e mando essa droga pra um mecânico de verdade!

Peguei a garrafinha de água, enchi, pus no chão, bem abaixo do nível do carburado, liguei a mangueira do vácuo, liguei a moto e nada...
- Aiaiaiaiai pensei...

Mas aí levantei a garrafa pra água descer um pouco (lembrando que sempre tem um pouco de gasolina na boma e fazendo referencia às bombas de água onde o bombista sempre fala que não pode dar ar na bomba) e pronto! Funcionou!!!!

Coloquei a garrafa no chão e pop pop pop pop a bomba puxava a água direitinho!

Desmonta tudo, tira água da bomba, um jatinho de CAR-80 pra retirar os 'lyimos resquícios de água e limpar bem os dutos e começou a função de colocar a bomba de volta no lugar.

No escuro é dose! Mas as 22:00hs tava tudo no lugar, montadinho, etc. Último teste: A moto precisa pegar.

Gira a chave, pressiona botão e pimba! Moto pegou de primeira, como nunca antes tinha acontecido!!!!!
Show de bola! Fiquei pra lá de feliz que dei um berro hehehehehe

A moto sempre pegava mas ficava sempre num -nhec-nhec-nhec. Como tinha mandado revisar e limpar o carburador, achava que era por que ela era velha...

Bateria nova e bomba revisada e agora a moto tá pegando igual Tenere 250 com injeção e zero km hehehehe

Agora vem a novela do freio à disco traseiro que o mecanico fez uma lambança... mas isso é outro causo.

Abraço!
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Kakko » 22 Jan 2014, 10:40

Rogério ..da uma olhada

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 7&start=20" onclick="window.open(this.href);return false;


A bomba é simples....tem um par de diafragmas, vedações, válvulas de retenção, etc...

Ela é necessária, pois sem ela , perde-se parte da gasolina que fica nas "bochechas" do tanque, que ficam relativamente abaixo do nível do carburador, ou seja diminui a autonomia.
afinal se não fosse necessário, certamente ela não estaria no projeto.

A Supertenere 750 tem...as Viragos tbm tem...e outras.

Caso optar pela retirada, ( é melhor sem ela , do que com ela estragada ou suja ) não esqueça de tapar o tubo ou diretamente no ponto do coletor, que faz a sucção. Senão entra ar falso para o motor !!
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Rogeriogest » 22 Jan 2014, 14:26

Kakko escreveu:Rogério ..da uma olhada
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 7&start=20" onclick="window.open(this.href);return false;
A bomba é simples....tem um par de diafragmas, vedações, válvulas de retenção, etc...
Mestre Kakko, beleza?

Eu consegui montar a bomba, realmente ela não é nada complicada e é uma engenhoca bem bolada.
O que me confundiu, foram os numeros de peças desmontadas e o número de peças que vieram no kit do reparo.

Não sei se você reparou quando desmontou a sua bomba (olhando a sua foto no tópico não dá pra ver), mas de cada lado da bomba, existem duas juntas de uma borracha preta muito fina e no meio, os diafragmas de filme.

Como no kit veio apenas uma junta para cada lado (e eram de papel) eu fiquei "bolado".
Mas aí apelei para o bom senso:

1 - as juntas mais internas, são as que tem contato com o combustível, e estas teriam que ser trocadas de qualquer maneira;
2 - as juntas externas, teoricamente não deveriam ter contato com o combustível, pois estão colocadas após os diafragmas. Além disso elas estavam tão bem fixadas ne peça de metal que eu teria que raspá-las com uma faca ou algo semelhante.

Sendo assim, troquei as juntas internas, os diafragmas, as válvulas de retenção, tudo que veio no kit.
Na primeira vez nõa funcionou, depois comecei a matutar o que poderia dar errado, desmontei tudo, e na parte que controla a pressão (onde tem a mola), vi que havia colocado a mola pelo lado errado do diafragma.

Remontei tudo, dessa vez seguindo uma lógica, apertei bem e PRONTO! funcionou de primeira!

Agora a moto t;a um totózinho...

Próximo passo é terminar o freio à disco traseiro...

Abraço!
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por Kakko » 22 Jan 2014, 15:44

Rogério...o que é ou era muito comum de ocorrer.... o rompimento de algum(s) diafragma(s), daí o combustível passaria da câmara que circula combustível, para a câmara de sucção, aí a gasolina iria direto para o motor ;) ...dando "crepe geral" na alimentação...sacou ?!

Outra coisa....utilizar mangueira de qualidade comprovada....de preferência importada da Goodyear própria para combustíveis....essas que tem por aí no comercio não duram nada....logo logo estarão cheias de trincas, fissuras.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Bomba de Gasolina - 2VG

Mensagem por leco22 » 22 Jan 2014, 18:31

Rogério e kakko, qual o consumo geral de uma Té600?
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Responder