Fala Pessoal?
Sempre namorei as Tenerés antigas e, agora estou pensando seriamente em adquirir uma XT 600 Z Tenere 88~90 de um ou 2 faróis...
E agora vem todas aquelas perguntas de praxe:
O que devo observar nesses modelos?
O que costuma dar mais problema?
É tranquilo encontrar peças de reposição?
E a mais importante: Ela é visada por ladões?
Moro em SP e a coisa aqui tah osso...
Estou procurando esse ou algum outro modelo antigo pra andar um pouco mais tranquilo por aqui :-/
Aguardo a ajuda de vcs!
Grande abraço!
XT 600 Z Tenere é visada?
Re: XT 600 Z Tenere é visada?
Boas Pablo,
A Tenere 600 é uma moto muito robusta e se vc encontrar uma boa (procedencia, estado geral, uso de peças originais) terá uma moto que topa tudo e confiavel para viagens e uso diario.
O ideal é encontrar uma que tenha o motor intacto, sem marcas de chaves nos parafusos. Que ainda tenha bomba de combustivel. Vazamentos tambem não são bons indicadores. Marcas de uso e desgaste como pintura do motor e até mesmo do tanque, pneus e relação não são tão importantes. Uma moto que esteja restaurada pode esconder defeitos graves, portanto, mais vale a condição original com o minimo de intervenções.
Vai ser muito dificil encontrar uma que atenda todos este quesitos, mas será a garantia da sua tranquilidade e distancia do mecanico.
Esta moto atrai a atenção de quem conhece e gosta deste modelo e hoje ja é considerada um classico, sem grande valor comercial para roubo. A minha até coloquei um rastreador da Ituran (R$49,00 mes), mas até hoje não passei por nenhuma situação dificil.
Quanto às peças voce encontra quase tudo e ainda compartilha peças com as XT600 e pode contar com os sites dos EUA e UK com variedade e preços atrativos.
A mecanica da Tenere é muito simples, porem exige destreza e habilidade para execução dos reparos (um otimo guia são os manuais de serviço que vc pode baixar na internet e os tutorias dos clubes). Nos foruns voce vai ouvir falar muito de placa de partida, estator, motor de partida, CDI, dentre outros, mas tudo tranquilo e até prazeiroso de consertar.
Disso tudo o mais dificil é driblar o ciume da mulher/namorada, porque a competição por atnção será grande.
Boa sorte na sua procura
Abs e Feliz Natal!!
O ideal é adquirir uma que tenha passado por po
A Tenere 600 é uma moto muito robusta e se vc encontrar uma boa (procedencia, estado geral, uso de peças originais) terá uma moto que topa tudo e confiavel para viagens e uso diario.
O ideal é encontrar uma que tenha o motor intacto, sem marcas de chaves nos parafusos. Que ainda tenha bomba de combustivel. Vazamentos tambem não são bons indicadores. Marcas de uso e desgaste como pintura do motor e até mesmo do tanque, pneus e relação não são tão importantes. Uma moto que esteja restaurada pode esconder defeitos graves, portanto, mais vale a condição original com o minimo de intervenções.
Vai ser muito dificil encontrar uma que atenda todos este quesitos, mas será a garantia da sua tranquilidade e distancia do mecanico.
Esta moto atrai a atenção de quem conhece e gosta deste modelo e hoje ja é considerada um classico, sem grande valor comercial para roubo. A minha até coloquei um rastreador da Ituran (R$49,00 mes), mas até hoje não passei por nenhuma situação dificil.
Quanto às peças voce encontra quase tudo e ainda compartilha peças com as XT600 e pode contar com os sites dos EUA e UK com variedade e preços atrativos.
A mecanica da Tenere é muito simples, porem exige destreza e habilidade para execução dos reparos (um otimo guia são os manuais de serviço que vc pode baixar na internet e os tutorias dos clubes). Nos foruns voce vai ouvir falar muito de placa de partida, estator, motor de partida, CDI, dentre outros, mas tudo tranquilo e até prazeiroso de consertar.
Disso tudo o mais dificil é driblar o ciume da mulher/namorada, porque a competição por atnção será grande.
Boa sorte na sua procura
Abs e Feliz Natal!!
O ideal é adquirir uma que tenha passado por po
-
- Visitante
Re: XT 600 Z Tenere é visada?
@acdcdeep
Caro,
Obrigado pela resposta muito completa e pelo tempo dediacado a ela.
Já andei dando uma pesquisada e no começo do ano inicio as visitas às minhas pretendentes!
Abraco e boas festas!
Caro,
Obrigado pela resposta muito completa e pelo tempo dediacado a ela.
Já andei dando uma pesquisada e no começo do ano inicio as visitas às minhas pretendentes!
Abraco e boas festas!
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: XT 600 Z Tenere é visada?
Veja bem....a moto não é tão visada por não ter tantas por aí...mas isso não quer dizer que não existam "encomendas", pois de qualquer forma existe mercado paralelo para qualquer modelo/marca.....tudo depende do mercado.
Procure manter a manutenção em dia....ele é robusta, mas precisa estar em ordem.
Quando bem tratada, é moto para a vida toda....exemplo disso está a minha , ano 92,,com 100000 kms rodados...quase 22 anos de idade...e esbanja saúde
Procure manter a manutenção em dia....ele é robusta, mas precisa estar em ordem.
Quando bem tratada, é moto para a vida toda....exemplo disso está a minha , ano 92,,com 100000 kms rodados...quase 22 anos de idade...e esbanja saúde
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
Re: XT 600 Z Tenere é visada?
Motos não e visada.. a não ser por ecomenda...
o importante na moto:
1 - documentos
2 - motor - (barulhos, vazamento, trincas na carcaça, etc
3 - parte eletrica - CDI , chicote, luzes, bateria, estator
4 - aparencia - amassados, adesivos, bancos, etc
5 - asessorios da moto tipo se esta completa com bagageiro, protetor de motor, protetor de punho.
6 - pneus e relação(corrente, coroa e pinhão)
7 - suspensão confira principalemente a do mono choque trazeiros se tem vazamento.
Se a motor passar pelos itens acima e o preço for dentro das suas possibilidades e só alegria.
Mesmo assim e sobrar uns trocadinho - mude o oleo do motor, fitro de oleo, fluido dos freios, pastilha do freio dianteiro e regulagem do trazeiro, limpeza do carburador e confira o estado do filtro de ar e troque oscabos do acelerador, embreagem.
Pronto a moto esta quase zero e pronta para pegar estrada ...
o importante na moto:
1 - documentos
2 - motor - (barulhos, vazamento, trincas na carcaça, etc
3 - parte eletrica - CDI , chicote, luzes, bateria, estator
4 - aparencia - amassados, adesivos, bancos, etc
5 - asessorios da moto tipo se esta completa com bagageiro, protetor de motor, protetor de punho.
6 - pneus e relação(corrente, coroa e pinhão)
7 - suspensão confira principalemente a do mono choque trazeiros se tem vazamento.
Se a motor passar pelos itens acima e o preço for dentro das suas possibilidades e só alegria.
Mesmo assim e sobrar uns trocadinho - mude o oleo do motor, fitro de oleo, fluido dos freios, pastilha do freio dianteiro e regulagem do trazeiro, limpeza do carburador e confira o estado do filtro de ar e troque oscabos do acelerador, embreagem.
Pronto a moto esta quase zero e pronta para pegar estrada ...